10 coisas que aprendemos em 35 anos de impermeabilização

A Fibersals está no mercado de impermeabilização desde 1985. Nestes 35 anos de impermeabilização, aprendemos muito, e queremos compartilhar essa experiência com você.

Afinal, estando em contato com patologias da construção diariamente durante todo esse tempo, notamos coisas que você, que provavelmente está se deparando pela primeira vez (ou, ainda que seja a segunda ou a terceira) talvez ainda não tenha percebido.

 

Veja agora 35 coisas que aprendemos nos nossos 35 anos no mercado de impermeabilização

Ninguém pode impermeabilizar mais de meio milhão de metros quadrados no país inteiro sem aprender muito.

Vamos compartilhar um pouco desse conhecimento adquirido com nossa experiência até aqui:

 

1. A impermeabilização é uma das etapas mais negligenciadas nas construções

prédio sem impermeabilização fibersals

 

Já falamos isso aqui no blog em diversas oportunidades, e não é só uma frase de efeito. Infelizmente, é a realidade do mercado nacional.

 

Aqui estamos, em 2020, e ainda existem construtoras deixando de impermeabilizar lajes, terraços, e tantas outras áreas expostas às intempéries e à ação da água. Isso vem diminuindo, é verdade, mas é espantoso como ainda nos deparamos com casos de edificações sem nenhum tipo de impermeabilização.

 

Incrivelmente, isso costuma acontecer mais em lajes de estacionamentos e garagens, o que, além de causar prejuízos à edificação, causa prejuízo aos veículos. E, é claro, obras residenciais menores sofrem muito com a falta de impermeabilização também.

 

Ainda bem que existem soluções como o nosso Sistema Fibersals que formam uma camada fina, já com acabamento e resistência ao tráfego intenso, para resolver esses problemas da melhor forma possível.

 

2. Nenhuma construção é igual

construção civil no brasil impermeabilização fibersals

 

Não há rotina para quem trabalha há 35 anos com reformas de impermeabilização em todo o Brasil. Isso porque nenhuma construção é igual – há sempre um desafio a ser superado, e é por isso que estamos constantemente nos atualizando para oferecer o que há de melhor no mercado.

 

3. Existem regionalismos no modo de construir – até mesmo dentro do mesmo estado! 

edícula e piscina impermeabilização

 

Atender o Brasil todo nos dá a real dimensão de viver no 5º maior país (em território) do mundo.

 

Cada região do Brasil tem particularidades na forma de construção, sabia?

Enquanto áreas sob pilotis (geralmente usadas como áreas comuns dos condomínios) são super comuns na região Centro-Oeste, quase não são vistas em outras partes do país. Já notamos, também, que a construção de edículas é bem mais comum na região Sudeste do que em outras regiões do país, por exemplo.

 

O que não muda, em todas essas áreas, é a necessidade de impermeabilização de qualidade.

 

4. É floreira ou jardineira?

floreira ou jardineira precisa de impermeabilização fibersals

 

Outra coisa maravilhosa de atender o Brasil todo – mas que requer adaptação de todos os novos membros da nossa equipe, é verdade – são as diferentes nomenclaturas para as estruturas e partes das edificações.

 

Se aplicarmos a célebre distinção entre “bolacha ou biscoito” ao mercado de construção, chegamos à distinção entre “floreira e jardineira”. A nomenclatura varia muito de estado para estado, sabia?

Aqui na região metropolitana de Porto Alegre, onde fica nossa matriz, o mais comum é “floreira”, mas já notamos que na região Sudeste prevalece “jardineira“.

Conte aqui nos comentários: de que estado você é por que nome você conhece essa estrutura?

 

5. Nosso clima tropical leva os sistemas de impermeabilização ao limite

variações climáticas impermeabilização no brasil

 

34ºC, seguidos de uma forte pancada de chuva que derruba a temperatura para a casa dos 20ºC. Quase todos os estados brasileiros sofrem com esse tipo de variação climática ao menos em algum período do ano.

Na região sul, há épocas do ano quando se pode observar diferenças de quase 20ºC entre determinados períodos de um mesmo dia.

E essa amplitude térmica leva as construções brasileiras ao limite.

 

Tudo deve expandir e contrair para acompanhar o trabalho da estrutura de concreto. E é aí que muitos sistemas de impermeabilização falham: é preciso flexibilidade e resiliência para acompanhar toda essa movimentação.

Nosso sistema Fibersals foi desenvolvido no Brasil, já adaptado ao clima brasileiro. E é por isso que é aplicado em todo o território nacional com enorme sucesso, e durabilidade superior a 30 anos.

 

6. Edificações antigas, ou danificadas pelas infiltrações, precisam de avaliação antes do uso de técnicas que possam comprometer a estrutura

estrutura danificada pela falta de impermeabilização

 

Especialmente quando a infiltração já causou corrosão da armadura do concreto, fragilizando a estrutura, seja de um edifício ou de uma casa, é preciso muito cuidado antes de sair usando ferramentas que causem vibração. Isso pode piorar os danos estruturais.

