Manta aluminizada x Solução 100% Silicone

Existem diversos tipos de sistemas de impermeabilização disponíveis no mercado, sendo que para cada situação e elemento estrutural da edificação há aquele que é mais indicado. Além disso, o emprego das mais diversas tecnologias de impermeabilização tem as suas características específicas, manutenção e garantia.

 

Quando o assunto é impermeabilização de áreas sem circulação de pessoas e objetos, dois tipos de sistemas podem ser utilizados: a manta asfáltica aluminizada e a Solução 100% Silicone. Aqui vamos entender mais a fundo como funciona cada um deles e fazer um comparativo entre as duas tecnologias.

 

O que é:

 

Manta Aluminizada

manta aluminizada impermeabilização

 

As mantas, de maneira geral, são materiais asfálticos com armaduras diversas que são aderidos às superfícies estruturais com o objetivo de impermeabilizá-las e protegê-las contra o ataque da umidade. O concreto é um material poroso, e por essa razão a água pode percolar por entre os seus poros e trazer todo tipo de patologias.

Veja também:

 

Existem diferentes tipos de mantas disponíveis no mercado, e cada uma com uma técnica específica de aplicação.

A manta aluminizada (também conhecida como manta alumínio) é um tipo de manta que possui uma camada de alumínio na face superior, que é utilizada como acabamento final em áreas sem trânsito.

 

Essa é uma informação importante, pois as mantas asfálticas tradicionais – que não possuem lâminas específicas na face superior – não podem ficar expostas, pois não possuem resistência mecânica e há o risco de perderem suas propriedades de impermeabilização. Sendo assim, é preciso executar algum tipo de revestimento (contrapiso, por exemplo) para proteção.

 

A lâmina de alumínio permite que a impermeabilização com esse tipo de manta seja feita em áreas externas, porém, em locais sem trânsito de pedestres.

O uso da manta aluminizada é recomendado em “áreas de cobertura com inclinações não superiores a 30%, tais como: cúpulas, abóbadas, etc. É recomendada para estruturas de pequenas deformações” (MORAES, 2002, p. 24).

 

O fato de não ser necessário revestimento é uma vantagem, especialmente quando se trata no peso extra que ele pode adicionar às estruturas.

 

Solução 100% Silicone

solução 100% silicone impermeabilização x manta aluminizada

 

A Solução 100% Silicone é um sistema de impermeabilização diferente da manta asfáltica.

É um produto de alta tecnologia e com alto teor de sólidos, e diferentemente de outros tipos de impermeabilização, o produto que é aplicado é o que efetivamente terá a função de proteger a edificação. Dessa forma, não são necessários revestimentos, longa espera para cura de materiais, e também não está suscetível às falhas dos produtos diluídos em água.

 

É bastante comum que sistemas de impermeabilização falhem ao longo dos anos, seja por falta de manutenção adequada, falhas durante o processo de instalação ou mesmo desgaste natural dos materiais. Nesse cenário, a Solução 100% Silicone é uma grande aliada, pois pode ser aplicado sobre estruturas preexistentes.

 

Este tipo de sistema é indicado para reformas e para reparos em estruturas com problemas de infiltração, e deve ser executado em locais com baixo nível de tráfego de pessoas (eventual tráfego para manutenção é permitido). Dessa forma, os locais mais indicados para aplicação são telhados, calhas, rufos, lajes de cobertura, marquises. Veja detalhes sobre as áreas de aplicação.

 

Principais semelhanças: Manta Aluminizada x Solução 100% Silicone

solução 100% silicone impermeabilização x manta aluminizada
Manta aluminizada

 

  • Ambos são sistemas de impermeabilização flexíveis

Na classificação de sistemas de impermeabilização entre rígidos e flexíveis, os dois sistemas se enquadram na segunda opção. Isso significa que são capazes de acompanhar as movimentações das estruturas e podem ser aplicados em locais expostos ao sol.

 

  • Devem ser aplicados em locais sem tráfego de pessoas

Os sistemas não requerem acabamento ou revestimento, e por isso devem ser aplicados preferencialmente em áreas onde não haja tráfego de pessoas, como telhados, lajes de cobertura, calhas e afins.

 

  • Possuem propriedades de isolamento térmico

Ambas possuem propriedades de isolamento térmico, quando aplicadas em telhados e coberturas. No caso da Solução 100% Silicone, a economia gerada aos custos com refrigeração interna pode chegar a 35%.

 

Principais diferenças: Manta Aluminizada x Solução 100% Silicone

solução 100% silicone impermeabilização x manta aluminizada
Solução 100% Silicone

 

  • Forma de aplicação

Manta asfáltica aluminizada: Pré-fabrica e aplicado por imprimação com asfalto (à quente) ou material autoadesivo

Solução 100% Silicone: Aplicado líquido por profissionais especializados

 

A forma de aplicação é bem diferente nos dois tipos de sistemas.

