Impermeabilização a frio: um guia completo

A impermeabilização dos elementos de concreto de uma edificação pode ser feita de maneiras diferentes.

Existem os mais variados tipos de produtos disponíveis no mercado, cada um deles tendo a suas características e indicações para fins específicos.

 

Uma das diferenças de classificação entre tipos de sistema de impermeabilização é quanto à forma de aplicação, se ele é a frio ou a quente.

 

Existem produtos que precisam ser executados com auxílio de maçarico e outros são aplicados diretamente sobre a estrutura, seguindo, cada um, tanto as recomendações dos fabricantes quanto às boas práticas de instalação.

 

Diferença entre impermeabilização a frio e a quente

 

Os termos “a frio” e “a quente” são relacionados à forma de apresentação e execução dos sistemas de impermeabilização.

 

Alguns materiais, em especial aqueles de origem asfáltica, são produzidos de forma que é necessário o calor para realizar a aderência do produto no substrato.

Existem, contudo, certos produtos que são instalados diretamente sobre a superfície que se deseja impermeabilizar.

 

Manta Asfáltica: exemplo de impermeabilização à quente

impermeabilização a frio tipos

 

A manta asfáltica é um dos sistemas de impermeabilização mais conhecidos e utilizados em todo país como solução em locais de alta movimentação que existem que a impermeabilização seja flexível.

 

Apesar de hoje já existirem materiais de impermeabilização asfálticos feitos à frio, como a emulsão asfáltica e a manta aluminizada, a manta asfáltica tradicional é aplicada com o auxílio de um maçarico.

 

A sequência de execução de um sistema de impermeabilização desta forma começa com a limpeza superficial completa do substrato.

A presença de partículas soltas, graxa, óleos, pontas de ferragens e impurezas em geral podem afetar a aderência da manta na superfície.

Depois de aplicado o primer, os rolos de manta asfáltica são posicionados no local e com o fogo a parte asfáltica é derretida e promove a aderência.

 

O cuidado maior neste tipo de aplicação de sistema de impermeabilização é, logicamente, que a mão de obra tenha experiência e capacidade de executar o serviço da maneira descrita em norma.

A esmagadora maioria dos problemas e patologias na manta asfáltica advém da má qualidade de execução de pessoas inexperientes.

 

Como se trata de material aplicado à quente, é preciso atenção para os dois extremos: tanto não haver calor suficiente para promover a aderência completa quanto também para não danificar o material.

 

Exemplos mais comuns de impermeabilização à frio

As inovações de mercado trazem novas soluções para impermeabilização que não requerem o uso de aplicações “à quente”. Por essa razão, são conhecidas popularmente como sistemas de impermeabilização à frio.

 

Manta líquida

impermeabilização a frio tipos

 

A manta líquida é um sistema de impermeabilização comercializado na forma líquida, composto por alto teor de sólidos e base acrílica.

Também é conhecido como emulsão acrílica, e a recomendação dos fabricantes é o uso para impermeabilização de lajes expostas e telhados.

 

Este é um produto que já vem pronto para o uso.

Seguido as orientações de cada fabricante, é preciso prosseguir com a homogeneização do material previamente à execução do serviço, seguido da aplicação em demãos cruzadas com intervalos médios de 3 horas.

A primeira demão é feita de maneira diluída, e as seguintes em sua forma pura.

 

A manta líquida ou emulsão acrílica é uma opção que deve ser utilizada em substrato de concreto ou argamassa, possuindo alta resistência e elasticidade, possibilidade de diferentes cores de acabamento e rápida liberação ao uso.

 

O revés deste tipo de produto está relacionado à baixa resistência mecânica, portanto não sendo recomendado em regiões em que haverá tráfego mais intenso, como em lajes de cobertura e varandas, por exemplo.

Além disso é preciso tomar cuidado com o empoçamento da região, sob o risco de a manta voltar ao seu estado inicial de emulsão.

 

Manta aluminizada

impermeabilização a frio tipos

 

A manta aluminizada é comercializada em formato de rolos auto-adesivos.

É largamente utilizada como solução em reparos, consertos, e manutenção de telhados e coberturas que apresentam vazamentos.

 

Este material é colado diretamente sob a região a ser protegida, de maneira simples e rápida, e por essa razão é bastante utilizado como solução do tipo “faça você mesmo” e em locais de difícil acesso, apertados, e em situações em que não faz sentido uma grande intervenção.

 

Apesar de apresentar-se como uma solução simples e rápida para problemas menores, é preciso ter cuidado ao utilizar a manta aluminizada autoadesiva, pois não se trata de uma solução robusta e permanente.

Também é preciso levar em consideração que o descarte correto deste produto também pode se tornar oneroso.

 

Poliéster Flexível de alto desempenho

impermeabilização a frio tipos

 

O Sistema Fibersals em poliéster flexível de alto desempenho foi desenvolvido pela Fibersals, e também está classificado dentre os sistemas de impermeabilização à frio.

 

O produto é aplicado diretamente sobre a àrea a ser impermeabilizada, sendo inclusive permitido e aconselhado em situações em que é preciso fazer a aplicação sobre um sistema preexistente.

Dessa forma, é possível economizar no tempo e, principalmente, promover uma quase total mitigação dos problemas e contratempos decorrentes de reformas.

 

O sistema Fibersals de impermeabilização permite acabamentos em diferentes cores e texturas, sendo ele próprio o acabamento superficial, não havendo a necessidade de revestimento, como piso e contrapiso por exemplo.

Além disso, o sistema é capaz de suportar tráfego intenso de veículos (inclusive pesados), empoçamento de água e também é extremamente resistente ao ataque de agentes químicos agressivos. E tem 15 anos de garantia.

 

Solução 100% Silicone

impermeabilização a frio tipos

 

A solução 100% silicone é uma opção para reformas e manutenção de coberturas que apresentam falhas, infiltrações e presença de umidade.

De maneira análoga ao poliéster flexível, o silicone é aplicado diretamente sobre a superfície a ser impermeabilizada, não havendo a necessidade da retirada do sistema preexistente.

A fina e resistente camada protetora formada não apresenta risco de sobrepeso nas lajes e coberturas.

 

A solução 100% silicone não é recomendada para locais de tráfego intenso de pessoas e veículos. Contudo, é capaz de suportar o tráfego eventual, como em telhados por exemplo.

Por essa razão, é uma boa escolha para este tipo de local.

Além disso, é possível corrigir de forma pontual regiões que eventualmente venham a apresentar rompimentos, caso seja necessário perfurar a camada impermeabilizante por algum motivo. Tudo isso com 15 anos de garantia.

 

Quer saber mais sobre o Sistema Fibersals e a Solução 100% Silicone? Fale com a nossa equipe:

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização com a Fibersals


Comentários

Comments are closed.