Construção de varandas em prédios antigos é tendência

Edifícios antigos estão ganhando nova vida e valorização com uma tendência que vem sendo bastante aplicada, o retrofit para construção de varandas. Além de valorizar o imóvel, agrega alguns metros quadrados agradáveis aos apartamentos. Mas, a expansão de varandas exige alguns cuidados e é necessário ter a certeza de que a edificação suporta modificação em sua estrutura.

 

Retrofit: modernização de prédios antigos

Retrofit é o termo utilizado para designar a atualização ou revitalização de prédios antigos, promovendo alguma modificação em sua estrutura, principalmente nas fachadas.

Entenda tudo sobre o assunto:

 

A sacada é uma parte valorizada nos apartamentos. É ela que conecta com o exterior e é sinônimo de lazer e descanso. Nos edifícios mais antigos, não era comum, como hoje, a construção de sacadas. Por este motivo, a expansão ou construção de sacadas neste tipo de edificação tornou-se tendência.

 

Construção de varandas: como fazer?

construção de varandas retrofit

Existem algumas técnicas para a adequação de varandas aos edifícios mais antigos que podem ser feitas com uso de concreto armado ou estrutura metálica.

 

No concreto, há necessidade de canteiro de obra. Já a aplicação de estrutura metálica, é uma obra mais simples e que causa menos incômodo aos moradores. Vale analisar a solução que melhor se adequa à sua edificação!

 

Como toda alteração na estrutura do prédio, é preciso ter a certeza de que o prédio suportará o peso adicional da construção das varandas. Além disso, vários  procedimentos são necessários antes de começar as obras de reforma.

Em primeiro lugar, procure saber se o condomínio tem condições de agregar área construída. Muitas vezes, todo o potencial do terreno já foi utilizado na construção do prédio, não sendo possível adicionar mais metros quadrados à edificação.

Além da questão do terreno, é também necessário muito cuidado e atenção à estrutura do prédio. É fundamental saber se ela suporta a sobrecarga ou se é necessário adequar a fundação para que aguente o aumento de peso.

 

Dependendo da estrutura e da opção de expansão a ser utilizada, pode ser reforçada somente a sustentação da fachada do prédio. Porém, isso deve ser objeto de análise cuidadosa.

 

Expansão de varandas no prédio: responsabilidade do síndico

O síndico, como responsável pelo condomínio, também tem grande participação em um projeto de expansão ou construção de varandas. É sua a responsabilidade pela condução do projeto!

 

É necessário o aceite de todos os proprietários de apartamentos – deve haver a concordância de 100% dos condôminos para a realização da obra -, mesmo aqueles que estão inadimplentes.

 

Passo a passo para o retrofit da varanda

construção de varandas retrofit

 

Do estudo ao licenciamento

O primeiro passo para o retrofit é a contratação de uma empresa de engenharia ou arquitetura que faça a investigação do terreno para verificar o potencial para ampliação na construção. Essa mesma empresa se encarrega de entrar com todo o processo junto à prefeitura para a obtenção do alvará e documentação do projeto.

Leia também:

 

Depois da certeza de que o projeto pode ser executado, é hora de esclarecer aos condôminos tudo o que envolve o projeto, desde a necessidade de aporte financeiro, até a valorização final que o imóvel terá. O tema deve ser levado para aprovação em assembleia!

Veja algumas dicas:

 

Todo o processo, desde o convencimento dos moradores, passando pela aprovação do projeto em assembleia e até a arrecadação de fundos para iniciar as obras, pode levar um tempo. Depois de aprovado pelos proprietários, o projeto é encaminhado à prefeitura para aprovação e liberação de alvará.

O síndico e o condomínio devem estar bem assessorados nesta fase, de preferência por uma empresa especializada nesta área, para que nenhum detalhe ou documento fique faltando.

Entenda:

 

Execução: construindo as varandas

A execução da obra é a parte mais complicada e de maior incômodo para os moradores. Afinal, eles permanecem em seus apartamentos enquanto a reforma é realizada.

É importante que o síndico fique atento à contratação:

 

Para evitar atrasos nas obras, é importante que o condomínio tenha fundos suficientes para bancá-la sem interrupções. Pelo menos 30% do valor deve estar garantido antes do início para ser utilizado como entrada.

 

Após vencer todos esses obstáculos, o morador poderá desfrutar de um imóvel mais bonito, agradável e muito mais valorizado com a sua bela varanda! Veja 6 dicas para aproveitar melhor sua varanda de apartamento.

 

Você está pensando em fazer o retrofit das varandas do seu condomínio? E precisa de impermeabilização? Conte com a Fibersals!

Comentários

Comments are closed.