Tudo o que você precisa saber para se livrar das infiltrações em 4 passos

Semelhantes a uma erva daninha, só que das construções, as infiltrações são responsáveis por estragos em escalas inimagináveis. Mais que temê-las, você precisa saber como lidar com elas e, para isso, só conhecendo o inimigo bem de perto.

Identificar a causa, entender a região infiltrada, aplicar a técnica adequada e prevenir são os quatro passos fundamentais para encarar de frente o problema e da forma menos traumática possível.

Identificando a causa

Ao notar o aparecimento de infiltrações, a atitude número um é descobrir a origem do problema.

Nem sempre as infiltrações acontecem no local direto onde surge a umidade. Elas podem ser provenientes de um sistema distante da manifestação externa do mofo e bolor.

Algum cano pode ter estourado, uma telha quebrado, a água pode subir do solo e você precisa descobrir a origem da umidade que brota na infiltração para efetuar o reparo e, posteriormente, impermeabilizar a região superficial afetada. Ah, e importante: impermeabilizar o que mais for possível no local da origem do vazamento, assim, previnem-se outros sustos em dias futuros. Quer saber mais? Veja todos os nossos posts sobre infiltração.

Principais tipos de infiltração e possíveis soluções

infiltrações como se livrar

Infiltrações causadas pela chuva

Após alguns anos, o muro ou a fachada ficam mais suscetíveis à exposição da chuva. Não é incomum que estruturas externas deixem passar umidade de águas pluviais para as áreas internas da edificação.

Além do desgaste natural, que gera rachaduras, imóveis que passaram por reformas recentes podem adquirir fendas que facilitam a entrada de água, gerando mofo e bolor interno.

SOLUÇÃO: Para infiltrações com sentido externo para interno, apenas soluções tradicionais, ou seja, que exigem reparo total da superfície, são aplicáveis. Por isso, antes de produtos para impermeabilização, deve acontecer a raspagem do bolor e umidade. A refeitura da argamassa é opcional, pois já existem no mercado produtos impermeabilizantes que desempenham esse papel, exigindo apenas a pintura posterior.

Saiba mais:

 

Infiltração na laje

Infiltrações por conta da água acumulada na laje são as mais comuns em uma construção e costumam, quando não tratadas adequadamente, deixar sequelas e grandes prejuízos.

Elas são capazes de afetar a estrutura do teto e paredes internas do imóvel, trazem danos estruturais graves e até mesmo comprometem definitivamente as edificações.

SOLUÇÃO: Primeiro é preciso consertar a origem do problema. Sanado o vazamento, você vai precisar impermeabilizar a região afetada externamente. A melhor opção para a impermeabilização de lajes com trânsito são as modernas técnicas com poliéster flexível. Já para lajes sem trânsito, indicamos a Solução 100% Silicone.

Quer saber mais sobre infiltração na laje? Veja:

 

Infiltração no telhado

Apesar dos telhados serem construídos com inclinação preventiva contra entrada de água, chuva e vento podem abalar a estrutura ou quebrar telhas, causando goteiras e vazamentos.

Os vazamentos também podem ocorrer por conta de telhados construídos com desnível ou falta de manutenção.

Algumas telhas são feitas de materiais que tendem a acumular água. Consulte sempre um especialista a respeito para, depois, não ter problemas de goteiras e infiltrações ocasionadas por água retida dentro das telhas.

SOLUÇÃO: Em caso de telhas quebradas, é preciso trocar as telhas com problema. Depois de promover a substituição, as próprias telhas devem ser impermeabilizadas. Assim, o imóvel fica mais protegido. A Solução 100% Silicone oferecida pela Fibersals é ideal para impermeabilizar telhados.

Saiba mais:

 

Infiltração que vem do solo

Em terrenos úmidos ou em locais onde ocorre acúmulo de água da chuva no solo, é comum encontrar infiltrações estruturais resultantes da umidade dos alicerces que sobem da terra.

SOLUÇÃO: Será preciso injetar, através de furos projetados na parede, produtos a base de silicatos, que enrijecerão a estrutura, deixando a umidade de fora.

