Tudo sobre impermeabilização no Rio de Janeiro – RJ

Você está cansado de saber que o Brasil é um país continental, e que cada região tem suas peculiaridades. Mas, você sabia que tudo isso influencia na impermeabilização das edificações? Neste post, montamos um guia com tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha de impermeabilização no Rio de Janeiro – RJ.

 

Quais as peculiaridades das edificações no Rio de Janeiro, e como elas influenciam a impermeabilização?

prédios e apartamentos na beira mar do rio de janeiro precisam de impermeabilização

 

A capital carioca tem peculiaridades arquitetônicas comuns à maioria de seus condomínios. Elas podem ser explicadas, em parte, pelo clima, já que há pouca amplitude térmica durante o ano.

E essa baixa amplitude térmica é um convite a estar ao ar livre. Por isso, é muito comum os condomínios do Rio de Janeiro possuírem grandes playgrounds, inclusive com jardins. Esses playgrounds, no geral, são instalados nas lajes de cobertura dos pavimentos de estacionamento.

Por vezes, além de comportar jardineiras, pistas de caminhada e quadras poliesportivas, as lajes de playground se estendem sob os pilotis do prédio, formando uma área aberta, mas com cobertura e abrigo do sol. É importante destacar que, mesmo tendo uma cobertura, essas áreas estão expostas à umidade, e devem receber impermeabilização adequada.

 

terraços e playgrounds precisam de impermeabilização no rio de janeiro

 

Com o clima de praia, é muito comum também as coberturas com espaços de lazer e grandes terraços, inclusive com piscina. Com muitos condomínios à beira-mar, são muitas as áreas voltadas para a vista privilegiada da praia, com sacadas e terraços destinados a este fim.

 

Em bairros e regiões onde os espaços para a construção de casas não são muito amplos, vemos uma profusão de lajes na cobertura sendo destinadas para os mais diversos usos, e se tornando um substituto para o quintal.

 

Tudo isso pode ser traduzido em grandes lajes expostas às intempéries. Além, é claro, de um grande número de piscinas em alvenaria. E essas lajes (e piscinas) precisam de impermeabilização adequada.

Mas o clima da cidade do Rio de Janeiro pode influenciar, também, a durabilidade da impermeabilização. Veja só!

 

Como o clima do Rio influencia a durabilidade da impermeabilização?

clima úmido no rio de janeiro

 

O clima do Rio de Janeiro é considerado como tropical úmido. Quem vive na capital fluminense conhece bem: verão super quente, abafado e chuvoso. No inverno, a temperatura não cai muito, mas o tempo fica um pouco mais firme, com menos chuvas.

O mês de janeiro (fazendo jus ao nome da cidade maravilhosa) é o mais chuvoso, com uma média de 149 mm de precipitação. Já julho é o mês mais seco, com 55 mm de chuvas.

 

Acúmulo de água sobre as estruturas

chuva gera empoçamento no rio de janeiro

 

Com grande quantidade de chuva em curtos períodos de tempo, não é incomum ver ruas alagadas. E o que dizer das lajes, então? Se a limpeza dos ralos não estiver em dia, é possível que se forme uma grande lâmina de água sobre as lajes, piorando os sintomas das infiltrações.

Aliás, essa água empoçada sobre as lajes pode ser prejudicial a alguns tipos de impermeabilização que tem base d’água (como as impermeabilizações de base acrílica – inclusive muitas chamadas “mantas líquidas”, por exemplo), já que esse impermeabilizante, em contato constante com a água, pode reemulsionar (ou seja, virar líquido novamente), e deixar de cumprir sua função.

 

Maresia e corrosão

maresia causa problemas às edificações

 

Mas um fator que age diretamente sobre as impermeabilizações no Rio de Janeiro, durante todo o ano, é a maresia. É claro que essa não é uma característica única do Rio, já que é compartilhada por todas as cidades litorâneas. Porém, quando ela é combinada com grande incidência solar e chuvas torrenciais em parte do ano, forma-se um clima bastante agressivo aos impermeabilizantes.

 

Isso porque a maresia, colocada em termos simples, é uma névoa de água carregada com diversos sais, que é levada pelo vento e se deposita sobre todas as superfícies. Esses sais favorecem a corrosão e outras reações químicas que tendem a reduzir a vida útil dos materiais.

Nas lajes de cobertura, portanto, é preciso dar preferência aos sistemas de impermeabilização com propriedades anticorrosivas.

