Q&A: entenda tudo sobre impermeabilizantes

Se você tem dúvidas sobre impermeabilizantes, está no lugar certo. Veja a resposta para as perguntas mais comuns sobre impermeabilizantes e tire suas dúvidas!

 

Impermeabilizantes: quais os tipos e aplicações?

impermeabilizante

 

De maneira geral, um produto impermeabilizante é capaz de conferir à superfície onde é aplicado uma proteção contra o ataque da umidade e prevenir que a infiltração de água ocorra.

Para os elementos estruturais da edificação, essa é uma característica essencial para garantir durabilidade, estabilidade e segurança.

E para áreas de revestimento, a impermeabilização evita o surgimento de manchas, fungos, bolor e descascamento de pintura.

 

Existem diversos tipos de impermeabilizantes, e para as normas da ABNT eles são classificados como rígidos ou flexíveis.

No mercado é possível encontrar também produtos conhecidos como semi-rígidos ou semi-flexíveis, que incorporam características intermediárias e bom desempenho, mas que ainda não estão contemplados nas NBR’s brasileiras.

 

Os impermeabilizantes rígidos são indicados para áreas sem exposição ao ambiente e às intempéries, e portanto, regiões de baixa movimentação estrutural.

Alguns exemplos comuns são os elementos de fundação, muros de arrimo, piscinas e reservatórios.

 

Já os impermeabilizantes flexíveis são capazes de acompanhar a movimentação dos elementos estruturais, podendo ser utilizados em áreas expostas como lajes de cobertura, varandas, sacadas, áreas de lazer e terraços.

 

Impermeabilizante: como funciona?

impermeabilizante

 

A água tem uma capacidade muito grande de percolação e infiltração em qualquer situação, seja por gravidade (descendente) e também por capilaridade (ascendente).

Ela também é capaz de exercer pressões positivas (empuxo) e negativas nos elementos estruturais, e assim se infiltra se existir alguma abertura ou também percola nos interstícios e poros do material.

 

Neste sentido, o impermeabilizante protege os elementos estruturais ao formar um caminho seguro para a passagem da água, sem que ela cause danos nos materiais.

 

Existem produtos impermeabilizantes líquidos e emulsões que são aplicados diretamente na superfície formando um filme protetor, envelopando o material após a secagem.

Outra forma disponível no mercado são os produtos pré-fabricados, como é o caso da manta asfáltica.

 

Os aditivos impermeabilizantes que são incorporados à argamassa e ao concreto também tem a função de tornar a massa impermeável e resistente à umidade.

 

Leia também:

 

Impermeabilizante: como passar?

impermeabilizante

 

Os impermeabilizantes que são comercializados em forma de pinturas e emulsões devem ser aplicados seguindo corretamente as instruções do fabricante.

Em todos os casos, antes da aplicação do impermeabilizante é necessário realizar a limpeza da superfície, retirando todas as impurezas e sujeiras.

 

Seguindo as orientações de preparação do produto, ele é aplicado com rolos, trinchas ou brochas, respeitando os prazos pré-estabelecidos de cura e secagem antes das próximas demãos.

É recomendado, ao final do processo, proceder um teste de estanqueidade que consiste em manter uma lâmina d’água no local por pelo menos 24hs e monitorar se há algum vazamento.

 

As mantas asfálticas e aluminizadas são consideradas sistemas pré-fabricados, e a sua aplicação é diferente das emulsões.

É importante, neste caso, contar com mão-de-obra especializada para garantir que o serviço seja feito da maneira correta.

 

Impermeabilizante: como remover?

impermeabilizante como remover

 

Muitos tipos de impermeabilizantes, como por exemplo as emulsões asfálticas e a maioria das mantas, não possuem resistência superficial mecânica e por isso devem ser revestidos com contrapiso ou reboco.

Portanto para realizar a retirada do impermeabilizante é preciso retirar primeiramente o revestimento superficial.

