Uso de martelete em reforma de apartamento

As reformas nos condomínios sempre foram objeto de bastante discussão entre vizinhos, que se incomodam com as obras barulhentas e intermináveis.

E apesar de os condomínios terem as suas regras sobre o que é permitido e os horários, não há muito para onde correr.

 

Todas as etapas da reforma podem ser barulhentas, mas a que costuma causar mais incômodo é a demolição inicial para retirada de revestimentos, portas, paredes, com o uso de talhadeiras e marteletes.

E especialmente durante o período de pós-quarentena, em que muita gente ainda está trabalhando de casa e precisando de silêncio, os interesses dos vizinhos são irreconciliáveis.

 

uso de martelete em apartamentos barulho obra

 

Mesmo sabendo que a demolição e retirada de revestimentos é uma parte que faz parte da obra, é preciso ter muito cuidado para fazê-lo de maneira correta e segura.

O uso de indevido de ferramentas, como marteletes demolidores, pode causar sérios problemas para a estabilidade estrutural do edifício. 

 

Entendendo a diferença dos marteletes

 

O que é um martelete?

uso de martelete em apartamentos

 

O martelete é uma ferramenta bastante utilizada na construção civil. Como o próprio nome sugere, é uma ferramenta de percussão (martelo), utilizado tanto para auxiliar a perfuração, quanto para demolição.

É bastante comum que as pessoas tenham uma furadeira elétrica em casa, com a função de martelete, que auxilia a furação em paredes de alvenaria e concreto.

 

Contudo, é preciso entender que há dois tipos principais de marteletes, e que eles são usados para diferentes finalidades.

 

 

Martelete perfurador e rompedor

O primeiro tipo é o martelete perfurador e rompedor.

 

uso de martelete em apartamentos martelete perfurador

 

A função de martelete perfurador é justamente a que é encontrada nas furadeiras mais comuns, como forma de auxiliar a furação de paredes de alvenaria e concreto. A percussão gerada pela função martelete permite que o furo seja feito com maior facilidade.

 

 

uso de martelete em apartamentos martelete rompedor

 

O martelete rompedor não funciona para furação, apenas a função de percussão.

Este sim é utilizado para demolição, retirada de azulejos, revestimentos, como substituto elétrico de uma talhadeira, trazendo mais agilidade para o serviço.

Em geral, este tipo de ferramenta é vendida como combinado, tendo uma chave seletora para a função desejada, seja com o uso de brocas ou de talhadeiras.

 

uso de martelete em apartamentos marreta e talhadeira

 

A técnica manual para demolição é com o uso de marreta e talhadeira. E, apesar de ser possível realizar o serviço dessa maneira, trata-se de um processo demorado, barulhento e cansativo.

Em uma situação de reforma em condomínio, é, sem dúvidas, preferível fazer o serviço com um martelete rompedor para que seja terminado o mais breve possível.

Além disso, é possível alugar este tipo de ferramenta. Para este tipo de serviço é possível utilizar ponteira e talhadeira.

São conhecidos também como tipos de cinzel (em inglês, chisel).

 

 

Martelete demolidor

uso de martelete em apartamentos martelete demolidor

 

Para serviços de demolição total é o utilizado o martelete demolidor.

Esta é uma ferramenta pesada, utilizada para quebrar e destruir estruturas de concreto, como vigas e lajes, paredes de alvenaria, calçadas, paver, pedras, passeios em geral, asfalto.

 

Além do tamanho e do peso, a forma de utilização também é diferente.

Enquanto o martelete rompedor é utilizado de maneira similar a uma furadeira, o martelete demolidor é utilizado na vertical, com ponteiras e talhadeiras maiores.

O martelete demolidor não tem o mandril, por não ter a função rotativa para furação. É essencial a utilização dos EPI’s, como óculos, proteção auricular e luvas.

 

Onde usar cada tipo de martelete?

Toda ferramenta é projetada, testada e feita para realizar determinadas funções específicas.

Portanto, é preciso tomar cuidado para não estar utilizando uma ferramenta muito fraca para a situação, correndo o risco de forçá-la para além de seu limite, nem utilizar uma ferramenta com uma potência maior do que a necessária.

 

uso de martelete em apartamentos martelete rompedor

Martelete rompedor para substituir talhadeira e marreta

O martelete rompedor é uma ferramenta de precisão.

Logicamente, há diferenças de modelos, tamanho e potências de marcas diferentes, mas via de regra, é utilizado para retirada de azulejos, revestimentos em geral, contrapiso, bancadas, e serviços gerais de demolição que manualmente seriam feitos com a talhadeira e marreta.

Ele conta a facilidade de ser utilizado na horizontal ou vertical, e acessar locais apertados, em que não seria possível usar uma marreta.

 

O operador deve tomar cuidado para deixar a máquina fazer o esforço. O ato de forçar a máquina pode reduzir sua vida útil.

Esse tipo de maquinário, contudo, não é adequado para demolição total de estruturas, simplesmente porque não foi projetada para isso. Novamente, forçar um martelete para demolição estruturas maiores, pode acabar estragando a máquina.

 

uso de martelete em apartamentos martelete demolidor

 

Martelete demolidor não é recomendado para reforma em apartamento

O martelete demolidor é utilizado, em geral, em situações externas, como calçadas e pavimentos.

Em situações internas, é utilizado em situações em que é necessária uma demolição de maior escala.

 

Portanto, o uso de martelete demolidor não é recomendado para reformas em apartamentos.

Pode haver uma crença de que, por ser mais potente, o serviço acabaria mais rápido. Contudo, o risco é retirar não apenas o revestimento, mas acabar retirando concreto, comprometendo a estabilidade estrutural da edificação.

 

A culpa, neste caso, não é da máquina, que está fazendo exatamente o que foi projetada para fazer, mas sim do operador que a está usando incorretamente.

Esse é um dos motivos que não se pode cansar de repetir a importância do acompanhamento de obras e reformas por engenheiros, arquitetos e empresas especializadas.

 

Substituição de manta asfáltica

uso de martelete em apartamentos substituição de manta asfáltica

 

Um dos casos mais comuns de retirada de revestimento com o uso de martelete é para a substituição da manta asfáltica. Para este tipo de serviço é necessário retirar todo o contrapiso para retirada a manta, limpeza do substrato e em sequência a aplicação da nova impermeabilização.

Entenda:

 

Nestes casos, é preciso o acompanhamento de profissionais, e um laudo de estabilidade estrutural que permita o uso desse tipo de ferramenta na obra.

Especialmente porque nesse tipo de situação já pode estar acontecendo algum tipo de patologia na estrutura devido à presença da umidade, resultado da falha na impermeabilização.

 

Por sorte, existe uma solução que evita o uso de marteletes para retirada de material para substituição de manta asfáltica, sendo aplicado diretamente sobre a estrutura preexistente, de maneira rápida, e com longa garantia.

Conheça mais sobre o Sistema Fibersals.

Comentários

Comments are closed.