Guia de impermeabilização industrial

A impermeabilização industrial é um recurso essencial para empresas do setor que querem proteger suas instalações, além de garantir mais segurança para as suas operações. Mais do que assegurar a integridade das estruturas contra a ação de agentes agressores, o uso de um impermeabilizante industrial pode minimizar inúmeros problemas decorrentes de infiltrações, derramamentos e vazamentos. Além disso, a impermeabilização diminui o risco de que falhas ou acidentes acabem gerando danos à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente.

 

Hoje, cada vez mais empresas do setor estão investindo em impermeabilização industrial com o objetivo de evitar os inúmeros prejuízos decorrentes de danos dessa natureza. Processos judiciais, multas, suspensão ou paralisação das atividades são consequências que afetam diretamente o financeiro da empresa e também a sua imagem no mercado. Além disso, a correta impermeabilização de empreendimentos industriais é fundamental para atender às exigências regulatórias e normativas, garantindo assim a conformidade legal e a responsabilidade socioambiental.

 

Neste guia vamos abordar os principais aspectos relacionados com a impermeabilização industrial, destacando quais são as indústrias que mais se beneficiam com esse recurso, quais são as consequências da falta de impermeabilização, bem como, quais são as normas técnicas e leis aplicáveis. Através do conhecimento e da utilização dessas informações, as indústrias podem adotar medidas preventivas e soluções eficazes para garantir maior durabilidade, segurança e sustentabilidade de suas operações, consolidando-se como líderes em suas respectivas áreas de atuação.

 

Quais indústrias devem se preocupar mais com a impermeabilização industrial e porquê?

indústria deve se preocupar com impermeabilização industrial

 

Todas as empresas do setor que são impactadas por agentes agressores devem considerar o uso de um impermeabilizante industrial. Mas, o que são agentes agressores exatamente? Esses são alguns exemplos: variações climáticas, raios UV, tráfego pesado, temperaturas muito altas ou muito baixas, ação de agentes químicos, abrasão e impacto, higienização com água quente ou ciclos de gelo e degelo. Sempre que esses agentes interferem nas estruturas ou impactam as operações, um sistema de impermeabilização é altamente recomendado.

 

Vale destacar que nem todos os sistemas de impermeabilização são iguais. Por isso, antes mesmo de iniciar o projeto é fundamental conhecer as características do empreendimento e buscar o melhor tipo de revestimento. Apenas para se ter uma ideia, nem todos os sistemas de impermeabilização são resistentes à contração e retração do concreto que ocorre naturalmente em altas temperaturas. Também não é qualquer tipo de sistema de impermeabilização que suporta constantes lavagens com água quente ou o tráfego de veículos como caminhões e empilhadeiras.

 

Para instalar um sistema de impermeabilização definitiva, com um revestimento sólido e robusto é preciso conhecer todos os aspectos do empreendimento industrial, para então buscar soluções em impermeabilização que atendam as necessidades da empresa.

 

Quais são as consequências da falta de impermeabilização

a falta de impermeabilização gera vazamento de produtos químicos industriais

 

A impermeabilização industrial representa uma série de benefícios que vão além da proteção das superfícies. Mais do que isso, ela evita uma série de danos e complicações que podem ser ocasionados por um vazamento, um derramamento ou uma infiltração no empreendimento.

 

Danos à infraestrutura

Um dos principais danos causados pela falta de impermeabilização é o comprometimento das instalações do empreendimento. Quando não existe a vedação adequada ou a proteção das superfícies,uma falha ou um acidente podem causar rachaduras, enfraquecimento de fundações, além do desgaste e corrosão do maquinário. Problemas dessa natureza, em muitos casos, acabam gerando a paralisação total ou parcial do empreendimento, impactando a produtividade e os resultados da empresa.

 

Danos ao meio ambiente

Tanto o vazamento, quanto o derramamento e a infiltração de produtos químicos industriais podem afetar lençóis freáticos, rios e o solo, além de impactar a flora e a fauna local. A contaminação traz consequências graves para a empresa, como aplicação de penalidades pelas autoridades ambientais e órgãos de fiscalização.

 

Danos a saúde dos colaboradores

A falta de impermeabilização pode expor os trabalhadores a riscos de acidentes ou exposição a produtos químicos nocivos à saúde. Problemas respiratórios, dermatológicos e até a morte de colaboradores podem ocorrer neste cenário. Além da aplicação de penalidades por órgãos de fiscalização do trabalho, danos dessa natureza também podem acarretar em uma série de processos judiciais contra a empresa.

 

Danos à imagem da empresa

Incidentes envolvendo vazamentos também podem afetar a reputação de uma empresa, gerando a perda de clientes, investidores e parceiros. A imagem negativa decorrente de um vazamento com consequências sérias pode dificultar a obtenção de novos negócios no futuro, além de prejudicar a manutenção dos relacionamentos comerciais.

 

Custos adicionais

Muitos gestores não se atentam a esse detalhe, mas corrigir os problemas pela falta de impermeabilização pode ser significativamente mais caro do que evitá-los. Sempre que um incidente envolvendo um vazamento, uma infiltração ou um derramamento ocorrer, é preciso arcar com cursos relativos ao reparo e limpeza, além de claro, os gastos com a remediação.