 

Entenda:

 

Como regra geral, a remoção de um sistema de impermeabilização deve ser feito por mão-de-obra especializada, seguindo a retirada com espátulas, talhadeiras, e similares até a exposição do elemento estrutural.

 

Além da remoção, outro ponto que é preciso estar atento é com o descarte adequado deste entulho.

Muitas vezes esta etapa pode acabar encarecendo o processo, e descartar impermeabilizantes de maneira incorreta pode acarretar multas por infrações contra o meio-ambiente.

 

Qual impermeabilizante é melhor?

impermeabilizante

 

O melhor impermeabilizante é aquele que cumpre a sua função de proteger as superfície contra os ataques da umidade.

Neste sentido, ao invés de dizer qual é o melhor impermeabilizante, é preferível pensar em qual é mais indicado para cada situação e pensar em custo-benefício.

 

Para situações de pouca exposição e pequenas áreas, um tipo de impermeabilizante pode cumprir bem essa função. Mas este mesmo sistema pode não ser a melhor escolha para uma área extensa e sujeita a bastante pisoteio, por exemplo.

 

Para avaliar a melhor escolha, é preferível contar o auxílio de um engenheiro ou empresa especializada de forma a estudar as diversas possibilidades existentes no mercado.

 

Qual impermeabilizante usar?

qual impermeabilizante usar

 

Qual impermeabilizante usar no contrapiso?

O contrapiso é uma área não exposta. Sendo assim, os sistemas rígidos são os mais recomendados.

São encontrados no mercado na forma de aditivo para argamassa impermeável e também argamassas poliméricas.

 

Qual impermeabilizante usar para piscina?

Diferentemente do que algumas pessoas podem imaginar, os azulejos que revestem o interior de uma piscina não tem função de impermeabilização.

 

Para piscinas, um dos sistemas mais utilizados é a manta asfáltica, seguida de de contrapiso e reboco antes revestimento com azulejos.

Mas há várias outras opções no mercado. É por isso que dedicamos um post completo ao assunto:

 

Qual impermeabilizante usar na laje?

A laje é um elemento estrutural exposto diretamente às intempéries. Por isso, a sua impermeabilização deve ser feita com bastante seriedade.

 

É possível se utilizar da manta asfáltica, com o cuidado nas regiões de ralos, garantir o transpasse mínimo de 10cm nas juntas e também subir a manta nas áreas de rodapé.

 

O poliéster flexível também é uma opção para impermeabilização de lajes de cobertura e terraços em geral, sendo possível a aplicação sobre o material preexistente, sem causar sobrepeso na laje, sem necessidade de retirada de entulho e com uma liberação rápida para o uso.

 

Assim como nas piscinas, a impermeabilização de lajes pode ser feita com diversos sistemas impermeabilizantes diferentes, com características próprias. Veja nosso guia sobre o tema:

 

Impermeabilizante para telha: como escolher?

impermeabilizante para telha como escolher

 

Nas regiões de telhado é possível se utilizar de impermeabilizantes e sistemas de impermeabilização que dispensam a necessidade de revestimento superficial.

 

A manta asfáltica não é uma boa escolha para estas situações, especialmente pela dificuldade de execução.

Nestes casos, é melhor utilizar a manta aluminizada.

 

A emulsão acrílica é um tipo de impermeabilização que também pode ser utilizada, contudo é preciso tomar cuidado para não haver nenhum tipo de empoçamento de água.

 

Nestes casos, vale a pena considerar a Solução 100% Silicone.

 

Para escolher o melhor impermeabilizantes para o telhado é preciso analisar não só a resistência e durabilidade, mas também a facilidade para execução e se existe a possibilidade de reparos eventuais.

Veja nosso post completo sobre este tema:

 

Tem outras dúvidas sobre impermeabilizantes? Deixe-as nos comentários!

Comentários

Comments are closed.