O guia definitivo da impermeabilização de telhado

As lajes de cobertura, calhas e em especial o telhado são elementos que estão diretamente expostos às intempéries como chuva, sol, vento e por essa razão estão constantemente suscetíveis ao efeitos nocivos dos fenômenos naturais. Sendo assim, é importante que, além de garantir a estanqueidade – característica referente a capacidade de reter a água no ambiente externo – os sistemas de impermeabilização também sejam capazes de acompanhar as movimentações da estrutura e garantir o conforto térmico do ambiente interno.

 

Os telhados podem ser feitos das mais diversas maneiras, dependendo do tipo da edificação, da área de cobertura, do uso da construção (comercial, residencial), e para cada tipo de telhado existem sistemas de impermeabilização mais indicados. Neste texto vamos explorar as opções para impermeabilização de telhados, entendendo melhor como fazer e as vantagens e desvantagens de dos diversos sistemas de impermeabilização.

 

A importância da impermeabilização de telhado

importância da impermeabilização de telhado

Primeiramente, é preciso entender que problemas de infiltração no telhado acontecem com frequência, mesmo em edificações novas. Para entender porque isso acontece, é preciso estar familiarizado com um conceito importante na construção civil: a movimentação térmica.

Qualquer material pode sofrer dilatação (aumento de volume) e contração (diminuição do volume) devido às mudanças de temperaturas e exposição ao sol ao longo do dia. Esse tipo de movimentação é natural, mas é uma das principais causas de fissuras e trincas nos diferentes elementos da construção. Alguns materiais são mais elásticos, isto é, tem uma capacidade maior de sofrer variações sem comprometer a sua estrutura, já os materiais mais rígidos podem sofrer falhas irreversíveis.

A impermeabilização é importante para garantir a proteção do telhado, especialmente em pontos críticos como esses. As trincas nos telhados são pontos de infiltração e, por isso, é importante escolher um sistema de impermeabilização que consiga acompanhar essas movimentações sem comprometer sua eficiência. Veja também:

Além das movimentações, a exposição direta ao sol, vento e poluição diminuem a vida útil dos materiais utilizados no telhado no médio e longo prazo, outra causa frequente de falhas. Une-se a isso a falta de planejamento adequado e o emprego de mão-de-obra não especializada na execução de telhados com caimentos irregulares, e os resultados são preocupantes. A impermeabilização, dessa forma, é importante tanto antes do telhado apresentar problemas (como forma preventiva) quanto para trabalhos de reparação de telhados com problemas.

 

Como impermeabilizar o telhado?

Existem várias opções de sistemas de impermeabilização de telhado no mercado brasilieiro. As que você precisa conhecer são:

 

Impermeabilizantes acrílicos (Emulsão acrílica)

impermeabilização de telhado impermeabilizante acrílico

As tintas com base acrílicas são bastante utilizadas na proteção do telhado. Tem a vantagem de ser de fácil aplicação, uma vez que a superfície ainda não apresenta falhas maiores. O produto é aplicado diretamente no telhado, em demãos conforme especificação do fabricante. O tempo médio para secagem completa é 72 horas.

É importante que o telhado que receber a proteção com impermeabilizantes acrílicos tenha os caimentos adequados e evite a formação de lâminas e poças de água. A acumulação de água sobre a tinta acrílicas compromete a sua eficiência ao formar novamente uma emulsão do material.

 

Prós: Facilidade de encontrar no mercado, mão-de-obra disponível, fácil aplicação.

Contras: Não permite formação de lâminas d’água e empoçamentos; garantia menor quando comparada a outros sistemas.

 

 

Manta aluminizada

impermeabilização de telhado manta aluminizada asfáltica

A manta aluminizada é vendida em rolos, e é semelhante à manta asfáltica comum, com a diferença de ser coberta com uma película de alumínio, que oferece proteção contra intempéries (já que a manta não pode ficar diretamente exposta).

Tem como principal característica a flexibilidade, o que permite ao sistema ter uma maior resistência às movimentações térmicas (ainda que muitos fabricantes não a indiquem para áreas de médias e grandes proporções). Antes da aplicação do produto, é preciso fazer uma boa preparação da superfície, retirando qualquer tipo de sujeira, graxas, óleos, pó, areia. A manta aluminizada oferece uma garantia média de 5 anos, e tem boas características de resistência a rasgos.

Para aplicação da manta aluminizada é preciso fazer a remoção das telhas e colocação de andaimes, e se o trabalho for executado em período de chuvas, as dores de cabeça podem ser ainda maiores. Outro problema recorrente é que os custos do trabalho de descarte da manta aluminizada às vezes pode ultrapassar os custos da instalação de um novo sistema.