 

Métodos de impermeabilização mais utilizados no Rio de Janeiro

métodos de impermeabilização no rio de janeiro

 

Alguns dos métodos de impermeabilização mais utilizados no Rio de Janeiro são:

  • Métodos Faça-você-mesmo (também conhecidos como DIY), incluindo mantas líquidas, impermeabilizantes acrílicos, entre outros;
  • Manta asfáltica;
  • Sistema Fibersals em poliéster flexível.

 

Métodos Faça-você-mesmo (DIY)

impermeabilização diy no rio de janeiro

 

Apesar da baixa durabilidade, é muito comum encontrar áreas no Rio de Janeiro impermeabilizadas com sistemas do tipo “faça-você-mesmo”.

Esses sistemas tem diversas apresentações, mas algo em comum: são geralmente vendidos em baldes nos grandes varejistas de material de construção, e aplicados por mão-de-obra não especializada. Seja aplicado pelo proprietário do imóvel, por um pedreiro, pintor ou zelador, o fato é que a mão-de-obra é fator determinante para o sucesso de qualquer impermeabilização.

 

É da mão-de-obra, também, que depende a garantia desse tipo de sistema – que costuma ser reduzida.

 

Como falamos anteriormente, muitos desses métodos DIY de impermeabilização tem base acrílica e aquosa – e é preciso tomar muito cuidado para evitar o empoçamento sobre esse tipo de impermeabilizante.

 

Aqui no blog, temos artigos que detalham cada um desses sistemas, veja só:

 

Manta asfáltica

impermeabilização com manta asfáltica no rio de janeiro

 

A manta asfáltica é o método de impermeabilização mais difundido em todo o Brasil – e no Rio de Janeiro não é diferente.

Ele é tão comum, também, por ser o sistema preferido das construtoras. Isso acontece porque, na fase de construção, a manta asfáltica é bastante simples de aplicar, e acaba representando um valor bastante baixo para a construtora, que já a instala antes de fazer o contrapiso.

Pode-se dizer, portanto, que nos edifícios, a manta asfáltica costuma ser o primeiro tipo de impermeabilização aplicado.

 

Quebra-quebra e entulho precisam ser considerados

quebrar piso para impermeabilização no rio de janeiro

 

É quando a manta asfáltica falha e precisa ser substituída que começa a dor de cabeça. Isso porque é preciso quebrar todo o piso e contrapiso, remover a manta asfáltica antiga e instalar tudo novamente, caso a escolha seja pela troca pelo mesmo sistema.

Muitas regiões do Rio de Janeiro, no entanto, tem diversas restrições para a colocação de caçambas de entulho, bem como restrições de horários para a chegada de caminhões.

Quando há grande quantidade de entulho gerada, os problemas são bastante expressivos. Imagine, por exemplo, um grande playground de 2.000 m² (tamanho bastante comum no Rio), com demolição de uma camada de 10 cm – incluindo piso, contrapiso e a manta asfáltica. São 200 m³ de material a ser removido – e muitas vezes precisando ser ensacado e descido pelo elevador. Considerando caçambas de entulho de 5 m³ cada, são, no mínimo 40 caçambas (sem contar o espaço entre as peças quebradas)!

 

Depois de tudo isso, aí sim é que começa a aplicação da manta asfáltica em si. Com o prédio em funcionamento, a função de refazer o contrapiso pode levar bastante tempo – e requerer muita subida de materiais até a área afetada.

 

Em qualquer cidade, o refazimento de manta asfáltica já demanda bastante tempo de obra. Mas a depender das restrições de acesso do local, no Rio de Janeiro, pode demorar ainda mais.

 

Barulho é fator relevante – principalmente em condomínios mistos

barulho para impermeabilização com manta asfáltica no rio de janeiro

 

Outro ponto a se levar em consideração é que o Rio, assim como todas as capitais brasileiras, tem um grande número de condomínios mistos, com lojas ou comércio e apartamentos em um mesmo prédio. O barulho gerado para quebrar tudo pode ser um problema, já que o comércio é prejudicado durante o dia e os moradores prejudicados no período noturno.

 

Mão-de-obra deve ser qualificada

aplicação de manta asfáltica no rio de janeiro

 

Assim como em todo sistema de impermeabilização, a mão-de-obra de aplicação da manta asfáltica deve ser qualificada para evitar problemas. Especialmente porque quem fornece a garantia do sistema não é a marca conhecida que vem escrita na embalagem, mas o aplicador.

Com muitos aplicadores no Rio de Janeiro oferecendo garantia de cinco anos, vale a pena considerar se vale a pena refazer todo o processo em um curto espaço de tempo.

