Manutenção das calhas do condomínio: 4 dicas para deixar tudo em dia

Um exemplo de item que deve sempre ser revisado no condomínio é a manutenção das calhas.

As calhas visam garantir um destino correto para a água da chuva. Ao longo do tempo, é comum que elas sejam obstruídas por folhas, sujeira, poeira acumulada, pedras e pequenos galhos. Com o aumento das chuvas por conta do clima no verão, pode aparecer uma infiltração ou uma água parada em lugar indevido por conta de algum problema de instalação ou manutenção.

A impermeabilização das calhas é uma solução que pode resolver o problema de infiltração em calhas de alvenaria de forma definitiva.

 

4 dicas para fazer a manutenção das calhas corretamente

manutenção das calhas do condomínio infiltração em calhas

1. Frequência de limpeza

Em condomínios, a frequência da manutenção depende de vários fatores como a localização – próximos a árvores ou não – e até mesmo do comportamento dos condôminos. Muitas vezes pequenas sujeiras descartadas pelas janelas e sacadas vão se depositando nas calhas e aumentam a necessidade de manutenção e uma maior periodicidade de execução desse serviço.

Essa avaliação pode ser feita com mais detalhes por um prestador de serviços especializado.

 

2. Contratação de serviços

O mais importante, independentemente da frequência, é garantir que o serviço seja executado por uma empresa especializada. Isso devido à qualidade do serviço que, quando realizado por bons prestadores, incluem uma garantia e o uso de produtos adequados. Além disso, é importante que a atividade seja executada com segurança e seguindo as normas específicas deste tipo de trabalho, evitando problemas futuros para o condomínio. Veja:

 

3. Limpeza

Além de afetar a limpeza, a estética e a estrutura do condomínio, as calhas sem manutenção podem inclusive gerar doenças. Por isso, fique atento à manutenção delas em seu condomínio.

Um exemplo? A campanha contra a dengue e o mosquito responsável pela sua disseminação, o Aedes Aegypti, continua, e faz um alerta sobre a água parada – seja em vasos de plantas, pneus, caixas d’água destampadas e afins. Porém, não se fala muito na água parada gerada por calhas sem manutenção, mas esse ambiente também pode se tornar um criadouro de larvas e mosquitos. Portanto, vale a pena ficar atento.

 

4. Redução de custos e preocupação ambiental

Você já pensou que a limpeza das áreas comuns como estacionamento, playground, calçadas, entre outros espaços, pode ser feita sem gastar a água do condomínio? Sim, aproveitando a água da chuva, é possível gerar economia, além de claro, contribuir com o consumo sustentável da água, contribuindo para evitar racionamentos.

A destinação da água captada pela calha para uma cisterna permite esta utilização, após a filtragem, para todos os fins relatados acima. Mas, para isso, também é importante contratar empresas especializadas e em concordância com o trabalho executado na manutenção das calhas. Dê preferência às empresas que atuem em conjunto para que o sistema seja bom para captação e para a destinação correta e mais adequada da água da chuva. Assim, o que era uma dor de cabeça e fonte de reclamação passa a ser fonte de sustentabilidade e economia para os condôminos. Saiba mais:

 

Impermeabilização é uma boa solução para calhas de alvenaria

Essa nem sempre é uma etapa considerada na construção dos condomínios, mas a impermeabilização das calhas em alvenaria pode ser agregada em obras posteriores. Esse processo garante o aumento da durabilidade da construção e diminui a necessidade e frequência da manutenção.

A umidade e a água mal canalizada nas calhas podem originar infiltrações, mofo e outros problemas que podem ser difíceis de consertar. Ao impermeabilizar as calhas de alvenaria com os produtos e prestadores de serviços adequados, tudo isso pode ser minimizado.

 

Entenda como acabar com as infiltrações na calha:

 

Os sistemas de impermeabilização oferecidos pela Fibersals possuem garantia de 15 anos. A empresa tem experiência de mais de 30 anos no mercado nos serviços de impermeabilização de calhas e outras estruturas. Conheça algumas das obras já realizadas pela empresa.

Comentários

Comments are closed.