Seu guia completo sobre impermeabilização de terraço

A seleção de uma boa impermeabilização de terraço começa por entender as particularidades da área. Isso porque os terraços, assim como as varandas e as sacadas, são áreas de lazer expostas às intempéries. Estas características exigem que o sistema escolhido para a impermeabilização do terraço seja, ao mesmo tempo, flexível e resistente ao trânsito de pessoas.

 

Além disso, outros aspectos precisam ser avaliados, como o tipo e a fase da edificação (é um apartamento ou uma casa? está em construção ou já foi construído? já tem piso, ou ainda não foi instalado?). Temos, ainda, as necessidades estéticas do local, e as expectativas sobre a obra.

 

Por estes motivos, preparamos este guia completo dedicado à desmistificar a impermeabilização de terraços e ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

Confira!

 

 

Impermeabilização de terraço precisa ser flexível

 

As opções de sistemas de impermeabilização no mercado nacional são bastante diversas. Sendo assim, é preciso entender as diferenças e ir eliminando as alternativas inadequadas.

 

Não se engane pelas dimensões do seu terraço. Ainda que a área não seja tão grande, por estar exposta às intempéries (especialmente em um clima tropical como o do Brasil), há movimentação estrutural significativa. Por este motivo, o sistema de impermeabilização a ser escolhido deve ser flexível (e não rígido).

 

Saiba mais sobre impermeabilização flexível.

 

Impermeabilizar terraço transitável requer que o sistema tenha resistência mecânica ou seja protegido

 

Já explicamos detalhadamente em outro post sobre as particularidades da resistência mecânica em impermeabilização.

 

Em resumo,

 

A resistência mecânica de uma sistema impermeabilização relaciona a capacidade deste material de resistir aos esforços sem sofrer deformações, cortes, aberturas, rasgos ou qualquer tipo dano que comprometa a integridade física do sistema, deixando pontos desprotegidos por onde a água possa se infiltrar.

 

Ou seja, por haver tráfego de pessoas nos terraços (já que são áreas de lazer), ele deve resistir ao pisoteamento, bem como à fricção causada por móveis, sem que seja danificado.

 

Em casos de terraços impermeabilizados com manta asfáltica (que é um sistema com baixa proteção mecânica), os mesmos devem ser protegidos com contrapiso e aplicação de piso. Já na impermeabilização de terraços com sistemas resistentes, como o Poliéster Flexível, o mesmo pode ficar exposto.

 

Tipo e a fase da edificação devem ser avaliados na escolha

impermeabilização de terraço

 

O tipo do imóvel (residencial – seja casa ou apartamento – ou comercial / industrial) implica principalmente no uso do terraço a ser impermeabilizado.

Já a fase da edificação (se é um imóvel em construção ou já construído e em uso) determina o nível de transtorno ao optar por uma ou outra opção de sistema impermeabilizante.

 

Imóveis residenciais e comerciais

 

Casas oferecem a opção de cobrir o terraço mais facilmente, enquanto em apartamentos a solução requer aprovação em assembleia, o que torna o processo um pouco mais complicado. Ainda, optar por cobrir o terraço com telhado pode não ser a melhor opção.

 

Por este motivo, o foco é a impermeabilização de terraço descoberto.

 

Fase da edificação impacta no custo da impermeabilização

O terraço está em construção, ou é um imóvel já em uso? Isso impacta não só no transtorno (ou não) que pode ser causado pela aplicação da impermeabilização escolhida para o terraço como no valor.

 

… o custo de uma impermeabilização na construção civil gira em torno de 1% a 3% do custo total da obra. Entretanto, este valor pode variar entre 5% e 10% quando a impermeabilização não atender o seu objetivo, apresentando defeitos.

(Porcello, 1998 apud Moraes, 2002)

 

Isso significa que uma reforma de impermeabilização em terraço pode custar de 3,3 a 5x mais do que quando o mesmos sistema é aplicado na fase de construção.

 

Impermeabilização de terraço: qual o preço por m²?

 

O custo da impermeabilização varia conforme o sistema escolhido, a fase da edificação e condições técnicas do terraço (ele é fácil de acessar? tem guarda-corpo ou há risco de queda? etc.).

 

As associações de aplicadores e fabricantes dos chamados “métodos tradicionais” de impermeabilização estimam o custo da aplicação por volta de 6% do CUB (Custo Unitário Básico). Isso, é claro, para obras novas.

Como vimos anteriormente, em uma reforma, o preço é de 3,3 a 5x maior.

 

Veja como calcular uma estimativa de preço para a impermeabilização de terraço com métodos tradicionais:

 

  1. Pesquise por “CUB”, seguido da UF do seu estado. Exemplos: CUB SP, CUB RJ, CUB RS,…
  2. Você provavelmente será direcionado ao site do SindusCon do seu estado, onde consta a tabela CUB para todos os tipos de construção
  3. Procure na tabela o código “R 1-N”, correspondente a uma Residência Unifamiliar de padrão Normal
  4. Multiplique o valor do CUB por 6% para saber qual o custo médio em uma construção nova
  5. Multiplique o resultado por 3,3 e também por 5 para saber a faixa de preço esperada em uma reforma

 

Outros sistemas terão valores (e características) diferentes, mas este já é um bom começo para ter uma ideia de qual é o valor de mercado das soluções tradicionais.

