Reforma de telhados: tudo que você precisa saber

Problemas com telhados são bastante comuns, e afetam todo tipo de construção, seja ela residencial ou comercial. Seja por falhas na execução, no desempenho dos materiais, fenômenos naturais como vento e chuvas muito fortes, e ainda falta de manutenção periódica, é preciso tomar providências o quanto antes – e muitas vezes isto significa a reforma de telhados.

 

Um telhado danificado gera infiltrações, que podem comprometer não somente a estrutura da cobertura mas também as lajes e demais elementos estruturais.

Nesse post vamos entender um pouco mais sobre os telhados, como e por que surgem os problemas e quais as melhores soluções.

 

Conhecendo melhor: os elementos de uma cobertura

 

Estrutura do telhado

reforma de telhados estrutura

A estrutura do telhado pode ser feita de diferentes materiais, sendo os mais comuns madeira (usada principalmente nas construções residenciais) e metal (geralmente utilizado em obras maiores, como galpões, indústrias, quadras poliesportivas e edificações com coberturas maiores).

 

A forma como é feita a estrutura de um telhado varia de acordo com o tamanho, as telhas que serão utilizadas, os caimentos, a agressividade do ambiente, etc. De modo geral, a estrutura é composta de tesouras, terças, vigas, caibros, ripas e treliças.

 

Como identificar problemas na estrutura do telhado?

Em grande parte das edificações, a estrutura do telhado não está exposta diretamente ao sol, à chuva, e às intempéries em geral. Por isso, é menos comum que aconteçam problemas. Contudo, nenhuma parte da edificação está 100% protegida, e é preciso tomar alguns cuidados.

 

O problema mais comum nas estruturas de telhado, ainda que aconteça com pouca frequência, ocorre quando ela é feita de madeira. Como se trata de um produto natural, mesmo aplicando produtos químicos de proteção, eventualmente pode acontecer de a madeira apodrecer. Isso varia bastante, pois há madeiramento de telhados de melhor e pior qualidade. O ambiente de exposição também influencia no aparecimento do problema. Geralmente telhados com madeiras de qualidade chegam a durar mais de 50 anos.

 

As estruturas metálicas de um telhado dificilmente apresentam problemas, uma vez que as peças são produzidas industrialmente e, consequentemente, recebem a proteção necessária contra ferrugem. Dessa forma, embora também raro, os problemas estruturais são quase sempre devido à corrosão por falta de manutenção. Outro problema que pode acontecer são flechas (deformações) excessivas devido a erros de projetos e execução.

 

Reforma de telhados: O que fazer quando o problema surge na estrutura?

No caso das estrutura de madeira, é preciso avaliar o grau de apodrecimento das peças. Se o problema for identificado no início, é possível trocar as ripas e caibros podres, sem precisar refazer toda a estrutura. Já quando o problema é generalizado, quase sempre a solução é refazer o telhado como um todo.

 

Nas estruturas metálicas é possível corrigir os problemas pontuais de corrosão se a peça não foi comprometida por inteiro. O ideal, todavia, é sempre fazer as manutenções para evitar que o problema se alastre.

 

Os problemas de flechas excessivas são mais difíceis de resolver, e normalmente demandam intervenções de reforço estrutural. Em todos os casos, e especialmente neste, sempre busque a ajuda de profissionais.

 

Telhas

reforma de telhados problemas nas telhas goteira

Onde acontece a grande maioria de problemas nos sistemas de coberturas. Como as telhas estão diretamente expostas às intempéries, estão mais suscetíveis à falhas. Não somente as fortes chuvas e ventos, mas também a exposição prolongada ao sol são fatores extremamente perigosos aos elementos de cobertura.

 

Os tipos de telhas mais comuns utilizados nas edificações são cerâmica (barro), concreto, fibrocimento e metálica. O problema mais comuns de telhas defeituosas é a infiltração.

 

Como identificar problemas nas telhas?

Quase sempre é muito fácil identificar problemas nas telhas, já que começam a aparecer goteiras, infiltrações, manchas na laje, descascamento de pintura e toda sorte de problema devido à umidade.

