Goteira: como resolver?

Um problema muito recorrente em várias construções, tanto residenciais quanto industriais, são as goteiras. Na época das chuvas, a água consegue se infiltrar, danificando lajes, forros, paredes, e causando grandes prejuízos e dores de cabeça.

 

É preciso entender, entretanto, que há várias causas diferentes para o surgimento das goteiras, e que para cada uma delas há soluções diferentes. Nesse texto, vamos explorar as principais causas do surgimento de goteiras e o que fazer para resolver os problemas.

 

Como surgem as goteiras nos telhados e como resolver

 

Problemas no telhado

A água da chuva incide diretamente no telhado e, portanto, problemas na cobertura são as principais causas do surgimento de goteiras. É comum que as telhas velhas e sem manutenção apresentem falhas, fissuras, aberturas, afinal de contas estão sujeitas à exposição do sol, ventos, poluição, e intempéries em geral.

Dessa forma, o primeiro passo é identificar as peças soltas e quebradas.

Cuidado: Andar sobre um telhado é bastante arriscado, uma vez que as telhas – cerâmicas, cimentícias, metálicas – não possuem grande resistência, e há grandes chances de acidentes. Durante o período das chuvas, o perigo é ainda maior, pois as peças molhadas ficam mais pesadas e o pisoteamento sobrecarrega ainda mais a estrutura de cobertura, que também pode estar escorregadia.

Há casos em que é possível fazer a vedação das peças, mas quando o problema é generalizado, pode ser que seja necessário refazer o telhado. Em todo caso, é importante procurar ajuda de um profissional para avaliar as opções disponíveis.

Além de falhas das telhas, outro problema recorrente é a má instalação.

Os fabricantes recomendam caimentos específicos para cada tipo de telha, de forma a garantir o correto escoamento da água pluvial. Por esse motivo, por exemplo, existem materiais que aceitam inclinações mais leves, como por exemplo telhas cimentícias e metálicas, e outros tipos como telhas cerâmicas e de concreto que precisam de inclinações maiores.

Caso esses parâmetros não sejam seguidos conforme a recomendação, a água pode ficar empoçada e isso pode gerar problemas com goteiras.

 

Riscos causados pelas goteiras no telhado

As goteiras nos telhados podem representar sérios riscos estruturais, e devem ser resolvidas com urgência.

Quando há uma laje embaixo do telhado, a água infiltrada pode causar danos na estrutura, especialmente quando não há nenhum tipo de sistema de impermeabilização nessa laje. Os problemas mais comuns de infiltração na laje, além das goteiras, são mofo, descascamento de pintura, exposição da armadura e um resultado estético terrível.

Entenda:

É muito comum que durante as chuvas essa água escoe pelas aberturas de pontos elétricos, com sérios riscos de choques e curto circuitos.

Em construções industriais as goteiras podem causar prejuízos enormes, especialmente quando a água atinge maquinários caros, paralisando a produção, além dos riscos de acidentes. Portanto, as goteiras devem ser identificadas e solucionadas com urgência.

 

Soluções para telhados com infiltrações e goteiras

como resolver goteira no telhado vazando

Cobertura com telha cerâmica

A principal causa de goteiras em telhados de cerâmica são as peças defeituosas e, portanto, identificar essas peças é o primeiro passo.

Um profissional é capaz de analisar as condições do telhado, e se é possível reparar, vedar ou trocar as telhas quebradas, ou ainda se há problemas mais sérios e o telhado precisa ser refeito.

No caso de reparação de telhas, existem diferentes opções no mercado, como tintas acrílicas, borrachas líquidas, e também a manta aluminizada, aplicada em forma de fitas adesivas. É preciso analisar, porém, se as condições atuais do telhado permitem que sejam aplicadas essas soluções de impermeabilização de telhados, e qual é a garantia e durabilidade que estes produtos oferecem.

Afinal de contas, é sempre uma boa prática escolher soluções definitivas.

Outro ponto muito importante no momento de decidir sobre qual produto de impermeabilização escolher é a idoneidade e seriedade da empresa, uma vez que a durabilidade de qualquer impermeabilização está diretamente relacionada à qualidade da execução do serviço.

Saiba mais:

 

Cobertura com telhas metálicas

Problemas de goteiras em telhas metálicas são menos comuns, e muito disso se deve ao fato que normalmente coberturas metálicas são melhor planejadas e executadas por empresas com mão-de-obra especializada.

O metal, por ser um material industrializado, também tem mais resistência e padronização. Contudo, o metal é mais suscetível às movimentações de estrutura, e os sistemas de impermeabilização de telhados metálicos precisam ser flexíveis. Entenda:

As fitas de manta também podem ser utilizadas nesse tipo de cobertura.

 

Cobertura com telhas cimentícias

Também conhecidas como telhas de amianto, esse material pode apresentar falhas ao longo do tempo, como rasgos e furos, por onde a água das chuvas se infiltra. Nesse caso, a substituição das peças é mais fácil, e normalmente é a solução mais adequada (mas vale a pena pesquisar o custo de descarte das telhas de amianto antes de optar pela troca do telhado). Contudo, há produtos de vedação tradicionais disponíveis no mercado, mas que não oferecem uma solução definitiva.

 

Silicone: a solução definitiva para telhados com goteira

A Solução 100% Silicone, oferecida no Brasil de forma pioneira pela Fibersals, é uma solução definitiva para impermeabilização de telhados.

Um dos maiores desafios de um telhado com goteira é que as soluções normalmente utilizadas tem um prazo de validade limitado, e dentro de alguns anos, os problemas podem retornar. Além disso, obras para refazer um sistema de cobertura ou sistema de impermeabilização defeituoso são demoradas, caras e estressantes.

Este Silicone pode ser aplicado sobre a superfície do telhado, criando uma membrana impermeável que resolve os problemas com goteira de forma definitiva.

É indicado para áreas onde não há tráfego regular de pessoas (aceita pisoteamento ocasional), pode ser aplicado sobre qualquer superfície, não sendo necessário retirar os materiais já existentes.

Quando aplicado na cor branca, a Solução 100% Silicone ajuda na reflexão da luz do sol, reduzindo assim os gastos com refrigeração interna em até 35%. E quando houver necessidade, é possível fazer reparos pontuais.

A Fibersals possui equipe com mão-de-obra especializada, e pode ser a solução que você está buscando para resolver de maneira definitiva os problemas de goteira no seu telhado.

 

Entre em contato e agende uma visita!

Comentários

Comments are closed.