 

Se você procura por uma estimativa de preço do Sistema Fibersals em poliéster flexível para seu terraço, fale com nossa equipe.

 

Como impermeabilizar laje de terraço?

 

Seja em uma construção ou uma reforma, uma boa prática é contratar uma empresa especializada em impermeabilização. Isso porque a maioria das falhas são decorrentes de erros na aplicação dos materiais, e é melhor destinar esta fase tão importante a profissionais qualificados.

 

Manta asfáltica para terraço em construção

impermeabilização de terraço com manta asfáltica

 

Quando se trata de uma construção, em que a impermeabilização será aplicada antes do contrapiso, o mais comum é a aplicação de manta asfáltica.

 

Este é um sistema de impermeabilização que precisa ser aplicado antes do contrapiso, por não ter resistência mecânica superficial.

Ainda que seja um material facilmente encontrado em grandes lojas de construção, não tente aplicar você mesmo (nem contratar profissionais que não sejam qualificados).

 

É um sistema pré-fabricado, vendido em rolos, e geralmente aplicado a quente, com uso de maçarico para aderência dos rolos à laje. Se você tem interesse em conhecer o passo a passo completo, veja nosso guia sobre manta asfáltica.

 

Empresas sérias costumam oferecer 05 anos de garantia – o mesmo “prazo de validade” estimado pelos fabricantes.

 

Poliéster Flexível abaixo do contrapiso

impermeabilização de terraço com poliéster flexível antes do contrapiso

 

Ainda que não seja muito comum (já que o custo da manta asfáltica na fase de construção costuma ser mais baixo), é possível, sim, aplicar um sistema moderno e com 15 anos de garantia (com durabilidade estimada em mais de 30 anos) diretamente sobre a laje, abaixo do contrapiso.

 

Este sistema pode, ainda, ser aplicado diretamente sobre o contrapiso na fase de construção, dispensando a colocação de um revestimento (cerâmico ou porcelanato, por exemplo).

 

O Poliéster Flexível é um sistema desenvolvido pela Fibersals (em 1985!), aplicado em forma líquida e reforçado, tudo no local. Isso quer dizer que é um sistema sem emendas, também conhecido como monolítico.

É um compósito formado por resinas poliéster flexíveis de alto desempenho, reforçadas com poliéster tereftalato ou mantas roving.

 

Em aplicações abaixo do contrapiso, a camada de acabamento pode ser suprimida.

Já quando é aplicado sobre o contrapiso (ou sobre o piso – veja mais abaixo) recebe uma camada de acabamento que se funde quimicamente ao restante do sistema, sendo resistente ao trânsito de pessoas, às intempéries e aos raios UV.

A Fibersals oferece 15 anos de garantia, e é especialista em impermeabilização há mais de 35 anos, com atuação em todo o Brasil.

 

Como impermeabilizar terraço com piso?

A impermeabilização de terraços e varandas com piso pode ser mais complexa – ou tão simples quanto – a depender do método escolhido.

 

Métodos a evitar na impermeabilização de terraços

impermeabilização de terraço

 

Devem ser evitadas soluções com sistemas rígidos ou semi-rígidos de impermeabilização em terraços (incluindo a fibra de vidro, que tradicionalmente é feita com material não-flexível).

 

Para entender o problema, vale a pena conferir nosso material sobre compósitos na impermeabilização.

 

Além disso, devem ser evitados sistemas que não tem resistência mecânica e, portanto, não resistem ao tráfego, pisoteamento e leve arrastar de móveis. Aqui estão incluídos sistemas como 100% Silicone, emulsão acrílica, mantas expostas (como a aluminizada, por exemplo), entre outros.

 

Os métodos do tipo faça-você-mesmo tendem a ser soluções paliativas, ou seja, não duráveis. Ainda, é preciso ficar atento à garantia oferecida pelo aplicador (caso existente).

 

Impermeabilizante incolor para terraços? Cuidado!

impermeabilização de terraço incolor

 

No mercado brasileiro, há poucas alternativas que são apresentadas na versão incolor. Por aqui, geralmente são voltadas a criar uma película sobre o piso para evitar o acúmulo de sujeira, e não propriamente para impermeabilizar a área.

 

Em outros países, onde há alguma oferta, elas são do tipo faça-você-mesmo, e não se mostram adequadas ao clima tropical, podendo ser aplicadas somente em superfícies de no máximo 35ºC. Além disso, os próprios manuais dos fabricantes alertam que, para locais com requisito estético, devem ser realizados testes preliminares.

 

Ainda, é preciso ter cuidado, especialmente em terraços, com produtos que tornem as superfícies escorregadias ou que não resistam bem a produtos de limpeza.

