Piso industrial antiderrapante: como escolher o piso ideal?

Os pisos antiderrapantes nas indústrias atendem diversos aspectos como segurança, limpeza, organização, resistência e durabilidade. É por isso que os técnicos apostam neste piso industrial na hora de uma reforma ou construção. Há vários modelos e sistemas de aplicação de piso antiderrapante no mercado, mas é bom escolher com calma para garantir que o investimento compense.

As áreas de segurança e as comissões internas de prevenção a acidentes das indústrias não medem esforços para evitar atos inseguros e consequências como escorregões e quedas. Estes se configuram nas principais causas de acidentes graves e ferimentos que ocorrem com os trabalhadores durante sua jornada de trabalho no chamado “chão de fábrica”.

Para evitar estes acidentes, a maioria dos técnicos opta por instalar os pisos antiderrapantes em toda a extensão da indústria ou, no mínimo, nas áreas com maior circulação de pessoas, veículos como empilhadeiras, carregamentos de matérias-primas, máquinas, etc.

 

Piso industrial antiderrapante: Como escolher?

Os pisos antiderrapantes são resistentes porque os materiais que os compõem não se quebram com facilidade, ao contrário de outros materiais utilizados na fabricação de pisos comuns. Eles podem ser encontrados em várias cores no mercado e não é só isso: também apresentam grande variedade de padrões, desenhos e ranhuras.

 

piso industrial antiderrapante como escolher qual o melhor

 

Porém, na hora de escolher, é importante analisar se o piso é impermeável e de fácil limpeza e manutenção.

O aspecto limpeza é muito importante, principalmente quando estamos falando da indústria, onde são comuns os espaços com grandes metragens e alta exigência de limpeza rápida e profunda, especialmente para os setores que atuam em três turnos – nos quais sobra pouco tempo para as devidas limpezas e manutenções.

Neste sentido, prefira os de cor clara – porque facilitam a visualização das sujidades – e os que apresentam superfície lisa, sem  juntas e trincas que acumulam partículas e germes. Os revestimentos que vêm sendo mais usados são os sistemas multicamadas que são bonitos, resistentes a riscos e a ataques químicos. Há também o sistema autonivelantes com acabamento monocromático liso, que é mais tradicional, mas menos resistente a riscos.

Já os revestimentos industriais resinados, à base de poliuretano, epóxi ou do moderno poliéster flexível, são também indicados porque seu acabamento oferece maior resistência ao desgaste, à abrasão e a derramamentos de produtos químicos.

 

Então é isso: antes de resolver qual piso industrial a adotar não deixe de conferir se são facilmente laváveis, se são resistentes ao escorregamento, ao impacto, à abrasão e a produtos químicos e se têm reentrâncias. Cheque, também, se em caso de reparo, é possível fazer rapidamente por meio de uma obra limpa, sem quebra quebra e canteiro de obras. Afinal, ninguém quer o prejuízo de parar a fábrica por longos períodos!

 

Conheça o Sistema Fibersals

Se você já está convencido de que o piso antiderrapante é o melhor para as áreas industriais, o Sistema Fibersals, que pode receber acabamento antiderrapante, atende às demais necessidades: é resistente e fácil de lavar.

A impermeabilização feita pela Fibersals utiliza poliéster flexível, laminado e ancorado in loco, aplicado sobre o revestimento existente, com elongação mínima de 20%, reforçado com roving de fiberglass, acabamento com gel coat estabilizado contra a ação das intempéries e na cor desejada. A resistência mecânica superficial é um atributo do próprio material. Trata-se de um produto totalmente atóxico, com comprovação de laudo de toxicidade (veja mais informações em nosso Boletim Técnico).

É um sistema com tecnologia única de revestimento, com excelente resistência a agentes químicos agressivos e a impacto pesado. Proporciona um piso com espessura de 3 a 5 mm, ideal para aplicações em processos predominantemente úmidos, inclusive para tanques de armazenagem de líquidos. É a melhor opção em revestimentos para os segmentos alimentícios, farmacêuticos e indústrias químicas, incluindo salas limpas, laboratórios, salas de envase, armazenagem e onde haja a necessidade de um piso robusto e de alta durabilidade.

Vale destacar, ainda, que o sistema de impermeabilização Fibersals inibe o crescimento de colônias de bactérias e fungos no revestimento, principalmente em pontos de difícil acesso – como ralos, encontro com grelhas e pés de máquinas -, por ser totalmente impermeável. Os revestimentos industriais da Fibersals têm sido utilizados em diversos segmentos industriais e imobiliários por mais de 30 anos.

Além de tudo isso, a Fibersals oferece 15 anos de garantia, e o Sistema possibilita reparos pontuais de forma rápida e simples. Nada de parar toda a operação por longos períodos para reparar a superfície em caso de necessidade!

 

Ficou interessado em contar com pisos antiderrapantes por meio do sistema Fibersals? Então consulte hoje mesmo nossa equipe comercial e tire todas as suas dúvidas!

Comentários

Comments are closed.