 

Sistema Fibersals em poliéster flexível

impermeabilização fibersals no rio de janeiro

 

O Sistema Fibersals em poliéster flexível está disponível em todo o Brasil, mas é no Rio de Janeiro que temos nosso maior mercado.

Para saber mais sobre esse sistema de impermeabilização, continue acompanhando o artigo!

 

Como encontrar boas empresas de impermeabilização no Rio de Janeiro?

encontrar empresa de impermeabilização no Rio de Janeiro

 

Como citamos acima, ao falar dos métodos de impermeabilização mais comuns no Rio de Janeiro, é preciso ficar muito atento à mão-de-obra de aplicação de qualquer impermeabilizante. São as empresas de impermeabilização (ou seja, as aplicadoras) que fornecerão a garantia, e não os fabricantes do impermeabilizante.

Além da mão-de-obra qualificada, essencial para uma boa aplicação, é preciso buscar por empresas de impermeabilização idôneas. Uma boa dica é sempre buscar por empresas sérias, com bastante tempo de mercado.

 

É preciso, também, que a empresa de impermeabilização tenha acompanhamento técnico, de um engenheiro ou arquiteto, para que seja emitida a ART ou RRT da obra. E, é claro, que a empresa tenha registro no CREA ou CAU.

É importante, ainda, que a empresa siga as normas de segurança e saúde, e possa fornecer atestados de capacidade técnica.

 

Assim como para a contratação de qualquer serviço, busque referências da empresa e, se possível, peça para visitar obras realizadas no Rio de Janeiro. Além dos aplicadores locais, existem empresas com atuação nacional com presença permanente no Rio de Janeiro.

 

Sistema Fibersals de impermeabilização no Rio de Janeiro

fibersals impermeabilização no rio de janeiro

 

O Sistema Fibersals de impermeabilização é um sistema com base poliéster flexível. É um sistema de altíssima resistência e flexibilidade, acompanhando a movimentação das edificações.

Além disso, é um revestimento anticorrosivo, resistente à ação da maresia, agindo como escudo da edificação.

 

Ele é aplicado diretamente sobre o piso existente, sem quebrar. Sim, inclusive sobre aquela pedra portuguesa da entrada do condomínio! Isso significa que a obra é muito mais curta, sem geração de grandes quantidades de entulho.

São diversas opções de acabamento à escolha do cliente, incluindo imitação de pedras naturais, porcelanatos e madeira.

 

É um sistema testado e aprovado há muitos anos no Rio de Janeiro.

A Fibersals oferece 15 anos de garantia (e, no Rio, são diversas as obras que inclusive já expiraram seu período de garantia).

O fim da garantia nunca é um problema – o Sistema Fibersals é um sistema definitivo de impermeabilização, o que quer dizer que não se perde nunca. Ele pode ser reparado durante toda a sua vida útil, estimada em mais de 30 anos. É possível renovar a camada de acabamento, mudando o visual da área, por exemplo.

 

Pode ficar em contato permanente com a água, sendo aplicado em tanques, reservatórios de água (sendo inclusive aprovado para contato com água de consumo, sem modificar a qualidade da água), piscinas e muito mais.

As áreas mais impermeabilizadas no Rio de Janeiro, no entanto, são terraços, lajes e playgrounds. Além deles, impermeabilizamos lajes de estacionamento, sacadas, decks, jardineiras, piscinas, reservatórios de água, tanques industriais, e muitas outras áreas.

 

Somos especialistas em impermeabilização desde 1985.

 

Atuação da Fibersals no Rio de Janeiro

atuação da fibersals impermeabilização no rio de janeiro

 

A Fibersals tem presença permanente no Rio de Janeiro, que é um dos nossos maiores mercados. Temos, a qualquer tempo, sempre mais de uma obra em execução na cidade. Já são milhares de metros quadrados impermeabilizados pela Fibersals na capital carioca, com centenas de clientes satisfeitos.

 

Também executamos obras em todo o estado, é claro, mas a maioria delas está localizada na capital. Outros locais com mais obras da Fibersals incluem Niterói, Santa Cruz e Barra do Piraí.

 

Algumas obras da Fibersals no Rio de Janeiro

A Fibersals tem obras dos mais diversos portes e tipos na cidade maravilhosa. Você pode ver obras da Fibersals no Rio de Janeiro aqui, mas selecionamos algumas imagens para você ver nossa impermeabilização pertinho de você!

 

 

Precisando impermeabilizar no Rio de Janeiro? Fale conosco!

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização com o Sistema Fibersals em Poliéster Flexível


Comentários

Comments are closed.