Piso monolítico: saiba tudo sobre ele

Os diferentes tipos de ambiente industrial trazem demandas cada vez mais exigentes e específicas dos fabricantes e empresas ligadas aos setores da construção civil.

Diferentemente dos pisos residenciais e comerciais convencionais, os pisos industriais são expostos, dependendo do segmento da fábrica, a agentes químicos agressivos e também ao tráfego intenso de veículos e máquinas pesadas.

 

Além disso, também existem as exigências de órgãos competentes de fiscalização que precisam ser cumpridas, de modo a manter a segurança e higiene em setores industriais como de medicamentos e alimentos, por exemplo.

 

Nesse contexto, uma solução surgiu e tem sido cada mais mais utilizada como solução de pisos industriais: o piso monolítico de alta resistência.

 

O que é piso monolítico?

 

Para explicar melhor o que é um piso monolítico, primeiramente é conveniente lembrar a diferença entre pisos convencionais e pisos industriais.

 

O piso industrial é um elemento estrutural de concreto dimensionado e executado para suportar cargas, esforços mecânicos e de abrasão superficial, evitar recalques, manter o nivelamento da área interna.

Dessa forma, o piso industrial é semelhante à uma laje, sendo projetado em concreto e com armaduras de aço para suportar esforços de tração, flexão e torção.

 

É importante, dentro desta perspectiva, entender que a diferença entre o conceito de piso como elemento estrutural e piso como revestimento superficial.

A escolha do revestimento do piso varia de acordo com o tipo de uso do local, podendo inclusive, ser escolhido pelo próprio concreto. Em alguns casos, por exemplo, pode ser escolhido um acabamento conhecido como cimento queimado.

 

A palavra monolítico se refere a algo inteiro, sem falhas, juntas ou emendas.

Como pisos são áreas grandes, sujeitas à movimentação térmica, no modelo convencional, é comum que sejam executadas juntas superficiais para alívio de tensões.

 

Um piso monolítico é, portanto, um piso cujo revestimento superficial é feito como um bloco único, sem juntas ou emendas.

 

Características de um piso monolítico

piso monolítico

 

Um piso monolítico tem as suas características específicas em relação à um piso tradicional, e uma das principais é o cuidado e atenção durante o dimensionamento e a execução.

Para ser capaz de suportar as tensões advindas da movimentação térmica e também dos esforços solicitantes, o piso monolítico deve ser dimensionado e especificado para este fim.

Portanto, o primeiro passo é certificar que a empresa e os engenheiros responsáveis sejam experientes e acostumados com este tipo de serviço.

 

Além disso, é preciso contar um plano de concretagem para o piso monolítico, de forma que o serviço seja executado de maneira correta e, de fato, tendo como resultado final um produto monolítico.

Novamente, é importante frisar a importância de contar com mão-de-obra especializada para este tipo de serviço.

 

Revestimento de um piso monolítico de alta resistência

piso monolítico

 

Os pisos monolíticos de alta resistência são mais conhecidos pelo público geral através do revestimento superficial que são aplicados. O mais comuns são a resina epóxi e o poliuretano.

Por essa razão, é comum que os pisos monolíticos também sejam encontrados quando pesquisados os termos piso epóxi, piso poliuretano ou piso PU.

 

Estes revestimentos para piso formam uma camada protetora resistente contra choques mecânicos, abrasão, movimentação de veículos pesados, e, quando executados de maneira correta, conseguem fornecer um bom período de utilização sem grandes intervenções para manutenção.

 

Como já sabemos, os custos de uma parada fabril para manutenção de pisos industriais podem ser bastante onerosas para a indústria, pois além dos custos da reforma em si, o tempo ocioso de uma fábrica que não está produzindo pode gerar grandes prejuízos.

 

Resistência Mecânica

piso monolítico

 

Os pisos monolíticos no geral são resistentes à choques mecânicos e abrasão. Isso os credencia a ser utilizados em ambientes fabris com intensa movimentação de pessoas e maquinários.

 

Resistência à agentes agressores

piso monolítico

 

Além da resistência mecânica e da abrasão, outro fator importante relacionados aos pisos monolíticos de alta resistência é a resistência à agentes agressores, como produtos químicos fortes, por exemplo.

Essa característica é uma grande vantagem quando se trata de uma indústria que envolve a manipulação de produtos químicos, e que eventualmente vão estar expostos à estes tipos de compostos.

 

Além disso, em fábricas que tem uma demanda mais exigente em termos de higiene e limpeza, como as indústrias alimentícias e farmacêuticas, por exemplo, e consequentemente as lavagens são mais constantes, é preciso que o piso tenha uma durabilidade maior.

Veja:

 

Impermeabilização

A camada protetora de epóxi e outras resinas que podem ser utilizadas em um piso monolítico também exercem a função impermeabilizante, protegendo o piso da indústria conta os ataques de umidade.

Entenda:

 

Sistema Fibersals em Poliéster Flexível de alto desempenho

piso monolítico impermeabilizante fibersals

 

O poliéster flexível de alto desempenho utilizado no sistema de impermeabilização da Fibersals pode ser utilizado como piso monolítico diretamente sobre um piso preexistente, sem o risco de causar sobrepeso e esforços extras na estrutura, formando uma camada protetora extremamente resistente e durável.

 

O sistema Fibersals possui uma alta resistência mecânica, à abrasão e também à agentes químicos agressores, podendo ser utilizado inclusive como sistema de impermeabilização em tanques industriais e reservatórios em geral.

Diferentemente de outras soluções para pisos monolíticos, o Sistema Fibersals resiste, ainda, a ciclos de gelo e degelo.

 

Não é necessário revestir o sistema, sendo ele próprio o acabamento final, com a possibilidade de utilização de diferentes cores e marcações para o piso.

Entre seus diferenciais, o Sistema Fibersals possui 15 anos de garantia, e pode ser aplicado em áreas de contato com água de consumo e alimentos. Este sistema, criado em 1985 pela Fibersals, já é utilizado em frigoríficos, indústria alimentícia e de envase de bebidas, cozinhas industriais, indústria química e farmacêutica, dentre outras.

 

Faça um orçamento gratuito de piso monolítico impermeável e resistente com a Fibersals


 

Gostou do post? Veja também como fazer recuperação de piso industrial.

Comentários

Comments are closed.