 

Quais normas e leis devem ser seguidas em projetos de impermeabilização industrial?

técnica lendo leis e normas sobre impermeabilização industrial

 

Investir em impermeabilização industrial não é apenas uma forma de se evitar danos e prejuízos para uma empresa do setor. Ela também é uma forma de compliance, já que esse tipo de medida também é uma exigência da legislação. Hoje, cada vez mais empresas estão preocupadas em implementar boas práticas visando a sustentabilidade, o impacto social e a governança, além de claro, minimizar o risco de multas e outras sanções aplicáveis por órgãos fiscalizadores.

 

Quando se trata de impermeabilização industrial existem uma série de regras, normas e leis que precisam ser observadas desde a concepção do projeto até a sua execução.

 

Normas técnicas

leitura de normas técnicas sobre impermeabilização para indústria

 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe de algumas normas específicas para projetos de impermeabilização. O principal objetivo dessas normas é orientar profissionais que estão à frente do projeto para que ele seja executado de acordo com padrões de qualidade. Assim, todo projeto de impermeabilização deve observar as regras contidas nas seguintes normas. Vale a pena se atentar, no entanto, para o fato de que estas normas só englobam os processos de impermeabilização tradicionais, e não descrevem todos os tipos de impermeabilização disponíveis no mercado nacional.

 

ABNT NBR 9574:2010

Trata-se de uma norma técnica que estabelece diretrizes para a execução de projetos de  impermeabilização. Ela descreve os procedimentos para se obter um bom sistema impermeabilizante considerando os tipos de estruturas, as condições ambientais e os materiais a serem utilizados.

 

ABNT NBR 9575:2010

Essa norma estabelece critérios para a seleção do tipo adequado de impermeabilização para cada obra. Entre outros aspectos, ela trata sobre a preparação das superfícies, aplicação de impermeabilizantes e proteção de camadas.

 

Legislação Ambiental

mãos protegendo o meio ambiente

 

Além das normas técnicas, os gestores industriais também devem se atentar à legislação ambiental. Em geral, esses empreendimentos possuem um significativo impacto ambiental e, por essa razão, estão sujeitos ao licenciamento ambiental.

 

O licenciamento é um procedimento previsto na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n.º 6938/81) e regulamentado pela Resolução CONAMA 237/97. Segundo estas normas, conforme o tamanho do empreendimento e seu impacto ele pode ser licenciado por órgãos ambientais federais, estaduais ou municipais visando mitigar potenciais danos ao meio ambiente. Para que uma indústria seja licenciada, é preciso entrar com um processo junto ao órgão ambiental competente. Durante esse processo serão emitidas diferentes licenças, com condicionantes específicas. Dependendo do tipo de indústria ou materiais que são manipulados, a impermeabilização é uma exigência bastante comum para que haja a emissão de licenças ambientais.

 

Mesmo que a impermeabilização industrial não seja uma exigência do licenciamento, vale a pena avaliar a sua adoção no empreendimento por gestores e técnicos. Isso porque um vazamento, um derramamento ou uma infiltração podem causar a contaminação do meio ambiente e, consequentemente, a aplicação das sanções previstas na legislação ambiental. Segundo a Lei n.º 9.605/98, as multas por danos ambientais podem chegar a R$ 50.000.000,00, além da responsabilização civil e criminal da empresa.

 

Normas de segurança do trabalho

segurança do trabalhador

 

Regras de segurança são essenciais para proteger os trabalhadores que lidam com substâncias perigosas e garantir que as instalações estejam em conformidade com as melhores práticas de segurança. Nesse sentido, embora a Norma Regulamentadora 12 do Ministério do Trabalho e Emprego não trate especificamente sobre impermeabilização, ela possui diretrizes importantes que devem ser observadas na execução dessas medidas.

 

MTE NR 12

A Norma Regulamentadora 12 do MTE dispõe sobre regras de segurança do trabalho em projetos da construção civil. Mesmo que não seja uma norma específica para projetos de impermeabilização, vale a pena observar suas regras visando a proteção de profissionais responSaiba tudo sobre a impermeabilização industrial e como garantir total segurança contra vazamentos, derramamentos e infiltrações. sáveis pela execução desse tipo de obra.

 

Ao realizar um projeto de impermeabilização industrial é fundamental que os gestores contem com uma assessoria especializada, que além de executar projetos com a máxima qualidade, conhecem e atendem todas as normas e exigências durante o planejamento e a instalação. Impermeabilizantes industriais não são todos iguais. Assim, para cada projeto é fundamental buscar impermeabilizantes industriais que possuam alta qualidade, resistência e durabilidade.

 

Gostou deste Guia de impermeabilização industrial? Tirou todas as suas dúvidas sobre o tema? Entre em contato com a equipe Fibersals para conversar sobre seu projeto:

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização com o Sistema Fibersals em Poliéster Flexível


Comentários

Comments are closed.