15 perguntas sobre impermeabilização respondidas

Tem dúvidas sobre impermeabilização? Então, chegou à página certa.

Veja 15 das perguntas mais frequentes sobre impermeabilização respondidas!

 

 

1. Para que serve a impermeabilização?

Para que serve a impermeabilização

 

A impermeabilização tem a função proteger os materiais dos ataques da umidade, impedindo a passagem água, e garantindo a durabilidade, resistência e estabilidade estrutural dos elementos.

 

Dentro do contexto da construção civil, é fundamental entender a importância da impermeabilização nos elementos de concreto, que não é um material 100% impermeável em sua forma natural. Em estruturas de concreto armado, por exemplo, existe o risco de corrosão das armaduras.

 

 

2. Quando surgiu a impermeabilização?

Quando surgiu a impermeabilização

 

O conceito de impermeabilizar e proteger elementos do ataque da umidade é bastante antigo, sendo possível encontrar referências desde os povos egípcios.

 

Durante o império romano, que foi uma civilização que desenvolveu bastante a tecnologia de construção em concreto, já se usavam elementos asfálticos e betuminosos para proteger os elementos estruturais.

 

A partir do séc. XIX, época em que houve a Revolução Industrial, surgimento do Cimento Portland que conhecemos atualmente, e também das primeiras grandes estruturas em concreto armado.

 

A partir do séc. XX, contudo, veio o surgimento dos materiais sintéticos poliméricos, com propriedades de elasticidade, durabilidade e resistência que facilitavam a execução, e tinham melhor desempenho.

As tecnologias são desenvolvidas continuamente, conforme as demandas por sistemas de impermeabilização ainda mais eficientes vão surgindo.

 

 

3. Impermeabilização funciona?

impermeabilização funciona

 

Sim, desde o sistema de impermeabilização escolhido seja adequada para a situação e que os produtos utilizados sejam de qualidade.

 

E um dos pontos mais importantes para garantir que a impermeabilização vai funcionar é a qualidade da mão de obra que vai executar o serviço. É preciso se certificar que a impermeabilização será feita por profissionais e empresas especializadas e com experiência.

 

Contudo, como vários outros materiais e produtos, a impermeabilização tem uma data de validade, e eventualmente ela vai precisar de ser substituída.

Entenda:

 

4. Como é feita a impermeabilização?

Como é feita a impermeabilização

 

Existem diferentes tipos e sistemas de impermeabilização, mas o princípio geral é o envelopamento do elemento, impedindo que hajas pontos para que a água infiltre.

 

A melhor maneira de entender o funcionamento da impermeabilização, é saber que é praticamente impossível “segurar” a água: eventualmente, ela vai encontrar algum lugar para percolar ou infiltrar, seja por gravidade, pressão positiva, negativa, capilaridade.

E a impermeabilização tem a função de certificar que durante esse caminho da água, o elemento permaneça protegido.

 

5. Quem faz impermeabilização?

quem faz impermeabilização

 

A execução de serviços de impermeabilização de elementos de concreto deve sempre ser feita por profissionais e empresas habilitados, com experiência, seguindo os procedimentos normativos.

 

A grande parte dos problemas nos sistemas de impermeabilização ocorre por falhas de execução. Mesmo produtos industrializados de qualidade, que passam por rigorosos testes, podem ser a sua eficiência e durabilidade comprometidas se forem mal instalados.

Veja:

 

6. Quais são os tipos de impermeabilização?

quais são os tipos de impermeabilização

 

Existem 3 tipos básicos de sistemas de impermeabilização:

  • rígidos, que são utilizados para locais com pouca movimentação térmica, enterrados, sem exposição ao tempo;
  • flexíveis, que podem ser usados em locais de maior movimentação, como por exemplo a manta asfáltica,
  • e existem também os sistemas semi-flexíveis, que são os aditivos que compõem a argamassa polimérica.

 

7. Como escolher produtos para impermeabilização?

Como escolher produtos para impermeabilização

 

Os sistemas de impermeabilização devem ser escolhidos conforme a situação de uso do elemento que será impermeabilizado, os níveis de exposição, a durabilidade do sistema, a disponibilidade no mercado local e a análise de custos.

 

A primeiro passo é escolher entre os sistemas flexíveis e rígidos.

Uma vez escolhidos, o engenheiro deve especificar a melhor opção levando em consideração fatores de uso com a análise de custos.

Por exemplo: para impermeabilizar um piso industrial, é preciso levar em consideração o tempo de parada fabril e os prejuízos que podem ser gerados durante a fase de obras.