 

Calhas entupidas

Calhas podem ser obstruídas por folhas e outros dejetos, gerando infiltrações. Tome cuidado com a manutenção desse elemento que gera goteiras em paredes e umidade na parte externa e interna da casa.

SOLUÇÃO: Em caso de infiltrações de fora para dentro, apenas soluções tradicionais são possíveis. A feitura do reparo deve ser semelhante aos casos de infiltrações por conta da chuva.

Saiba tudo sobre calhas:

 

Infiltrações em janelas e soleiras

Chuva forte pode causar infiltração na parte interna de janelas e soleiras, causando queda de reboco, estufamento de tinta e mofo, prejudicial à saúde de todos.

O problema pode ser resultado de uma vedação feita de forma inadequada ou problema na pingadeira, superfície instalada na soleira da janela, que escoa a água da chuva e deve ser colocada em ângulo que não permita que a água entre dentro do imóvel.

SOLUÇÃO: É preciso fazer a vedação adequada da janela, com a aplicação de um selante. Para o caso de pingadeira em ângulo inadequado, recomenda-se, primeiro, a substituição da peça antes da aplicação do selante impermeável em todas as frestas e cantos da janela.

 

Infiltrações em pisos de instalações como cozinhas industriais e frigoríficos

A palavra de ordem para espaços expostos à água no funcionamento diário é impermeabilização. Impermeabiliza-se para evitar que a região não seja infiltrada pela água que escorre e para que vazamentos dessa região não afetem outros espaços da casa.

SOLUÇÃO: o Sistema de poliéster flexível desponta como opção número um para espaços sujeitos à água constantemente. Além de todas as vantagens, a resistência em ambientes industriais é elevada em relação a outros métodos. Mesmo sob efeitos de raios UV, altas e baixas temperaturas, incluindo ciclos de gelo e degelo, frequente tráfego de carga pesada, o material apresenta adaptabilidade e durabilidade garantida.

Veja outros posts sobre o tema:

 

Infiltração por enxurradas: o problema das grandes cidades

Infelizmente, grande parte das cidades do Brasil passa por problemas de enxurradas. Se impermeabilizar é preciso, em locais sujeitos a enchentes e enxurradas, a importância de impermeabilizar todos os cantos da casa é fundamental e pode sair MUITO mais barato do que o prejuízo posterior.

SOLUÇÃO: Se esse é o seu caso, contrate uma empresa especializada em impermeabilização para avaliar quais os tipos mais adequados para cada região da casa. Se a sua casa está se recuperando de uma inundação, pesquise e consulte o técnico em impermeabilização sobre a necessidade de obras e da aplicação de métodos convencionais ou de fibras modernos e mais duráveis, porém não aplicáveis em espaços específicos (telhas, canos, etc).

 

Ainda tem dúvidas? Veja:

 

Evitando infiltrações: sobre prevenção

  • Na hora de construir a sua casa, tente não edificá-la no muro de divisa com o vizinho. Nunca se sabe o que há do outro lado e como o vizinho vai reagir caso surja um problema que ele precise consertar.
  • Fique atento à condição das telhas. Telha quebrada pode causar infiltração nas paredes, pois a água pode descer parede abaixo.
  • Quando estiver construindo, use um impermeabilizante próprio nos alicerces estruturais para evitar infiltrações que sobrem dali para as paredes ou pisos. Alguns produtos disponíveis no mercado são próprios para acrescer ao cimento e areia. Podem, também, ser uma boa opção para proteger a parede da umidade que vem do solo.
  • Mantenha as calhas sempre limpas para que não haja entupimento e acúmulo de água.
  • Em locais com incidência de muita chuva e ventos, faça a amarração das telhas. Assim, em caso de grandes ventos ou chuva, menor é a chance de destelhamento e água dentro da estrutura.
  • Evite construir piscinas muito próximas às paredes.
  • Impermeabilize reservatórios de água. O poliéster flexível é uma ótima opção para que a água da caixa d´água não afete lajes, pisos e paredes inferiores.

Impermeabilização não é um bicho de sete cabeças se você tem a ajuda da Fibersals. Fale conosco sobre o seu problema e solicite um orçamento.

Comentários

Comments are closed.