Infiltração na laje: alternativas às soluções tradicionais

A impermeabilização dos elementos estruturais é uma das etapas mais importantes da construção de uma edificação, principalmente para quem visa evitar problemas futuros. O processo é feito para combater um grande vilão de toda construção: a infiltração na laje.

 

Todos os elementos estruturais (pilares, vigas e lajes) estão sujeitos a terem problemas de infiltração.

E como usualmente os processos de impermeabilização não recebem a devida atenção, é muito comum ver os sinais nocivos da infiltração na estrutura da edificação.

E dentre os elementos estruturais, o que mais sofre com esses problemas é a laje. 

 

A laje é o elemento estrutural que tem uma área superficial maior, e acaba ficando mais exposta.

Quando se trata de uma laje de cobertura, ela está exposta a sol, chuva, frio e calor (consequentemente variações de temperatura) e acaba ficando ainda mais exposta a umidade e aos problemas de infiltração.

Por esse motivo, todo cuidado deve ser tomado para impermeabilizar as lajes.

 

… Mas, se existem sistemas de impermeabilização para proteger as estruturas, por que é tão comum haver problemas de infiltração na laje?

infiltração na laje

 

Muitas vezes os sistemas de impermeabilização são negligenciados nas construções.

 

O uso de mão-de-obra sem qualificação e produtos de má qualidade são as maiores causas de falhas na impermeabilização e surgimento de infiltração na laje.

Porém, além disso, muitas vezes não é escolhido o sistema de impermeabilização adequado para a situação, o que também pode comprometer a impermeabilização.

 

Métodos tradicionais de impermeabilização para combater a infiltração na laje

Existem muitos métodos de impermeabilização para combater a infiltração na laje.

O mais amplamente utilizado no país é a manta asfáltica. Saiba mais sobre ela:

 

Manta asfáltica

infiltração na laje

 

Um dos sistemas mais comuns no mercado de impermeabilização é a manta asfáltica.

Ela, no geral, é aplicada durante o período de construção das edificações, e tem várias apresentações, sendo a mais comum aquela que necessita de proteção mecânica (contrapiso) para resistir ao tráfego.

 

Para combater as infiltrações em lajes sem tráfego, são comumente utilizadas as mantas aluminizadas (com proteção de alumínio) e as mantas ardosiadas (protegida por pequenas escamas de ardósia natural ou grânulos minerais).

 

O que é a manta asfáltica?

infiltração na laje manta asfáltica

 

A manta asfáltica é composta de materiais asfálticos armados com outros materiais, como polietileno, poliéster, fibras de vidro, entre outros.

É classificada como um sistema flexível e é pré-fabricado.

É indicado pelos fabricantes para ser aplicado em região com tráfego (comumente recebendo a proteção de contrapiso por cima) e movimentação.

Muito usado em lajes de cobertura, reservatórios, piscinas, jardineiras.

Saiba mais:

 

Como é aplicada?

infiltração na laje

 

Antes de ser aplicado, é necessário uma camada de regularização sobre a laje.

A segunda etapa é aplicar o material, que é vendido em rolos.

A aplicação normalmente é feita a quente, para que haja a aderência do material na estrutura.

A terceira etapa é a proteção com um filme de polietileno, e por fim, geralmente é preciso que seja feita outra camada de regularização – o contrapiso (não requerido para lajes sem tráfego, onde são utilizadas mais comumente as mantas aluminizada ou ardosiada).

 

É importante salientar: em uma reforma, são adicionados vários passos, uma vez que é preciso quebrar e remover piso e contrapiso para iniciar uma nova aplicação.

Veja: Reforma de impermeabilização: como funciona?

 

Quais os pontos que exigem atenção neste sistema?

infiltração na laje

 

Existem muitas empresas oferecendo este sistema, e é preciso cuidado na contratação para que seja escolhida uma empresa idônea, com vasta experiência e mão-de-obra qualificada, e que ofereça (e honre) uma longa garantia, a fim de acabar com as infiltrações.

Leia também:

 

A manta asfáltica é um sistema de impermeabilização complexo, e necessita de atenção.

Além de um produto de qualidade, é necessário que a mão-de-obra seja qualificada, a fim de garantir uma boa impermeabilização da laje. Veja alguns pontos que devem ser observados:

 

1. Presença de juntas

Como o material é vendido em rolos, não é possível fazer uma impermeabilização com manta asfáltica de forma monolítica, e isso significa a presença de juntas e pontos de encontro do material.

 

Como a laje está sujeita a variações de temperatura, fatalmente vai haver dilatação e contração.

Esses movimentos causam fissurações na estrutura.

As juntas são pontos críticos, e com essas movimentações, estão mais sujeitas a falhas e consequentemente são pontos por onde a água pode infiltrar, caso a manta não tenha sido aplicada da forma correta.

