Restauração de fachadas: tudo o que você precisa saber

Sabe aquela história de julgar um livro pela capa? Pois é! A fachada de um prédio é seu cartão de visitas e a principal responsável por fazer as pessoas desejarem ou não morar nele. Quando necessária, a restauração de fachadas exige serviços que devem ser acompanhados por profissionais especializados para garantir a aplicação das melhores técnicas para cada tipo de problema.

Somente desta forma, a recuperação de fachadas ou sua renovação corre bem menos risco de dar errado.

Sempre lembrando que ter uma fachada bem conservada, além de contribuir para a boa aparência do condomínio, preserva a segurança dos moradores e vizinhos.

 

Quase todos os problemas que demandam uma renovação de fachadas têm origem na construção do prédio, seja por emprego de materiais incorretos, seja por mão de obra desqualificada.

Vamos abordar, a seguir, algumas das principais falhas que podem ocorrer e qual a melhor forma para tratá-las:

 

Restauração de fachadas: tudo o que você precisa saber

restauração de fachadas infiltração

 

Destacamento de revestimentos:

Sejam cerâmicas, tijolos aparentes ou pastilhas, se na ocasião da construção a argamassa de assentamento não for bem dosada, utilizada no tempo correto e aplicada sobre uma superfície limpa e isenta de pó, em algum momento o revestimento destacará. E pior: Poderá cair provocando graves acidentes.

 

Leia:

 

Proteger a fachada com telas que impeçam a projeção dessas partículas e isolar ou proteger a passagem de pedestres é o primeiro passo para a solução do problema. A recuperação da fachada envolve a troca das peças soltas e pode ser parcial ou total.

 

Infiltrações:

restauração de fachadas infiltração

Vazamentos em tubulações de água, instalação de banheiras ou falhas nos acabamentos podem contribuir para a deterioração da alvenaria das fachadas. Quando detectadas, essas infiltrações já causaram grandes estragos.

 

Os serviços de reparo baseiam-se, antes de mais nada, em achar a causa da infiltração e cessá-la. Depois ocorrerá o reparo pelo lado de fora, que pode consistir em uma simples repintura.

Saiba mais:

 

Trincas e rachaduras:

A pequena movimentação das construções, ocasionada pelo assentamento de suas fundações, pode submeter as fachadas a forças não previstas, ocasionando trincas e rachaduras que, a princípio, podem ser assustadoras.

 

Só um profissional habilitado poderá avaliar se há algum comprometimento estrutural ou não. Para o último caso, preencher os vãos das trincas com elementos flexíveis e refazer o acabamento da superfície são ações que podem resolver o problema.

 

Ferragens exposta:

Vento e chuva são os grandes responsáveis pela exposição de ferragens, fato que ocorre, na maioria das vezes, em edifícios mais antigos. Seguindo o mesmo princípio da erosão, a camada de concreto que recobre as ferragens e tem cerca de 3 a 4 cm, vai se deteriorando e, se não for rapidamente tratada, permite o início do processo de oxidação das ferragens.

 

O tratamento deve ser iniciado com a aplicação de produtos específicos que interrompem esse processo. Só então o recobrimento pode ser refeito.

 

Cuidado para não maquiar os problemas com uma nova e reluzente pintura. Fique atento! Empresas oportunistas omitem a existência de problemas na fachada para propor preços mais competitivos e ganhar a obra. Aqui, o barato sai caro.

 

Por isso, é importante a contratação de um perito para analisar a fachada antes da repintura e determinar se ela é suficiente ou se serão necessários outros processos para sua recuperação.

 

Cuidados especiais e valorização do imóvel

restauração de fachadas valorização

Tenha especial atenção para fachadas voltadas para o sul. Normalmente, elas recebem maior contribuição de ventos e umidade.

 

Não podemos deixar de falar sobre a necessidade de renovação das fachadas nos prédios mais antigos. O principal objetivo é a busca da valorização do imóvel, não deixando transparecer a idade da construção.

Entenda:

 

Para esses casos, o grande desafio do síndico, além de adequar o custo da obra à realidade financeira do condomínio, é obter anuência de 100% dos condôminos.

Esse trabalho precisa ser muito bem feito, ilustrando para todos, que a obra se reverterá em expressivo aumento do preço de todos os apartamentos.

Veja estas dicas:

 

Agora, coloque em prática essas dicas e compartilhe com os condôminos do seu prédio. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário.

Comentários

Comments are closed.