Se for usar, por exemplo, um martelete na sua reforma, peça antes para um engenheiro fazer uma avaliação estrutural antes de começar qualquer trabalho.

Economia nenhuma vale colocar seu lar em risco estrutural.

 

7. Um sistema de impermeabilização é tão bom quanto a mão de obra para sua aplicação

impermeabilização mão de obra de aplicação e produto

 

Muitas empresas sérias oferecem produtos de qualidade. Mas elas não aplicam o sistema de impermeabilização.

O que acaba acontecendo é que, quando um problema surge, o cliente fica no meio do empurra-empurra de responsabilidades – com o fabricante dizendo que o problema é da aplicação, e com o aplicador dizendo que o defeito é do produto.

 

É para colocar fim nesse tipo de disputa, que não ajuda em nada quem está sofrendo com as infiltrações, que a Fibersals é responsável por tudo: material e serviço. E a garantia oferecida cobre tanto uma coisa quanto a outra.

 

8. Idoneidade é um valor raro, mas essencial, no nosso mercado

empresa de impermeabilização idônea e séria

 

O mercado de construção brasileiro ainda atrai muitos aventureiros, e o desconhecimento do público em geral propulsiona a propagação de “aproveitadores”, daqueles que prometem muito e entregam quase nada, trocando de nome para fugir dos problemas, toda vez que eles surgem.

É por isso que temos como missão (expressa neste blog) a democratização da informação sobre o mercado. Acreditamos que todo mundo tem direito de tomar decisões informadas e, assim, reconhecer as empresas idôneas e dignas de sua confiança.

 

É claro que é importantíssimo o acompanhamento de um profissional, mas você também deve saber o que está escolhendo, quais os prós e contras de cada solução de impermeabilização, a indicação de uso de cada sistema.

Todo mundo ganha com mais conhecimento.

 

9. Garantia comercial não é garantia contratual

garantia comercial e garantia contratual de impermeabilização

 

Essa nos pegou de surpresa há vários anos, quando descobrimos que algumas empresas faziam essa distinção, e ainda é novidade para muita gente.

Incrivelmente, algumas empresas do mercado oferecem uma tal “garantia comercial”. Ou seja: comercialmente (“na hora da venda”), anunciam que o seu produto tem garantia de, digamos, 10 ou 20 anos. Mas essa garantia não consta em nenhum documento assinado pela empresa – e na hora de cumprir essa garantia, o cliente depende somente da boa vontade da empresa em cumprir ou não a sua palavra.

 

É muito importante ficar atento a isso na hora de comprar qualquer serviço de impermeabilização.

 

Leia também:

 

Aqui na Fibersals, desde 1985, a garantia é compromisso. Ela está descrita no contrato (é, portanto, uma garantia contratual, assinada e “de verdade”) e também no certificado de garantia que o cliente recebe – e, por padrão, é de 15 anos!

 

10. Comprovação é essencial para uma boa contratação

exigir comprovações ao contratar impermeabilização

 

Sempre nos preocupamos muito em oferecer segurança ao cliente – e é por isso que oferecemos comprovações, que consideramos essenciais para uma boa contratação, com qualquer que seja o sistema de impermeabilização.

Afinal, ninguém merece ser enganado.

 

Quer exemplos?

  • Sua reforma é grande? Peça atestados de capacidade técnica para a empresa, que comprovem a capacidade de realizar uma obra destas proporções.
  • Vai impermeabilizar um reservatório de água de consumo? Pense sempre na segurança de quem consome esta água, e peça um laudo de potabilidade que ateste que o sistema de impermeabilização proposto não afeta a água.
  • A empresa diz que seu sistema é flexível? Peça laudos de comprovação.
  • A empresa oferece uma garantia? Confira se ela é contratual.
  • Confira sempre a durabilidade do sistema de impermeabilização, pedindo comprovações.

 

Temos um outro post aqui no blog com diversos outros documentos que são super importantes para qualquer reforma. Confira.

 

E um bônus: nosso muito obrigado, de coração

Nestes últimos 12.775 dias conhecemos pessoas maravilhosas, que nos ensinaram muito e continuam a ensinar a todo momento. São nossos clientes, que nos fazem buscar sempre o melhor: mais inovação, mais tecnologia, melhores práticas e, porque não, ser pessoas melhores.

Só temos a agradecer a cada uma das pessoas que confiou em nosso trabalho (algumas delas que já passaram seus terraços impermeabilizados para filhos e netos, e deixam saudades) e nos trouxe até aqui.

Fica aqui nosso muito obrigado pelas valiosas lições.

 

Que tal conferir algumas das obras feitas pela Fibersals ao longo destes 35 anos?

Comentários

Comments are closed.