Como lidar com obras em edifícios antigos?

Síndicos, moradores e, principalmente, toda mão de obra de empresas contratadas devem dispensar o dobro de atenção quando há a necessidade da realização de obras em edifícios antigos. São muitas as particularidades de prédios com mais de 20, 30 e até 40 anos de história.

 

Um dos principais perigos é a utilização de ferramentas para demolir paredes e em reforma de impermeabilização. Este tipo de trabalho causa vibração na estrutura de concreto. Por isso que todo cuidado é pouco na hora de contar com fornecedores especializados e responsáveis.

 

Não tem saída. A demolição e retirada de revestimentos precisa ser feita? Então, o jeito é prevenir evitando o uso inadequado de marteletes demolidores. Estas ferramentas oferecem muitos riscos e sérios problemas que comprometem a estabilidade estrutural do edifício.

 

Conheça o Sistema Fibersals

impermeabilização fibersals em edifícios antigos

 

Você sabia que uma das situações mais comuns de retirada de revestimento com o uso de martelete é quando a obra prevê a substituição da manta asfáltica. Neste caso, é necessário retirar todo o contrapiso para retirar a manta e limpeza do substrato. Depois, é feita a aplicação da nova impermeabilização.

 

Aqui, o laudo de estabilidade estrutural é que vai dizer se está permitido ou não o uso desse tipo de ferramenta na obra. Especialmente porque nesse tipo de situação já pode estar acontecendo algum tipo de patologia na estrutura devido à presença da umidade, resultado da falha na impermeabilização.

 

Se você procura por uma solução que evita o uso de marteletes, o Sistema Fibersals é uma solução moderna que não causa vibração na estrutura já existente, no momento da aplicação. Nada é feito de forma destrutiva. O impermeabilizante é aplicado diretamente sobre a estrutura preexistente de maneira bem rápida.

Obras em edifícios antigos: Acompanhe outros cuidados fundamentais à segurança

 

Verificações anteriores ao início das obras

vistoria antes das obras em edifícios antigos

 

Faça uma vistoria detalhada em toda estrutura da edificação. Nas reformas de apartamentos ou nas áreas comuns dos condomínios, essa iniciativa é imprescindível para garantir a perfeita execução das obras necessárias. Bem como a obtenção de resultados positivos com a melhor relação custo benefício.

 

Neste período, é necessário entender qual o tipo de estrutura existente: se metálica, de alvenaria, madeira ou outros materiais. O mesmo relatório deve incluir o relato das condições de conservação de cada um dos espaços.

 

Se esta avaliação identificar fissuras, trincas e outras anomalias, o ideal é partir para uma verificação mais profunda. Tudo isso objetiva observar os impactos das obras em edifícios mais antigos.

 

Acomodação da estrutura

engenheiros avaliando estrutura de edifício antigo antes da obra

 

Independentemente de você ter feito todos esses estudos, programe o uso de escoras durante as obras em edifícios antigos. Afinal, ao remover uma parede, por exemplo, ocorre de forma natural uma reação de alívio sobre os itens que estavam imediatamente abaixo. Ou seja, haverá uma sobrecarga. E esse tipo de força na demolição pode causar fissuras.

 

Por isso é importante providenciar o escoramento das estruturas. Existem algumas alternativas como aquelas de madeira ou de metal. Ou, ainda, usando alguma outra tecnologia mais avançada. Aí vai depender do orçamento previsto no planejamento das obras, e das recomendações do profissional capacitado que fará o acompanhamento.

 

Quando a obra for concluída, as escoras devem ser retiradas em etapas e sempre de fora para dentro. Este é o segredo que permite a acomodação de toda a estrutura.

 

Armazenamento do entulho em local apropriado

entulho de reformas e obras em edifícios antigos

 

Mais um cuidado crucial é estabelecer onde ficará armazenado todo o entulho gerado nas obras em edifícios antigos. Especialmente daqueles que têm diversos pavimentos, o que é muito comum.

 

Neste aspecto, evite armazenar o material no meio dos cômodos porque isso sobrecarrega a estrutura das lajes. Justamente no ponto de maior fragilidade que é a região central dos ambientes. Garanta um canteiro de obras limpo porque isso evita o surgimento de outras questões bem problemáticas.

 

Existem 6 coisas que você não sabia sobre aplicação de manta asfáltica. Informe-se!

Comentários

Comments are closed.