Como reformar o ático? Veja cuidados importantes

Aquele lugar do prédio que muitos nem sabem que existe, mas nele acontece boa parte das funções vitais do edifício. Esse é o ático! Local responsável por abrigar: caixas d’água, registros de manobra, casa de máquinas dos elevadores, sistemas de para-raio, drenagem de águas pluviais, entre outros. É tão importante, que para reformar o ático, são necessários muitos cuidados. Saiba quais são eles.

 

Um ático sem manutenção pode ser comparado a um carro com defeito nos freios descendo uma ladeira. Mais dia, menos dia, trará grandes prejuízos. Os problemas mais comuns são os referentes à impermeabilização de lajes e caixas d´água. E ainda temos, os problemas hidráulicos e elétricos.

 

Lembre-se que o ático faz parte da arquitetura do prédio. Suas características originais não podem ser alteradas, a não ser que toda a fachada seja submetida ao mesmo tratamento.

 

Reforma de ático: Cuidados que tornarão sua vida mais fácil

 

  • Se protegendo

reformar o ático infiltração

Planeje detalhadamente tudo a ser feito. A contratação de um engenheiro ou arquiteto para essa fase, a princípio, pode parecer um custo desnecessário. No entanto, uma obra bem planejada e executada evita uma série de problemas que certamente custarão mais caro.

 

A maioria das reformas em ático envolve problemas com infiltração de água da chuva, seja nas lajes de cobertura ou nas caixas de água. Diante disso, busque alternativas técnicas que proporcionem qualidade e ampla garantia.

Contar com variedade de cores e padrões de acabamento, baixa geração de entulhos e rapidez na execução são iniciativas que pouparão você, o síndico e também os moradores, de muita dor de cabeça.

 

Após planejar a obra e ter vaga ideia do custo, é hora de montar a estratégia financeira. Ou seja, de onde sairá o dinheiro para o pagamento. Não se esqueça de aprovar em assembleia. Leia:

 

Depois de planejar e provisionar os recursos financeiros, vamos à contratação da empresa. Nessa ocasião, os detalhes fazem diferença. Nem todo ático possui na cobertura a proteção de um guarda corpo. Assim, quem subir deve estar devidamente qualificado, treinado e usando os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – para esse tipo de atividade. Portanto, contratar empresa idônea que atenda a legislação vigente no que se refere à segurança do trabalho é fundamental. Fuja dos aventureiros. Veja:

 

  • Executando

Acompanhe de perto todas as etapas da obra. Mesmo tendo assessoria de um profissional, cheque constantemente os prazos e a qualidade dos serviços.

 

Mantenha na portaria lista atualizada com nome e RG de todos os funcionários da obra. Se for possível, peça para alguém anotar o horário de entrada e saída de cada um.

Exija sempre proteção nos locais de trabalho, visando evitar a queda de algum entulho ou ferramenta.

 

Cuide para que todas as obrigações do condomínio sejam cumpridas dentro do prazo necessário.

Especialmente se não houver comprovação da seriedade da empresa, não pague tudo antecipadamente. Faça constar no contrato, a quantidade, valor e data de vencimento das parcelas.

 

  • Evitando

reformar o ático infiltração

Nunca deixe de reparar infiltrações em locais do ático que abriguem equipamentos elétricos. Eles podem sofrer sérios estragos.

 

Analise criteriosamente o custo/benefício de cada sistema. Os sistemas convencionais podem durar somente entre 3 e 5 anos. Já o sistema Fibersals é permanente e tem garantia de 15 anos.

 

Verifique se no seu prédio existem acessos seguros e bem conservados a todas as coberturas do ático. Isso evita o uso de escadas improvisadas, que pode provocar sérios acidentes.

 

Jamais construa “puxadinhos” nessa área. Por mais inofensivo que possa parecer, as lajes de cobertura são projetadas para receber pouca sobrecarga.

 

Com o ático reformado, você garantirá todas as condições necessárias para que o prédio possa funcionar adequadamente sem colocar a vida ou saúde de alguém em risco.

 

E aí? Gostou de nossas dicas? Compartilhe conosco suas dúvidas e sugestões sobre o tema.

Comentários

Comments are closed.