6 motivos para investir em impermeabilização predial

Mais que a solução para problemas causados por infiltrações ou uma manutenção de rotina, a impermeabilização é um investimento preventivo. Se você analisar a relação custo/benefício deste serviço, terá a certeza de que vale a pena fazer. A chamada impermeabilização predial pode ser feita na laje, caixa d’água, piscina, floreiras, marquise, piso de garagem, calhas, terraços das coberturas e sacadas.

 

Escolha uma empresa especializada e não deixe para amanhã contar com isso no seu condomínio.

 

Veja aqui 6 motivos para investir em impermeabilização predial

 

 

1. Planejamento e economia

Você não quer ser pego de surpresa por condôminos reclamando de sinais de bolor, infiltração, desplacamento e corrosão, certo?

 

Quando esses problemas aparecem inesperadamente, precisam ser corrigidos com urgência e demandam tempo e recursos financeiros que sempre são escassos no dia dia de um síndico.

A impermeabilização feita antes que estas situações ocorram pode ser planejada com calma evitando prejuízos maiores ao condomínio.

 

Saiba mais:

 

2. Vida útil prolongada

Os sistemas impermeabilizantes são essenciais para a garantia da vida útil das estruturas.

A impermeabilização predial funciona como uma capa protetora, impedindo infiltrações e a ação corrosiva da água. Fazendo isso, esta vida útil pode ultrapassar a 20 anos, isso sem falar de outros serviços de manutenção e obras corretivas que podem aumentar ainda mais este prazo.

 

Veja:

 

impermeabilização predial

 

3. Ações da natureza

Principalmente no Brasil, devido ao clima, à vegetação e ao tipo de solo, existe a atuação dos chamados agentes naturais de degradação.

Ou seja, seu condomínio pode estar próximo à orla marítima, sofrer com grandes variações de temperatura, conforme a região onde se localiza e também ser vítima de altos índices pluviométricos.

 

Lembrando que a água ainda é o principal elemento provocador da degradação das construções porque age como veículo condutor de ácidos, sais, álcalis e outras substâncias nocivas.

 

Entenda:

 

4. Renovação total

Muitos prédios já têm quase ou mais de 60 anos. Não tem como estas obras antigas não precisarem de uma impermeabilização.

Mesmo que apresente uma pequena infiltração, é uma tremenda roubada agir em apenas um pequeno trecho próximo da área mais afetada.

 

A impermeabilização completa é capaz de renovar tudo e oferecer, desta forma, uma solução mais definitiva aos condôminos.

Veja ainda:

 

5. Impermeabilização predial sem quebrar o piso

Existe hoje no mercado uma solução definitiva de impermeabilização predial, que oferece 15 anos de garantia e é aplicada diretamente sobre o piso existente, formando um novo piso, já com acabamento.

 

Tudo é feito por uma equipe especializada, sem transtorno, sem quebrar e sem entulho.

O serviço é realizado mais rapidamente quando comparado a métodos convencionais, uma vez que não é necessário quebrar o piso existente.

Este sistema apresenta uma resistência superior podendo ser aplicado em locais com grande fluxo de pessoas e veículos, como corredores e garagens, por exemplo.

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização sem quebradeira


 

6. Garantias dão segurança

Quanto maior a obra, maior é a preocupação no momento da contratação.

 

As empresas sérias que oferecem serviços de impermeabilização apresentam ao cliente uma série de documentos e programas que são indispensáveis e obrigatórios para a execução de um trabalho seguro e de acordo com a legislação vigente.

 

Alguns exemplos são:

  • Normas NR6 (Treinamento de Utilização de EPIs), NR33 (Trabalho confinado – essencial para impermeabilização em caixas d’água por exemplo), NR35 (Trabalho em altura);
  • Avaliação Quantitativa de Riscos Químicos;
  • Seguro RC – Seguro de responsabilidade Civil geral, com cobertura para acidentes ou incidentes ocorridos nas dependências do condomínio, inclusive prevendo cobertura de danos que eventualmente possam ser causados ao imóvel e cobertura sobre qualquer acidente que ocorrer com seus funcionários, isentando o cliente de qualquer responsabilidade.

 

Estes documentos dão muita segurança para quem está contratando. Para saber tudo sobre eles, leia nosso post sobre o assunto.

Impermeabilização predial: quais as áreas mais afetadas pelas infiltrações?

impermeabilização predial

Em um edifício, são diversas as áreas expostas às intempéries e a riscos de vazamentos e infiltrações. Veja algumas das áreas mais comumente afetadas:

 

Lajes prediais

Em condomínios, é muito comum ver amplas lajes utilizadas como áreas de lazer.

Como estão constantemente expostas às variações climáticas e às chuvas, são algumas das áreas mais propensas a apresentar infiltrações do edifício.

 

Veja nosso post completo sobre o assunto e entenda como impermeabilizar a laje do seu condomínio:

 

Terraços

Outra área constantemente exposta às intempéries é o terraço, presente, normalmente nos apartamentos de cobertura do edifício.

Quando sofrem com infiltrações, além dos tradicionais transtornos, podem causar ainda desavenças entre os moradores, já que a água infiltrada pode se apresentar na forma de goteiras no andar inferior.

 

Veja:

 

Marquises

Talvez um dos elementos mais negligenciados quando o assunto é impermeabilização predial, a marquise sofre tanto quanto as lajes e terraços com infiltrações.

 

Tamanha é a negligência que diversas cidades brasileiras adotaram legislações específicas sobre a manutenção das marquises, que podem causar sérios acidentes se não receberem a impermeabilização e a atenção adequadas.

 

Entenda:

 

Calhas de alvenaria

Geralmente, as calhas só recebem atenção quando ocorrem sérias infiltrações, causando goteiras e prejuízos.

Porém, para garantir o sucesso da impermeabilização predial, elas não podem ser esquecidas.

 

Veja:

 

Paredes

A infiltração nas paredes é bastante comum nos condomínios e, ainda que quase sempre o resultado visual seja o mesmo (mofo, bolor e descascamento da pintura), suas causas podem ser variadas.

 

Saiba mais:

 

Caixas d’água e cisternas

Todo reservatório de água é propenso a infiltrações.

Nos edifícios, as caixas d’água e cisternas abastecem um grande número de pessoas, e quando a impermeabilização predial for realizada, é preciso ficar atento também à qualidade da água.

 

Procure saber se o sistema de impermeabilização, além de resolver definitivamente as infiltrações, é apropriado para o contato com a água, ou se outras medidas devem ser tomadas junto com a impermeabilização para garantir a segurança de todos.

 

Veja estes posts sobre o assunto:

 

Piscinas

Nas piscinas, as infiltrações são denunciadas pela baixa no nível da água. Mas como saber se esse sintoma não foi causado somente pela evaporação em um dia de calor excessivo?

 

Saiba tudo sobre o assunto:

 

Gostou de saber quais os motivos que você tem para fazer um investimento em impermeabilização? Ficou interessado no sistema definitivo que citamos? Então acesse agora o site da Fibersals e saiba tudo sobre a solução definitiva para as infiltrações!

Comentários

Comments are closed.