Impermeabilização com emulsão asfáltica

Uma edificação que recebe um sistema de impermeabilização correto está protegida do ataque de umidade e das patologias causadas pela infiltração, especialmente nos elementos estruturais.

 

São vários os tipos de sistemas diferentes, cada um pensado para um tipo específico de uso, e as emulsões asfálticas são opções utilizadas para impermeabilização de elementos de fundação.

 

A emulsão asfáltica é um material que pode ser utilizado como base para manta asfáltica e também para a criação de membranas reforçadas no local de aplicação.

 

É preciso estar atento, porém, às etapas de execução do serviço, boas práticas, vantagens e desvantagens, para garantir uma impermeabilização de qualidade.

 

O que é emulsão asfáltica?

impermeabilização com emulsão asfáltica

 

Emulsão asfáltica é um material de composição asfáltica (derivados de petróleo) em dispersão na água.

 

O termo emulsão é utilizado quando é realizada uma mistura de materiais que, por natureza, não se misturam.

Para que aconteça a emulsão é preciso se utilizar de aditivos dispersantes. No caso da emulsão asfáltica, portanto, existe uma mistura de água, material asfáltico e agentes dispersantes.

 

A emulsão asfáltica é aplicada à frio, de maneira de diferente da manta asfáltica que é aplicada à quente, com o auxílio de um maçarico.

 

Dessa forma, a manta asfáltica pode ser classificada como um sistema de impermeabilização pré-moldado, enquanto que a emulsão asfáltica é um tipo de sistema moldado no local.

 

Impermeabilização com emulsão asfáltica

impermeabilização com emulsão asfáltica

 

A emulsão asfáltica é classificada como impermeabilização flexível. É normalmente utilizada para impermeabilização de elementos de fundação e também áreas internas, como banheiros e sacadas.

 

É importante ressaltar que tanto a emulsão asfáltica quanto a manta asfáltica, no geral, não possuem resistência mecânica, sendo necessário, portanto, algum tipo de revestimento (contrapiso, reboco, etc.)

 

Este tipo de material pode ser utilizado tanto como o sistema de impermeabilização quanto também como primer, ou camada inicial, de outro sistema, como a manta asfáltica.

A emulsão asfáltica cria uma película superficial de alta aderência e elevada resistência a ataques químicos.

 

Outra característica relevante da emulsão asfáltica é o baixo índice de compostos voláteis que são emitidos, diferentemente de outros sistemas de impermeabilização como a pintura epóxi, por exemplo.

Isso significa menos gases nocivos no meio ambiente e maior segurança para quem está aplicando.

 

Passo a passa da aplicação:

impermeabilização com emulsão asfáltica

 

  • Limpeza da superfície

A limpeza da superfície é uma etapa inicial muito importante, e comum a praticamente todos os tipos de sistema de impermeabilização.

 

Essa etapa é sempre lembrada, pois restos de massa, pontas soltas, pedaços metálicos, poeira, e impurezas em geral podem atrapalhar a aderência do material, interferir nos processos de cura e secagem, além de criar pontos críticos e mais sujeitos à falhas.

 

Dessa forma, o primeiro procedimento é seguir com a limpeza superficial. Ela se dá primeiramente com uma espátula para soltar qualquer tipo de sujeira aderida, e depois com uma vassoura retirar toda a sujeira.

 

  • Preparação da Emulsão Asfáltica

A Emulsão Asfáltica é um produto industrializado, comercializado em embalagens de 0,9,  3,6 e 18L, de maneira similar às tintas.

Para atender demandas maiores, também é possível encontrar tambores de 200L para armazenamento.

 

A preparação da emulsão asfáltica deve seguir os procedimentos descritos pelo fabricante, de maneira a garantir a qualidade do produto final.

