4 investimentos no condomínio que valem a pena

No dia a dia dos condomínios, é natural que apareçam várias demandas que exigem investimentos. É um equipamento que não está funcionando bem ali, uma área que precisa de reforma aqui, enfim, situações que, para serem resolvidas, envolvem custos.

Nesta relação de investimentos, o síndico deve decidir sobre os itens que devem receber um maior aporte – já que precisam estar em bom funcionamento sempre.

Entre eles, estão os geradores, os elevadores, o para-raios e a impermeabilização no condomínio.

 

Veja 4 investimentos no condomínio que valem a pena e devem ser priorizados

 

1. Elevadores

investimentos elevadores geradores para raios e impermeabilização no condomínio

 

Todos os condomínios que tiverem elevadores, estão obrigados por lei a manter uma empresa de manutenção para os elevadores.

Porém, com o passar do tempo, mesmo com as manutenções corretivas e preventivas perfeitas, os elevadores devem passar por uma modernização de estrutura de forma a garantir a segurança de todos.

 

Nesta reestruturação, são trocados os componentes desgastados, o que garante também ao condomínio uma economia de energia elétrica, que pode chegar a 40%.

Nada mal, não é mesmo?

A troca de aparelhos deve ser avaliada a partir dos 15 anos ou antes se eles começarem a apresentar problemas muito frequentes, como travamentos, desgastes das peças e/ou corrosão e deterioração mecânica.

 

Fique de olho sempre que os elevadores:

 

    • Apresentarem desníveis entre o andar e a cabina;
    • Emitirem barulhos mais altos e constantes que os usuais;
    • Tiverem falhas e interrupções de serviço cada vez mais constantes;
    • Consumirem muita energia elétrica.

 

Antes de partir para a modernização dos elevadores, recomenda-se contratar uma consultoria, para avaliar tecnicamente o estado das peças, entre elas, o motor do elevador, o quadro de comando e o operador de porta.

Se for realmente constatada a necessidade de um serviço completo para sua modernização, o investimento será alto e deve ser aprovado em assembleia, pela maioria dos presentes.

 

2. Gerador

investimentos elevadores geradores para raios e impermeabilização no condomínio

 

Muitos condomínios, principalmente os mais modernos, contam com geradores para garantir a comodidade e a segurança dos condôminos durante as quedas de energia.

O equipamento permite que elevadores, portões e luzes da área comum continuem contando com energia elétrica mesmo durante os apagões.

Conforme a potências do gerador, até os apartamentos conseguem contar com o benefício.

 

A maioria dos condomínios usa o diesel como combustível e conta com uma autonomia de, em média, 6 horas.

Se a ideia for comprar geradores para o seu condomínio, prepare-se para encontrar no mercado produtos de diversos portes.

Quanto mais potente o gerador, maior será o investimento necessário. Um equipamento de 60 KVA custa cerca de R$ 40 mil e suporta um elevador e as luzes das áreas comuns.

Já o gerador de 85 KVA custa cerca de R$ 60 mil e suporta três elevadores. Tudo vai depender da marca e do modelo escolhidos.

 

Você ainda vai precisar de recursos financeiros para o cabeamento, que pode custar mais de um terço do preço do produto.

Não se esqueça, também, de provisionar os custos mensais com o diesel e com as manutenções necessárias.

Trata-se de uma obra útil e, diante disso, precisa ser aprovada em assembleia pela maioria de todos os condôminos, ou seja, 50% mais um.

 

3. Para-raios

investimentos elevadores geradores para raios e impermeabilização no condomínio

 

A compra ou a devida manutenção dos para-raios não podem ser adiadas.

Sem isso, os condomínios correm o risco de ter altos prejuízos porque estão sujeitos à queima de equipamentos, danos na estrutura do edifício, acidentes, choques e até mortes.

O síndico pode ser responsabilizado por negligência e o seguro do condomínio é invalidado. Entenda:

 

Diante de tudo isso, e mais o fato de o Brasil ser a região que mais recebe raios no mundo, você precisa ficar esperto.

A primeira medida é contar com fornecedores que trabalhem de acordo com a NBR 5419, norma que regulamenta os para-raios e que, inclusive, foi atualizada em 2015.

 

4. Impermeabilização

 

impermeabilização vale a pena o investimento no condomínio

 

A impermeabilização que vai evitar as tão indesejadas infiltrações e vazamentos é também outro investimento que deve ser priorizado ao lado dos elevadores, geradores e para-raios.

 

Na hora de optar por um serviço de impermeabilização no condomínio, prefira os fornecedores que garantam qualidade e resolvam eventuais problemas de forma definitiva.

Caso você precise refazer a impermeabilização em pouco tempo, o barato pode sair caro.

Isso sem falar nos transtornos que uma infiltração pode gerar para todos os condôminos e nos prejuízos estruturais. Veja:

 

Faça um orçamento de impermeabilização sem quebradeira


 

Agora que você já sabe quais investimentos priorizar em seu condomínio, veja também quais são os perigos ocultos no condomínio e como evita-los.

Comentários

Comments are closed.