 

Veja ainda:

 

8. Por que impermeabilizar?

por que impermeabilizar

 

A impermeabilização protege as estruturas de concreto de diversas patologias, tanto de níveis estéticos quanto de riscos sérios à segurança estrutural.

 

Os sistemas protegem as estruturas do ataque de mofos, fungos, bolor, além do descascamento de pintura, manchas e surgimento de matéria orgânica em geral.

 

Outras patologias são evitadas com a impermeabilização como a lixiviação do concreto, carbonatação e corrosão de armaduras expostas.

Saiba mais:

 

9. Quando impermeabilizar?

quando impermeabilizar

 

Alguns elementos devem ser obrigatoriamente impermeabilizados ainda durante a fase de obras, como por exemplo vigas baldrames e outros elementos de fundação, lajes de cobertura, terraços, marquises, piscinas e reservatórios em geral.

 

Contudo, é bem provável que ocorram situações em que será necessário refazer um sistema de impermeabilização que começou a apresentar falhas, ou mesmo impermeabilizar pela primeira vez determinada área em uma fase pós-obra.

Nestas situações, o auxílio de profissionais evita que sejam feitas escolhas ruins.

 

 

10. Como impermeabilizar laje?

Como impermeabilizar laje

 

Lajes são elementos que precisam ser impermeabilizados com sistemas de impermeabilização flexíveis, que consigam trabalhar em conjunto com a estrutura sem o surgimento de fissuras e falhas.

 

A solução mais comumente utilizada é a manta asfáltica, que deve ser instalada sob um substrato limpo e regularizado, com auxílio de um maçarico. A manta asfáltica deve ser revestida, pois, no geral, não tem resistência mecânica. Nas juntas e emendas é preciso uma sobreposição mínima de 10cm, e também atenção para as áreas de rodapé.

 

No entanto, são muitas as opções. Para ajudá-lo a entender qual a mais adequada, preparamos este guia:

 

11. Como impermeabilizar parede?

como impermeabilizar parede

 

A infiltração na parede quase sempre é resultado de falhas em outros locais.

De maneira geral, a forma de se prevenir do ataque de umidade nas paredes é começando com uma boa impermeabilização das vigas baldrames, para evitar o fluxo de infiltração ascendente de água.

A proteção da parede é feita utilizando argamassa impermeabilizante nas fiadas iniciais, e também o uso de aditivos nas massa de reboco e embosso.

 

Temos um post super completo sobre o tema, confira:

 

12. Como impermeabilizar piscina?

Como impermeabilizar piscina

 

A impermeabilização de piscinas na fase de obras normalmente também é feita com manta asfáltica, revestida com reboco aditivo com impermeabilizantes.

Os azulejos, vinil, pedras e demais revestimentos da piscina não são responsáveis pela impermeabilização da piscina.

 

Conheça outros métodos de impermeabilização de piscinas:

 

13. Como impermeabilizar telhado?

Como impermeabilizar telhado

 

Telhados são mais facilmente impermeabilizados com sistemas moldados no local e com mantas adesivas, devido à dificuldades de acesso e irregularidade natural da superfície.

Neste sentido é possível utilizar-se de emulsões, pinturas acrílicas, e também silicone.

 

Veja todas as opções:

 

14. Por que a impermeabilização da laje não está funcionando?

por que a impermeabilização da laje não está funcionando

 

Vários motivos podem estar contribuindo para a falha da impermeabilização da laje, sendo o mais comum a perda da sua vida útil. Todo sistema de impermeabilização tem uma data de validade e garantia, e mesmo com as manutenções periódicas, é preciso substituí-las.

 

Se as falhas estão ocorrendo muito antes de período de 10 anos, então pode-se desconfiar de falhas na execução durante a instalação.

Os sinais de umidade são indicativos que não devem ser ignorados, pois a tendência é que a situação piore ainda mais.

 

Saiba mais:

 

15. Quanto tempo dura a impermeabilização?

quanto tempo dura a impermeabilização

 

Cada sistema de impermeabilização tem a sua durabilidade. Contudo, os mais utilizados garantem uma durabilidade média inicial de 5 anos para sistemas mais simples e de 5 a 15 anos para mantas.

No entanto, esses são valores, que podem variar tanto para mais quanto para menos, dependendo de fatores como qualidade do material, uso correto para a situação, e qualidade da mão-de-obra envolvida.

 

 

Quer saber mais sobre impermeabilização? Veja como a impermeabilização funciona.

Comentários

Comments are closed.