Como preparar a parada fabril para manutenção predial

A garantia da produtividade no chão de fábrica passa por um ambiente apropriado, limpo e com todas as estruturas funcionando de maneira adequada. Por isso que a manutenção predial é um item tão importante para garantir a o funcionamento da operação. Mas a exigência da parada fabril para a execução de obras de manutenção, muitas vezes, assusta o dono do negócio.

Para realizar obras de manutenção tanto no piso quanto no telhado da fábrica, é bem provável que seja necessário fazer o esvaziamento do local com a retirada de máquinas, equipamentos e pessoas, o que demanda tempo e dinheiro. Neste contexto, o ideal é contar com um bom planejamento para efetuar a manutenção, de modo que o impacto seja o menor possível.

 

Como preparar a parada fabril?

 

Mudança de local temporária:

Para manutenção no telhado, a preocupação pode ser maior. Afinal, o maquinário não pode ficar exposto à ação do tempo (e também não pode ficar exposto às goteiras – por isso, a solução deve ser rápida). Sendo assim, é necessário que você prepare antecipadamente uma área que seja compatível para receber a operação durante o período da manutenção.

Essa mudança de espaço pode exigir maior utilização de mão de obra, mas vale a pena se o processo de manutenção levar um período longo.

 

Parar as operações:

Esta é a parte mais complexa porque gera perda na produtividade e, consequentemente, perda de dinheiro. No caso em que uma mudança de local para a operação não for possível, será necessário paralisar a produção pelo período de manutenção, garantindo assim a segurança de todos os envolvidos no processo.

Além da parada existe a preocupação em planejar uma forma de evitar que os equipamentos e maquinários fiquem expostos à ação do tempo no período em que o telhado for removido.

 

Leia também:

 

Quando o piso requer manutenção:

manutenção predial impermeabilização de piso e telhado

Pisos industriais também requerem manutenção periódica, o que também exige parar a produção para a realização dos reparos, podendo gerar transtornos e perda na produtividade.

Apesar de utilizarem um material mais resistente, os pisos do chão de fábrica sofrem com o tráfego pesado e intenso de pessoas, equipamentos e maquinários, além de exigir limpeza diária, muitas vezes com produtos abrasivos. O desgaste é maior e há a necessidade de manutenção periódica. Estes casos exigem a parada no processo para a retirada de equipamentos e pessoas.

As ações para a manutenção do piso são as mesmas para o processo no telhado. Ou se faz a transferência da operação para outro espaço ou é necessário paralisar a operação e realizar a manutenção de forma mais rápida possível.

 

Veja ainda:

 

Solução para manutenção predial

Já existem no mercado soluções que minimizam o problema da parada fabril para a execução de manutenção predial em telhados e pisos.

Com a utilização de revestimentos em 100% Silicone para telhados, a manutenção pode ser realizada diretamente sobre a parte que precisa de reparo, sem a necessidade de retirada do telhado que apresenta vazamentos. Assim o processo de produção não sofre com a necessidade de parada ou de mudança de local da operação.

Para o piso, a solução pode ser o Sistema Fibersals em Poliéster Flexível, que devido à facilidade de permitir a aplicação diretamente sobre o piso já existente torna-se uma solução definitiva para a manutenção, evitando paradas periódicas para reparos exigidos pelo desgaste.

 

Evitando a paralisação da operação

A aplicação do Sistema Fibersals em Poliéster Flexível ainda traz a vantagens de liberação mais rápida para o tráfego de equipamentos, maquinários e pessoas. Isso evita a paralisação da operação por muito tempo, como seria necessário no caso de retirada e recolocação de novo piso.

A Fibersals possui soluções definitivas para o revestimento anticorrosivo de piso e impermeabilização de telhados. Por apresentarem alta durabilidade e facilidade na aplicação, reduzem o tempo de parada fabril e garantem um resultado eficaz sem a exigência de serem refeitas em um curto espaço de tempo. Além disso, a garantia de ambos os sistemas é de 15 anos.

 

Conheça as soluções da Fibersals para manutenção predial e se este texto foi útil para você, compartilhe.

Comentários

Comments are closed.