 

2. Necessidade de contrapiso (na maioria dos casos)

A maioria das mantas oferecidas no mercado não possui proteção mecânica nem às intempéries, e precisa de duas camadas de regularização.

Isso acarreta, além de mais trabalho com mão-de-obra, mais tempo de obra, maior gasto com materiais e também pode gerar um peso extra no caso de reformas.

Por este motivo, não é recomendado que se aplique um novo sistema sobre o antigo (o famoso piso sobre piso).

 

Veja:

 

3. Garantia

Na construção civil, por lei, deve-se oferecer uma garantia de 5 anos. Entenda a garantia obrigatória para obras na construção civil.

No entanto, a garantia oferecida para o sistema de manta asfáltica varia conforme o aplicador.

 

É importante que a empresa aplicadora ofereça uma longa garantia (e tenha condições de honrá-la), já que, caso haja a necessidade de uma intervenção para resolver os problemas decorrentes da infiltração, é possível que tenha que ser quebrado o piso instalado e o contrapiso para chegar até o sistema de impermeabilização e corrigi-lo.

Só depois, poderá ser feito novo contrapiso e instalado um novo piso.

 

A empresa escolhida deve ser consultada sobre esta possibilidade, para saber se a garantia oferecida cobre a troca do piso em caso de falha no sistema de impermeabilização.

 

4. Problemas decorrentes de uma execução mal-feita

Como há um grande número de empresas oferecendo este sistema no país, é possível que em alguns casos o sistema de impermeabilização feito com manta asfáltica seja executado por profissionais não qualificados.

 

Problemas que acontecem devido a falha de mão de obra são comuns nas construções, e a manta asfáltica não fica de fora.

A falta de profissionais qualificados pode fazer com que um produto de qualidade não seja instalado conforme as recomendações do fabricante.

 

Muitas destas questões também podem ser aplicadas a outros processos tradicionais.

 

Existe uma alternativa aos sistemas convencionais para acabar com a infiltração na laje?

A resposta é sim.

 

Existem no mercado dois modernos sistemas que podem ser aplicados sobre a superfície existente sem quebrar nada e sem gerar entulho.

Eles oferecem 15 anos de garantia contra infiltrações na laje, e são oferecidos por uma empresa com experiência em impermeabilização sem transtornos desde 1985.

 

 

O Sistema Fibersals

infiltração na laje impermeabilização

 

O sistema poliéster flexível da Fibersals é moderno e eficiente.

Trata-se de um sistema inteligente, tecnológico e é a solução ideal para os problemas causados pela infiltração na laje.

 

O sistema poliéster flexível dispensa as juntas, pois é moldado no local.

Essa característica confere ao sistema a elasticidade necessária para acompanhar as movimentações da estrutura sem comprometer a impermeabilização.

 

Também não é preciso fazer contrapiso, pois o poliéster flexível da Fibersals suporta tráfego (e trânsito, inclusive de veículos pesados) e pisoteamento.

E não só isso, o próprio sistema de impermeabilização é o acabamento, com diversas opções de cores e texturas.

 

infiltração na laje

 

A garantia do sistema Fibersals em poliéster flexível de alto desempenho é de 15 anos.

 

Apesar de pouco provável, caso ocorram problemas pontuais, os locais onde esteja ocorrendo infiltração são facilmente identificáveis e é possível fazer um reparo pontual.

 

Uma das grandes vantagens do sistema da Fibersals é que ele é extremamente leve, e pode ser aplicado sobre a estrutura existente sem que ela seja sobrecarregada.

Essa característica faz do sistema uma ótima escolha para quem precisa refazer o sistema de impermeabilização existente mas não quer maiores obras. Além disso, a depender do caso, o tráfego pode ser liberado no mesmo dia da aplicação.

 

Veja também:

 

Solução 100% Silicone

Para lajes sem trânsito (somente trânsito de manutenção), a Fibersals oferece de forma pioneira no Brasil a Solução 100% Silicone.

Ela está disponível nas cores branco, bege, cinza médio e cinza escuro.

 

Assim como o Sistema Fibersals em Poliéster Flexível, a Solução em Silicone é aplicada sem transtorno e sem quebrar nada, sendo leve e não sobrecarregando as estruturas.

Ela pode, inclusive, ser aplicada sobre sistemas de impermeabilização que tenham falhado, e diversas superfícies como mantas aluminizadas, betuminosos, acrílico, entre outros, além de ser compatível com diversos outros materiais, aderindo sobre praticamente todo o tipo de superfície.

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização para sua laje


 

Se você gostou, e deseja saber mais informações sobre os sistemas de impermeabilização oferecidos pela Fibersals, entre em contato e agende uma visita.

Comentários

Comments are closed.