 

 

  • Aplicação com trincha ou brocha, rolos ou vassouras

impermeabilização com emulsão asfáltica

 

A aplicação da emulsão asfáltica pode ser feita com diferentes ferramentas, dependendo da superfície onde ela será aplicada. O mais comum é a aplicação com o auxílio de trincha ou brocha.

 

Para aplicação em superfícies como concreto, alvenaria e argamassa, a primeira demão deve ser generosa, e em superfícies de madeira a primeira demão é mais escassa.

Isso se deve ao fato que diferentes materiais tem níveis de absorção diferentes.

A segunda demão é feita de 4 a 6 horas após a aplicação da primeira.

 

 

  • Reforço estrutural: Cuidado nos ralos e rodapés e curvas em geral

Nos intervalos entre demãos, é necessária a execução de um reforço estruturante com uma tela de poliéster, e com um cuidado especial em pontos críticos como ralos e curvas de rodapé.

Esse reforço estrutural no sistema de impermeabilização garante que movimentações excessivas em pontos críticos não causem falhas e aberturas por onde a água pode se infiltrar.

 

 

  • Teste de Estanqueidade

Após 72h de finalizada a execução da impermeabilização com emulsão asfáltica, é preciso fazer um teste de estanqueidade.

O teste é realizado com a presença de uma lâmina d’água no local impermeabilizado, e fazendo o monitoramento para verificar se o nível de água está diminuindo, o que indicaria algum ponto de escape.

 

Os testes de estanqueidade também são etapas comuns a vários sistemas de impermeabilização.

 

 

  • Revestimento

O revestimento superficial é necessário para garantir a proteção mecânica da impermeabilização com emulsão asfáltica.

Como a resistência mecânica dos sistemas asfálticos é baixa, os choques e pisoteio acabam causando falhas e aberturas na impermeabilização, e por isso é preciso fazer algum tipo de revestimento.

 

Para elementos enterrados de fundação, essa etapa não é necessária, pois o elemento estrutural não estará sujeito à choques mecânicos.

Em áreas como lajes e paredes, é preciso fazer contrapiso, reboco, ou algum outro tipo de proteção mecânica.

 

Vantagens e desvantagens da impermeabilização com emulsão asfáltica

 

Vantagens

impermeabilização com emulsão asfáltica

 

Entre as principais vantagens da emulsão asfáltica como sistema de impermeabilização, podem ser citadas:

 

  • Facilidade de aplicação

A aplicação à frio é um ponto positivo, pois não requer maquinário complexo, e pode ser aplicado sem maiores dificuldades.

 

  • Facilidade de encontrar no mercado e de estocagem

Os produtos asfálticos são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção. Também são estocáveis, sendo que a preparação da massa é feita apenas no momento da aplicação.

 

  • Alta aderência e resistência química

A emulsão asfáltica promove a formação de uma película altamente aderentes à superfície que será impermeabilizada, conferindo também uma forte resistência à ataques químicos.

 

  • Pode ser usado como primer para outros tipos de sistema.

 

Desvantagens

impermeabilização com emulsão asfáltica

 

Entre as desvantagens do sistema de impermeabilização com emulsão asfáltica estão a baixa resistência mecânica e consequentemente necessidade de revestimento.

 

Em situações de reforma, por exemplo, este tipo de impermeabilização pode gerar custos para remoção do sistema antigo, descarte adequado, além da impossibilidade de ser realizado sobre sistemas preexistentes.

Veja:

 

Além disso, quando comparados à outros sistemas, esta é uma solução que apresenta uma baixa garantia e durabilidade – a maioria dos fabricantes dá uma garantia de 24 meses.

Enquanto isso, é possível obter garantia de 15 anos com sistemas modernos, como o Sistema Fibersals em Poliéster Flexível e a Solução 100% Silicone.

 

Agora que você conhece bem o método de impermeabilização com emulsão asfáltica, que tal entender mais sobre a impermeabilização de vigas baldrames? Veja nosso post sobre o assunto!

Comentários

Comments are closed.