 

Veja também:

 

As telhas de fibrocimento, cerâmica e concreto são um pouco mais suscetíveis à falhas devido a sua composição. São menos resistentes à choques mecânicos e absorvem mais umidade. As telhas metálicas normalmente oferecem uma maior durabilidade, mas sofrem com problemas de condução térmica maior e maior movimentação.

 

Um outro problema muito comum nas coberturas, especialmente em edificações de maior porte, é a falha no sistema de impermeabilização da cobertura. Sabemos que os sistemas tradicionais de impermeabilização, de maneira geral, tem um prazo de validade, e depois de alguns anos estão sujeitos à falhas.

Entenda tudo sobre o assunto:

 

Sempre que há uma suspeita de telhas com problemas, é preciso fazer uma inspeção. Contudo, deve-se evitar pisar diretamente sobre as telhas, principalmente quando estiverem molhadas (pois estão mais pesadas). O ideal é posicionar uma tábua e caminhar sobre ela, distribuindo assim o peso do corpo.

 

Reforma de telhados: O que fazer quando o problema são as telhas?

reforma de telhados troca de telhas goteira

 

É necessária uma avaliação cuidadosa de um profissional e é possível trocar as peças defeituosas. No caso das telhas metálicas os problemas podem ser falhas na fixação, por exemplo. Contudo, na prática, o que quase sempre se vê é que quando uma peça está apresentando problemas, grandes chances de várias outras também estarem com os mesmos defeitos. E como as telhas e sistemas de impermeabilização no geral têm uma vida útil limitada, mesmo com as manutenções periódicas, eventualmente é necessário algum tipo de reforma.

 

No caso de galpões industriais, ou estruturas com maiores dimensões a reforma de um telhado pode ser bastante onerosa e desgastante, além de prejudicar o andamento dos processos produtivos. Leia:

 

Há uma solução mais rápida e fácil para reformas de telhados que é a Impermeabilização 100% Silicone. Neste caso, não é preciso retirar os revestimentos antigos para refazer sistemas de impermeabilização.

 

A solução é aplicada diretamente sobre a cobertura, refazendo o sistema de impermeabilização de forma rápida, segura e definitiva. Como é um material que não precisa ser diluído como outros produtos, o seu uso é mais seguro e eficiente. Além disso, a garantia é de 15 anos.

 

Calhas e Rufos

reforma de telhados problemas nas calhas e rufos

As calhas são os canais por onde é drenada a água da chuva, e por este motivo tem uma função muito importante no sistema de cobertura. Os rufos são os elementos de vedação entre a alvenaria e cobertura, formando uma barreira física para evitar infiltrações.

 

Como identificar problemas nas calhas e rufos?

As calhas normalmente apresentam problemas depois de períodos longos sem chuvas, quando é acumulada sujeira, que acaba entupindo os tubos de queda. Tudo que impede o escoamento da água nas calhas pode gerar acúmulo excessivo em locais não projetados para isso. As falhas de projeto, execução e impermeabilização também são bastante comuns.

 

Já os problemas de rufos são facilmente identificados quando percebe-se infiltração e não se encontra telhas quebradas ou rachadas. Deve-se suspeitar que a água está infiltrando lateralmente, pelos rufos defeituosos.

 

Reforma de telhados: O que fazer quando o problema se apresenta nas calhas e rufos?

Tão logo os problemas são identificados eles devem ser corrigidos.

As falhas de calhas e rufos são mais facilmente resolvidas, fazendo a substituição das peças defeituosas. Quando o problema de escoamento é devido a falha de dimensionamento, é preciso refazer as calhas para garantir a drenagem correta da água pluvial.

Veja também:

 

A Solução 100% Silicone também é uma ótima solução para problemas de infiltração em calhas, já que pode ser aplicada sobre a superfície preexistente, e é resistente à lâmina d’água.

 

Sempre que houver suspeitas de falhas em sistemas de cobertura certifique-se de procurar ajuda de profissionais sérios, idôneos e com experiência. Veja como se certificar das credenciais da empresa de reformas aqui.

Comentários

Comments are closed.