 

Prós: Boa flexibilidade; resistência à rasgos; disponibilidade no mercado.

Contras: Altos custos de descarte; instalação trabalhosa e demorada; baixa durabilidade; não suporta tráfego mais intenso; indicada somente para áreas de pequenas dimensões.

 

Manta ardosiada

impermeabilização de telhado manta asfáltica ardosiada

Assim como a manta aluminizada, é vendida em rolos e semelhante à manta asfáltica comum. O diferencial da manta ardosiada é que sua camada de proteção às intempéries (a parte que fica exposta) é formada por pequenas escamas de ardósia natural ou grânulos minerais. Isso permite um acabamento melhor do que o proporcionado pela manta aluminizada. No entanto, ela é indicada apenas para a impermeabilização de telhados e coberturas com inclinações não superiores a 30%, e sem tráfego de pessoas (apenas para manutenção).

Os mesmos problemas de descarte da manta aluminizada se aplicam, já que são feitas do mesmo material. A garantia média oferecida tende a ser a mesma de outras mantas asfálticas: 5 anos.

 

Prós: Boa flexibilidade; resistência à rasgos; melhor acabamento quando comparada à manta aluminizada.

Contras: Altos custos de descarte; instalação trabalhosa e demorada; baixa durabilidade; não suporta tráfego mais intenso.

 

 

Poliureia

impermeabilização de telhado poliureia

A poliureia é um produto resultado da reação do isocianato com a poliamina, bastante utilizado em sistemas de impermeabilização no setor industrial. Uma grande vantagem é a rápida liberação, uma vez que a cura do material é uma questão de segundos.

A aplicação depende de um bom monitoramento das condições de temperatura, pressão e umidade e também de da preparação da superfície que irá receber o sistema.

Os preços médios desse tipo de sistema de impermeabilização são elevados, tanto pelo custo do produto como pela mão-de-obra, que deve ser extremamente especializada, para garantir que a aplicação do produto seja feita da maneira correta e evitar prejuízos de retrabalho.

O acesso ao telhado também pode ser um problema, já que o maquinário utilizado na aplicação da poliureia é bastante grande e pesado.

 

Prós: Cura rápida; boa resistência à abrasão.

Contras: Preço elevado; dificuldade de encontrar mão-de-obra especializada; dificuldade de acesso às áreas com o maquinário.

 

 

Solução 100% Silicone

impermeabilização de telhado solução 100% silicone Fibersals

A Solução 100% Silicone é uma nova opção de sistema de impermeabilização de telhados no mercado nacional.

É um sistema líquido moldado no local e extremamente flexível. É indicado para telhados e lajes planas, sem tráfego intenso (apenas tráfego para manutenção), telhados e marquises.

O silicone é um produto nobre, com alto teor de sólidos, e a sua aplicação não gera entulho por não ser necessário quebrar nada (nem mesmo remover os sistemas anteriores de impermeabilização que falharam). Também não é necessária a remoção das antenas e outras estruturas instaladas sobre o telhado durante a impermeabilização. Assim, uma das melhores características do produto é a rapidez na aplicação.

Além disso, é um produto extremamente leve, adicionando menos de 1kg/m² na laje ou telhado, garantindo que não haja problemas de sobrepeso.

A impermeabilização de telhado com silicone também ajuda no conforto térmico do ambiente, principalmente se a cor branca for a escolhida. O índice de refletância é de 88%, e testes mostram que, nestes casos, a Solução 100% Silicone pode ajudar a economizar até 35% dos custos com refrigeração (quando comparado com um telhado preto comum no verão).

A garantia do sistema é de 15 anos, e é aplicado de forma pioneira no Brasil pela Fibersals, empresa sólida, com mais de 30 anos de experiência em impermeabilização.

 

Prós: Rapidez na aplicação; não é preciso remover as estruturas e antenas do telhado para a aplicação; longo período de garantia; não gera entulho; pode ser aplicado sobre as estruturas prévias; não adiciona sobrepeso.

Contras: Não é recomendada em áreas de alto tráfego; acabamento disponível somente em quatro cores (branco, bege, cinza médio e cinza escuro).

 

 

O sistema de impermeabilização 100% Silicone é um novidade oferecida pela Fibersals, e pode ser a solução que você está buscando para resolver os problemas de infiltração do seu telhado. Entre em contato, e saiba mais!

Comentários

Comments are closed.