No caso da manta aluminizada, ela segue os métodos tradicionais de aplicação de manta, com a regularização, limpeza, aplicação do primer, aplicação da manta, com a diferença que não é necessário o revestimento para proteção. A NBR 9574 recomenda que os cantos devem estar em meia-cana, e que haja uma sobreposição mínima de 10cm.

É muito importante frisar que para garantir a qualidade desse tipo de sistema é necessário que o serviço seja executado por empresas e profissionais experientes. Caso contrário, a durabilidade pode ser seriamente comprometida.

 

A Solução 100% Silicone é aplicada líquida, o que permite que a execução do serviço seja rápida e segura. É realizada por profissionais treinados e qualificados, por uma empresa especialista em impermeabilização desde 1985.

 

  • Emendas e juntas

Manta asfáltica aluminizada: Ocorre

Solução 100% Silicone: Não ocorre

 

A sobreposição mínima de 10 cm recomendada pela norma para a manta aluminizada é uma medida para minimizar os riscos de falhas nas juntas do material, que devem ser bem aderidas umas às outras, com a técnica adequada. Quando o serviço é executado de maneira incorreta, as juntas de sobreposição são pontos críticos mais suscetíveis às falhas devido às movimentações térmicas.

 

Por se tratar de um material aplicado de forma líquida, moldado no local, a Solução 100% Silicone não apresenta juntas ou emendas de sobreposição. Além disso, como é um material de alta elasticidade, é capaz de suportar as movimentações térmicas das estruturas.

 

 

  • Preparação do substrato

Manta asfáltica aluminizada: descarte em local específico

Solução 100% Silicone: pode ser aplicado sobre estrutura preexistente

 

Uma das diferenças mais importante em relação aos dois tipos de sistema de impermeabilização é a preparação da área que vai ser refeita. A manta asfáltica aluminizada não pode ser descartada em locais comuns, e por vezes, o custo para o correto descarte desse material ultrapassa os valores de um novo sistema. Além disso, é um trabalho que, além de gerar bastante entulho, toma muito esforço e tempo.

 

A Solução 100% Silicone pode ser aplicada sobre a estrutura, inclusive sobre outros tipos de sistemas de impermeabilização que apresentam falhas, não havendo a geração de entulho e maiores transtornos.

Outra vantagem, especificamente para coberturas de indústrias com maquinários diversos, é a possibilidade de refazer a impermeabilização sem a retirada de equipamentos, reduzindo consideravelmente os prejuízos com a parada fabril.

 

  • Garantia e durabilidade

Manta asfáltica aluminizada: depende do aplicador

Solução 100% Silicone: 15 anos de garantia

 

A manta asfáltica aluminizada é vendida em rolos e aplicada por diversas empresas, que oferecem mão-de-obra com qualificação diferente, valores diferentes e, também, tempos de garantia diferentes. Comumente, é oferecido um prazo de garantia de 5 anos, podendo variar para mais ou para menos.

A durabilidade é influenciada pela qualidade do material aplicado e, principalmente, pela qualidade da mão-de-obra de aplicação, que varia de empresa para empresa.

 

Já a Solução 100% Silicone é aplicada pela Fibersals, uma empresa com mais de trinta anos de experiência em impermeabilização. A aplicação é feita por funcionários treinados e qualificados, sendo oferecida uma garantia de 15 anos contra infiltrações.

Testes mostram que o Silicone utilizado mantém ótimo desempenho mesmo após 20 anos de exposição aos raios UV.

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização com a Solução 100% Silicone


 

Para saber mais sobre mantas asfálticas, você pode seguir algumas leituras:

 

OLIVEIRA, Michel Vinícius Takahashi de. Avaliação das causas e consequências das patologias dos sistemas impermeabilizantes: um estudo de caso. 2015. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado – Engenharia Civil) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/139165>.

 

ROCHA, Guilherme da Silva. Diagnóstico do uso de impermeabilização com mantas asfálticas na região da grande Porto Alegre. 2016. 114 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Engenharia Civil) – Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/159643>.

 

 

Referências utilizadas neste post:

 

MORAES, Claudio Roberto Klein de. Impermeabilização em lajes de cobertura: levantamento dos principais fatores envolvidos na ocorrência de problemas na cidade de Porto Alegre. 2002. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2002. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/2708>.

 

A Fibersals é pioneira no Brasil na impermeabilização com a Solução 100% Silicone. Para saber mais, entre em contato e agende uma visita.

Comentários

Comments are closed.