Piso de alta resistência para indústria alimentícia: por que investir?

Vale a pena investir em um piso de alta resistência em uma indústria alimentícia. Porque somente um piso de alta resistência vai permitir a lavagem constante – exigida pelo setor de atividade que esta indústria atua -, garantir mais higiene e diminuir o tempo de parada fabril para eventuais consertos do piso. Estas são apenas algumas das vantagens deste tipo de piso industrial. Ao longo deste post, vamos abordar outras características e benefícios do piso para indústria de alta resistência. Confira!

 

Pisos desgastados causam paradas de produção

Entre todas as indústrias, a alimentícia é a que precisa, mais frequentemente, programar as chamadas paradas de produção para manutenção em seu sistema de pisos. Este geralmente se desgasta prematuramente porque passa, constantemente, por lavagens profundas com produtos de limpeza específicos e de forte ação sobre as superfícies.

Estas lavagens ocasionam muitos desgastes nos rejuntes e também provocam descolamento das cerâmicas, acarretando retenção de líquidos, concentração de sujidades e outros pontos de contaminação. Isto contraria drasticamente as exigências de que os ambientes industriais – principalmente os que envolvem alimentos – devam estar sempre totalmente higienizados.

 

Perda de competitividade

piso de alta resistência para indústria alimentícia

Outro fator agravante é que as infiltrações podem comprometer significativamente as estruturas físicas destes locais. Isso sem contar os prejuízos consequentes das paradas de produção. Nestes períodos, as empresas acabam perdendo produção, o que eleva custos, reduz produtividade, lucratividade e competitividade, ou seja, estas perdas refletem no preço final do produto vendido.

Por isso, as empresas costumam programar as chamadas manutenções preventivas. É feita uma ronda da manutenção visando encontrar situações de risco e aí, então, é planejada a manutenção de um ou mais equipamentos, dependendo da situação e da gravidade. Desta forma, as paradas são feitas nos melhores horários. Já as manutenções corretivas não escolhem dia ou hora, podendo ocorrer nos piores momentos para a empresa.

 

Impermeabilização definitiva garante piso de alta resistência

Neste contexto, a saída mais recomendada é contar com uma impermeabilização definitiva que seja aplicada sobre o piso industrial exigindo um período reduzido de parada de produção. Desta forma, o piso apresentará alta resistência às lavagens já citadas, se configurando numa enorme vantagem financeira para a empresa.

Além de garantir uma limpeza facilitada, o piso impermeabilizado pode oferecer excelente resistência também à abrasão, ao impacto e também resistência química. O coeficiente de contração e dilatação pode ficar bem próximo a zero e o piso, após a impermeabilização, pode suportar congelamento e ciclos de gelo e degelo; resistir ao ser lavado continuamente com água quente e, ainda, aos raios UV.

 

Exemplo de indústria alimentícia que optou por piso industrial resistente

O Sistema de Impermeabilização da Fibersals oferece todos estes benefícios que descrevemos até agora. Sua aplicação é definitiva, feita por funcionários próprios e segue um alto padrão de qualidade, oferecendo garantia de 15 anos. Vale a pena conhecer um exemplo de indústria alimentícia que escolheu o sistema Fibersals.

Além disso, você pode conferir em nosso boletim técnico a lista completa de agentes químicos (como o Ácido Acético e Ácido Láctico Concentrado, por exemplo) aos quais o Sistema Fibersals oferece uma excepcional resistência.

 

Se você quer investir na impermeabilização para ter um piso de alta resistência na sua indústria e ainda tem qualquer dúvida sobre o assunto, faça contato conosco:

Comentários

Comments are closed.