Emulsão acrílica x Solução 100% Silicone: veja o comparativo

Existem no mercado diferentes soluções para sistemas de impermeabilização, e que são capazes de atender às diferentes demandas do mercado da construção civil. Neste sentido, conhecer melhor os detalhes de todas essas tecnologias é essencial para escolher a melhor solução.

 

Emulsão (ou resina) acrílica e a Solução 100% Silicone são duas opções de sistemas de impermeabilização flexíveis que podem ser utilizados para proteger áreas de difícil acesso e em que não haja tráfego intenso de pessoas e veículos.

Neste texto vamos comparar os dois sistemas.

 

O que é: Emulsão Acrílica

emulsão acrílica x solução 100% silicone Fibersals

 

A NBR 13321 define que os sistemas acrílicos são resultados de emulsões de polímeros termoplásticos em água, que são aplicadas em áreas externas e expostas, formando uma superfície de proteção contra os ataques da umidade e infiltração.

 

A emulsão acrílica é classificada como um sistema de impermeabilização flexível, possuindo elevados índices de elasticidade, e é indicado para áreas onde não há necessidade de outros revestimentos, sendo ela mesmo o produto final.

 

Contudo, é importante frisar que este sistema não possui grande resistência à abrasão. Portanto, se a superfície impermeabilizada for uma área de tráfego de pedestres e veículos, a durabilidade da emulsão acrílica fica comprometida.

 

Na prática, este tipo de solução é utilizada em reformas, especialmente áreas de cobertura (telhados, lajes de cobertura, calhas) de difícil acesso, justamente pela facilidade de aplicação.

 

O que é: Solução 100% Silicone

emulsão acrílica x solução 100% silicone Fibersals

 

A Solução 100% Silicone aplicada no Brasil de forma pioneira pela Fibersals. É uma tecnologia de impermeabilização que utiliza silicone, um material nobre com alto teor de sólidos. Neste sistema, não é necessário emulsões e misturas, e o produto aplicado é o que realmente permanece na superfície para impermeabilização.

 

A Solução 100% Silicone é normatizada pela ASTM (American Society for Testing and Materials) que é o órgão norte-americano responsável pelas normas técnicas e tem excelentes resultados nos testes de resistências e propriedades físicas gerais. Veja as características do sistema aqui.

 

Este sistema também é classificado como flexível, e é utilizado em áreas de difícil acesso e em reformas de sistemas antigos já comprometidos.

A rapidez e facilidade de aplicação e a durabilidade são grandes diferenciais deste sistema, que mantém suas características físico-químicas e desempenho por mais de 20 anos. A garantia é de 15 anos contra infiltrações.

 

Também não é recomendado pisoteamento constante, contudo a Solução 100% Silicone aceita tráfego eventual de manutenção na área impermeabilizada. Podem ser feitos, ainda, neste sistema, corredores de manutenção com maior resistência, nas áreas em que o tráfego é mais frequente.

 

Comparativo: Emulsão Acrílica e Solução 100% Silicone

 

Tempo gasto para execução do serviço

emulsão acrílica x solução 100% silicone Fibersals

 

Uma das primeiras diferenças entre os dois sistemas é que quando se utiliza a Solução 100% Silicone só é necessário uma demão e não é necessário a utilização de primer como demão prévia ao produto final ou a retirada do sistema antigo que apresenta falhas. A preparação é feita com limpeza profunda e reforço nos pontos mais sensíveis. Nesse sentido, o tempo necessário para execução do serviço é reduzido drasticamente.

 

Dessa forma, em situações de reforma, que geralmente são bem estressantes e demoradas tanto em casos residenciais como comerciais, e também em situações de indústrias e fábricas, quando uma parada fabril para reformas gera em prejuízos na produção, a rapidez de execução é um grande diferencial positivo.

 

Segurança para o Meio-Ambiente

emulsão acrílica x solução 100% silicone Fibersals

 

Os COV’s (Compostos Orgânicos Voláteis) são compostos orgânicos com alta pressão de vapor, o que significa que são facilmente evaporados e entram para atmosfera. A acetona é um exemplo bastante comum deste tipo de composto.

 

Muitos sistemas de impermeabilização aplicados em forma de spray e pinturas tem elevados teores de COV’s, e isso representa um maior risco à saúde de quem está trabalhando e respirando estes compostos e por isso a recomendação expressa do uso correto de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual).

 

A Solução 100% Silicone possui índices muito baixos de COV’s em sua composição, o que representa uma maior segurança para os trabalhadores durante a execução, e para o meio-ambiente de maneira geral.

 

Resistência a Empoçamento e aos raios UV

emulsão acrílica x solução 100% silicone Fibersals

 

Em um contexto de coberturas e telhados, é preciso estar preparado para possibilidade de eventual empoçamento em regiões específicas, especialmente nas calhas. O sistema que é a base de água não é capaz de suportar estas situações específicas, comprometendo as propriedades físico-químicas do sistema de impermeabilização, se tornando normalmente uma emulsão.

 

Como a Solução 100% Silicone não é a base de água, o sistema resiste bem à eventuais empoçamentos sem perder resistência e demais propriedades físicas.

 

Também é interessante levar em consideração que os raios UV são responsáveis pelo desgaste dos materiais em geral ao longo de anos de exposição. No caso do silicone, não há a degradação devido aos raios solares, mantendo sua propriedades ao longo do tempo.

 

Cura

emulsão acrílica x solução 100% silicone Fibersals

 

A cura dos materiais é um processo que normalmente determina a qualidade do produto final e a performance ao longo do tempo. Um exemplo bastante comum de como a cura pode determinar a qualidade do material é o concreto: o processo de cura do concreto deve ser feito com muito cuidado, principalmente com o objetivo de evitar trincas e fissuras e garantir resistências iniciais.

 

Um processo de cura demorado e complicado por vezes dificulta o processo, sendo mais trabalhoso e oneroso. A solução 100% Silicone se utiliza de uma cura umedecida, o que significa que a alta umidade do ar, na verdade, é um ponto favorável. A cura é rápida, e não existe risco de “lavagem” da superfície.

 

Conclusão

emulsão acrílica x solução 100% silicone Fibersals

 

É sempre importante frisar que a impermeabilização de uma edificação não deve ser encarada como algo “simples”, um serviço opcional que nem sempre precisa ser realizado ou pior ainda: ser executado sem conhecimento.

 

Os sistemas de impermeabilização existem para proteger os elementos estruturais contra os ataques de umidade e da infiltração, que podem trazer tantos problemas como mofo, bolor, desplacamento, corrosão de armaduras e toda sorte de patologias que têm o potencial, em casos extremos, comprometer a segurança estrutural de toda a edificação.

Leia:

 

Portanto, o planejamento e execução de sistemas de impermeabilização é um trabalho para profissionais e empresas especializadas. São eles que irão avaliar a situação e escolher a melhor ação a ser tomada, dadas as tecnologias disponíveis.

 

A Solução 100% Silicone é uma novidade no mercado nacional, e pode ser o sistema mais adequado para os problemas de infiltração da sua edificação. Entre em contato para saber mais e receber um orçamento gratuito.

Comentários

Comments are closed.