 

Reforma com manta asfáltica

impermeabilização de terraço com manta asfáltica

 

Reformar a impermeabilização do terraço com manta asfáltica requer a quebra do piso e contrapiso, remoção da manta asfáltica antiga, remoção do entulho e limpeza para, só depois, começar tudo de novo: aplicação da manta asfáltica, camada separadora, novo contrapiso, e novo piso.

 

A partir daí é que podem ser recolocados os móveis na área, para que seja usada novamente.

 

Não é um processo muito rápido, e gera, além do entulho, bastante sujeira. O entulho, que já causa transtornos em casas, é especialmente problemático em apartamentos, já que deve ser transportado até a caçamba no nível da rua.

 

impermeabilização de terraço com manta asfáltica

 

Além disso, todas as características que citamos acima continuam válidas. Veja a seção acima sobre Manta Asfáltica.

 

Impermeabilização de terraços com poliureia

impermeabilização de terraço com poliureia

 

A impermeabilização com poliureia parece uma opção atrativa por não requerer a quebra do piso, não gerando entulho.

 

Apesar de ser um material com resistência mecânica e quimicamente sofisticado, a poliureia pode não ser a melhor opção para terraços. Isso porque, segundo especialistas, a tecnologia

 

não é recomendada para locais com alta frequência de chuvas; regiões com fortes ventos; em obras onde não há liberação integral das áreas, com execução por trechos e com controle de qualidade nada rigoroso; além de substratos em que as temperaturas atinjam entre 45º e 50ºC

Fonte: AECweb

 

Tomando isso em consideração, raramente um piso de terraço no Brasil, em um dia de sol intenso, não atingirá 45ºC. Ainda, os terraços são impermeabilizados justamente por estarem expostos às chuvas, geralmente com alta frequência (característica do nosso clima tropical).

 

Além disso, sendo uma área de lazer, o acabamento fica prejudicado, já que só está disponível em cor única.

 

Impermeabilização de terraços e varandas com Poliéster Flexível

impermeabilização de terraço poliéster flexível

 

Se você já mora no imóvel, ou se comprou o imóvel usado e, antes de se mudar, percebeu que há infiltração no terraço, o Poliéster Flexível é a solução mais adequada.

 

Um compósito de resina poliéster flexível, reforçada no local com poliéster tereftalato ou mantas roving, forma uma camada monolítica sobre o terraço, envelopando piso, rodapés, ralos e demais estruturas. Não há emendas.

 

impermeabilização de terraço poliéster flexível

 

O acabamento é parte do próprio sistema, se fundindo quimicamente com a camada estrutural. Pode receber acabamento antiderrapante (ou não), conforme desejo do cliente. As possibilidades são inúmeras. A Fibersals oferece, ainda, agregados minerais e/ou sintéticos que, adicionados à camada de acabamento, imitam pedras naturais, com visual sofisticado.

 

Esta camada de acabamento é resistente às intempéries e aos raios UV. E, claro, tem resistência mecânica superficial, sendo ideal para áreas transitáveis.

 

Veja alguns motivos para impermeabilizar seu terraço com poliéster flexível:

impermeabilização de terraço poliéster flexível

 

  • Não é preciso quebrar o piso – o sistema é aplicado sobre a superfície existente;
  • Não gera entulho e obras longas com barulho – é aplicado, em geral, 6x mais rápido do que sistemas tradicionais;
  • É aplicado por profissionais qualificados, pela empresa criadora do sistema, que tem mais de 35 anos de experiência;
  • Pode receber diversas opções de acabamento, inclusive imitando pedras naturais;
  • Tem garantia de 15 anos e vida útil estimada em mais de 30 anos;
  • Adiciona somente 3 a 5mm de espessura sobre o piso, não sendo necessário realizar ajuste de esquadrias.

 

O Sistema é aplicado em todo o Brasil pela Fibersals.

 

Preço do Poliéster Flexível para terraços

preço impermeabilização de terraço poliéster flexível

 

Por ser um sistema aplicado sobre a superfície existente, é preciso que nossa equipe faça uma breve avaliação para estimar o preço da aplicação do sistema. Isso porque, além de depender de fatores como a facilidade de acesso à área e presença ou não de risco para trabalho em altura, quando se trata de uma reforma, várias situações podem estar presentes e devem ser tratadas de forma adequada.

 

Algumas dúvidas frequentes sobre o sistema, inclusive, são sobre a possibilidade de ser aplicado em terraços com piso cerâmico, com mosaico ou tijoleira. É sim, possível impermeabilizar o terraço sobre cerâmica colonial, pedra portuguesa ou tijoleira sem remover a superfície existente. O que é necessário, em alguns casos, é regularizar a superfície – já que o sistema herda o relevo original da área.

 

impermeabilização de terraço com piso cerâmico mosaico ou tijoleira

 

O mesmo vale para áreas com o piso pontualmente deteriorado.

Essa regularização pode ser feita ou com argamassa aditivada, ou com massa química poliéster de cura rápida. Todos estes fatores influenciam no orçamento final, e são avaliados pela nossa equipe.

 

Para uma cotação para o seu terraço, faça contato conosco:

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização de terraço com o Sistema Fibersals em Poliéster Flexível


Comentários

Comments are closed.