Qual a melhor manta para telhado?

Os telhados recebem as chuvas de forma direta e por isso estão bastante expostos à umidade. Além disso, a exposição ao sol, ventos, poluição, mudanças de temperatura, também contribuem de maneira direta para o surgimento de falhas no telhado, que sem a devida manutenção estão fortemente sujeitos à problemas com infiltração.

 

A infiltração nos telhados pode resultar em problemas sérios e grandes transtornos para os usuários da edificação. Ocorrem as goteiras, que prejudicam forros e lajes, além de representar riscos à rede elétrica e a segurança estrutural, mofo, bolor, problemas no forros e lajes, enfim, uma infinidade de problemas.

 

Nesse contexto, a impermeabilização dos telhados surge como uma solução. Existem hoje no mercado diferentes formas de proteger um telhado contra a umidade, e nesse texto vamos explorar as opções de manta asfáltica para impermeabilização de telhados.

 

Manta asfáltica para telhado

Em termos gerais, uma manta asfáltica é composta de material asfáltico armado com filme de polietileno, filme de poliéster, borracha butílica ou PVC plastificado. É bastante utilizada no contexto de impermeabilização, como em lajes, piscinas, reservatórios, elementos estruturais gerais e telhados.

 

A manta asfáltica é considerada um sistema de impermeabilização flexível, isto é, tem capacidade de acompanhar as movimentações dos elementos estruturais, e por isso esse motivo pode ser utilizada nos telhados.

Veja:

 

Cobertura com laje

melhor manta para telhado laje plana

Nesse tipo de cobertura é essencial que haja um sistema de impermeabilização. Como sabemos, o concreto, em sua forma natural, não é 100% impermeável, e uma laje de cobertura que receberá a água da chuva de maneira direta precisa estar devidamente protegida. Quando não há um sistema de impermeabilização, a cobertura corre sérios riscos devido a exposição à umidade.

 

A manta asfáltica nesse caso é aplicada sobre a laje. Primeiramente, deve-se garantir que a superfície esteja limpa, seca, regularizada, e deve-se seguir a aplicação do primer. Quando o primer já está seco, a manta é desenrolada e, com o auxílio de um maçarico de alta pressão, fixada na superfície. Por fim, deve ser feito um revestimento – contrapiso, piso – a fim de proteger o sistema e aumentar sua durabilidade, especialmente quando haverá tráfego e pisoteamento como em caso de terraços.

 

A durabilidade desse tipo de serviço pode ser comprometida se a instalação não for feita de maneira correta. Por isso a recomendação dos especialistas é contratar empresas e profissionais habilitados, para prosseguir com as técnicas previstas em normas e garantir a durabilidade do produto.

Veja também:

 

Cobertura com telhado

 

melhor manta para telhado cobertura

Para sistemas de cobertura com telhados (telhas cerâmica, cimentícia, metálica) a manta asfáltica é um pouco diferente. Como nesses casos as formas apresentam muitas curvas, quinas, e encontros de peças, a instalação da manta asfáltica tradicional não é mais indicada.

 

Nesses casos, uma solução bastante utilizada é a manta asfáltica aluminizada. Ela é composta por uma membrana de polímeros e elastômeros com uma das faces em alumínio flexível com alta resistência a intempéries. Uma das faces geralmente é adesiva, o que facilita a instalação.

 

A manta aluminizada é bastante utilizada para reparos, solucionando problemas de goteiras e infiltrações em geral. Leia:

 

O local de aplicação deve estar limpo, regularizado, e livre de partes soltas. Nesse sentido, a preparação que antecede a aplicação da manta aluminizada deve ser feito corretamente. Quando a superfície é muito porosa, é preciso prepará-la com bases betuminosas, respeitando os prazos de secagem. A aplicação da manta aluminizada pode ser feita em lajes inferiores a 50m², segundo alguns fabricantes.

 

É importante saber que existem técnicas certas para o descarte da manta aluminizada, em aterros autorizados pelos órgãos competentes.

 

Manta Térmica para Telhado

Em países de clima temperado, como Estados Unidos e países europeus por exemplo, os invernos rigorosos fazem com que as construções precisem ter isolamento térmico, e nesses lugares há uma forte cultura de ter o controle sobre as temperaturas internas, tanto no inverno quanto no verão.

 

No Brasil essa é uma cultura que ainda não tem a devida força. Isolamento térmico e acústico ainda são desconsiderados por muitas pessoas (e até mesmo construtoras) em suas edificações. Em várias regiões do país sofremos bastante com forte calor, intensificado na época do verão. O resultado de edificações mal-isoladas é a alta das temperaturas internas que incomoda bastante e consequentemente o aumento nos custos com ar-condicionado.

 

Lembre-se: isolamento térmico não é apenas para as regiões frias. Em regiões quentes, é uma boa alternativa para ajudar a manter o forte calor do lado de fora.

 

Nesse contexto, as mantas térmicas são utilizadas para ajudar no isolamento da edificação. Como o telhado está exposto diretamente à luz solar, a manta ajuda a controlar a passagem de calor para a região interna. Em telhas de fibrocimento o uso da manta térmica é praticamente imperativo. Ela é aplicada entre a estrutura e a telhado, garantindo assim maior durabilidade.

 

Silicone: uma nova solução que alia o fim das goteiras com conforto térmico

A impermeabilização de telhados com a Solução 100% Silicone é uma opção moderna e definitiva para quem está passando por problemas com telhado. Sabemos que as goteiras e infiltrações podem representar sérios riscos, além de um deixar o forro e teto com um aspecto visual bastante desagradável, e quem sofre com esses problemas busca soluções rápidas e definitivas.

 

Este silicone pode ser aplicado diretamente sobre a superfície, não sendo necessário grandes serviços de preparação. O produto é bastante leve, com menos de 1kg/m² e não apresenta riscos de sobrepeso às estruturas. O silicone é indicado para áreas que precisam de restauração, e em que não haja tráfego de pessoas (aceita pisoteamento ocasional, no caso de manutenção).

 

Algumas das grandes vantagens do silicone na impermeabilização de telhados é a rapidez da aplicação e as relações de custo quando comparado a uma obra para refazer um telhado. A Fibersals é pioneira neste sistema de impermeabilização no Brasil, e dispõe de equipe técnica treinada e especializada, garantindo assim a qualidade do serviço executado.

 

O silicone no telhado também tem a capacidade de reduzir em até 35% os custos com refrigeração interna (silicone na cor branca, quando comparado com um telhado preto comum no verão), porque contribui com o isolamento térmico da edificação. Além disso, mesmo depois de anos de exposição as propriedades físicas do silicone se mantém.

Em caso de rompimento acidental, é possível reparar o sistema de maneira simples e rápida, utilizando os mesmos produtos.

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização com a Solução 100% Silicone









 

Para tirar todas as suas dúvidas em relação a impermeabilização de telhados, entre em contato com a Fibersals.

Comentários

Comments are closed.