Saiba como usar o aquecimento de piscinas em condomínios

Um dos melhores momentos do descanso é aproveitar a área de lazer, principalmente no setor das piscinas, instaladas para serem aproveitadas em qualquer período do ano. Mas, algumas pessoas não gostam de tomar banho em água gelada, principalmente quando a temperatura externa é fria. Por isso, o ideal é ter o aquecimento de piscinas instalado para que todos os moradores possam aproveitar, não é mesmo?

 

Porém, implantar um novo sistema de aquecedor não se baseia apenas em deixar a água mais quente para os moradores.

Além deste benefício na hora de relaxar, o aquecimento de piscinas auxilia no fator financeiro, já que os custos mensais de manutenção para o condomínio costumam ser altos.

 

Mas antes de saber se realmente vale a pena realizar todo o procedimento de instalação e adequação do local, a Jelly Fish explica todos os detalhes, dicas e os principais cuidados que se deve ter após inserir este sistema na área de lazer do condomínio.

 

O que é aquecimento de piscinas?

aquecimento de piscinas em condomínios

 

Antes de instalar um novo sistema de água quente no local, é necessário entender o que é o aquecimento de piscina e os seus benefícios.

 

Primeiramente, aquecimento de piscinas é elevar a temperatura da água, deixando-a mais quente. Porém, para que isso aconteça, é necessário que a água fria da piscina passe pelo interior do equipamento, podendo ser por sistema elétrico, a gás, troca de calor ou energia solar, sendo aquecida e devolvida para o tanque da piscina na temperatura adequada.

 

Como funciona o aquecimento de piscinas em condomínios?

aquecimento de piscinas em condomínios

 

Atualmente, existem três tipos de aquecedores de piscinas: Aquecimento solar, bombas de calor e aquecimento a gás.

 

Aquecimento solar:

O primeiro, como o próprio nome diz, se baseia pela energia e o calor do sol.

Com a instalação feita, a água passará por mangueiras em placas que ficam expostas ao sol. Essas placas foram desenvolvidas com materiais de polipropileno, borrachas e vidros especiais para esse tipo de sistema.

 

O funcionamento deste método é bem simples. A água da piscina é bombeada e transportada até os coletores, estes fazem a troca de temperatura, sendo possível aquecer a água. Normalmente, estas placas são instaladas em telhados, lajes ou qualquer local que possa receber os raios solares.

 

Bomba de calor:

Mais utilizada em condomínios brasileiros, a bomba de calor é o assunto principal quando se fala em aquecer piscinas. Esta bomba utiliza um sistema que troca as temperaturas. Assim, ela absorve o calor da atmosfera e passa para a água.

 

A água gelada da piscina é levada até a bomba de calor que utiliza do calor externo para deixá-la quente e devolver para a piscina, através de um compressor.

Diferentemente de outros modelos, a bomba de calor foi criada para realizar todo o processo ao ar livre, sem precisar de locais extensos para a sua instalação. Porém, é preciso ficar atento no local que será instalado e a quantidade de água, pois o espaço deve ser adequado para que a bomba possa trabalhar adequadamente.

 

Aquecimento a gás:

O mais comum e simples de todos é o aquecimento a gás, mais conhecido como GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

Geralmente este sistema é instalado em residências para aquecer a água do chuveiro. Este modelo utiliza o calor gerado da queima do gás para deixar a água quente.

 

Um dos principais problemas deste sistema, é que – assim como o chuveiro a gás, o aquecedor demora um certo tempo até esquentar a água.

O sistema é tão demorado, que no primeiro aquecimento pode demorar até 24h. Além disso, a água que passará pelas bombas de aquecimento será aquecida pela combustão do GLP, assim, o seu consumo será maior, sendo equivalente ao de dois chuveiros.

 

Normalmente este sistema é utilizado para piscinas menores, pois se feita a utilização em locais maiores pode ter um consumo exagerado.

Por que investir em águas quentes em condomínios?

 

aquecimento de piscinas em condomínios

 

Assim como citamos, oferecer um serviço mais adequado para os condôminos é deixar os moradores do local mais satisfeitos durante o momento de lazer. Principalmente nos dias com temperaturas mais baixas.

Além disso, este sistema economiza energia, já que em muitos casos utiliza-se os raios solares. Vale ressaltar que, as águas quentes relaxam os músculos e reduzem as dores nas articulações de pessoas que sofrem com osteoporose, artrite ou reumatismo, por exemplo.

 

Quais cuidados devo tomar após a instalação de aquecedores de piscinas?

aquecimento de piscinas em condomínios

 

É claro que quanto mais aquecer a água, mais caro ficará a energia no final do mês. É por isso, que é importante se atentar ao uso dos moradores. Isto é, se realmente estão utilizando o espaço.

 

Vale destacar também os pontos positivos e negativos de cada um dos sistemas de aquecimento de piscinas:

 

Aquecimento solar:

Apesar de ser ecologicamente correto, se utilizando de uma fonte natural e limpa, o custo de instalação deste sistema é mais caro e depende da mão-de-obra muito especializada, isto é, para que seja instalado da melhor forma possível.

E ainda, exige grandes áreas para disposição dos coletores solares.

 

Bomba de calor:

Este sistema é bem simples de realizar a instalação, seu consumo de energia é baixo e mantém a temperatura da piscina estável.

Portanto, em dias mais frios não é tão eficiente quanto se espera e para piscinas menores é totalmente inviável.

 

Aquecimento a gás:

Já no aquecimento a gás, o seu ponto positivo é que não está sujeito a variações de temperatura e pode ser utilizado como um sistema auxiliar, além de não precisar de grande espaço para instalação.

Porém, o seu ponto negativo é ser mais agressivo ao meio ambiente, já que seu sistema é a gás. Por isso, para grande consumo, o sistema não é indicado economicamente.

 

Quais empresas trabalham com aquecimento de piscinas?

aquecimento de piscinas em condominios

 

Após todas as dicas e análises sobre cada sistema de aquecedores, é preciso identificar as melhores empresas para oferecer o serviço adequado para não realizar a instalação errada e o sistema não funcionar.

Por isso, é necessário pesquisar empresas reconhecidas no mercado de aquecimento de piscinas. Oferecendo os melhores aquecedores no mercado e distribuindo para grandes empresas do meio.

A Jelly Fish possui todos os modelos de aquecedor para piscina, aquecedor solar e aquecedor para banho.

 

Para conhecer mais sobre os aquecedores de piscinas, acesse a loja virtual da Jelly Fish e faça seu orçamento!

 

Este post é um oferecimento da Jelly Fish.

A piscina aquecida também precisa ser impermeabilizada! Saiba mais sobre impermeabilização de piscinas.

Comentários

Comments are closed.