Impermeabilização de laje de estacionamento: cuidados essenciais

As lajes de estacionamento são cada vez mais comuns nos edifícios nos grandes centros urbanos, como forma de atender a enorme quantidade de automóveis em circulação.

As pesquisas mostram que a frota de carros no Brasil está em crescimento e, por consequência, os prédios comerciais e residenciais com andares exclusivos para estacionamentos são essenciais para atender essa demanda.

 

As estruturas destinadas a estacionamento de veículos podem ou não estar expostas às intempéries, mas em ambos os casos é imperativo que seja aplicado algum sistema de impermeabilização para que elas estejam devidamente protegidas dos ataques da umidade e da infiltração de água.

 

É um problema relativamente comum em muitas garagens e estacionamentos as patologias associadas à presença de umidade e falta de impermeabilização.

Veja os cuidados essenciais para realizar uma impermeabilização de laje de estacionamento.

 

Características de uma laje de estacionamento

impermeabilização de laje de estacionamento

 

A laje é um elemento estrutural do tipo placa, isto é, uma das dimensões (espessura) é muito menor do que as outras duas, se aproximando de um elemento bidimensional, e trabalham predominantemente com a flexão.

Existem, atualmente, tecnologias mais modernas para execução de lajes, em especial para situações de edifícios altos, grandes áreas, e maiores esforços de solicitação, como é o caso da laje nervurada.

 

O projetista leva em consideração alguns fatores específicos no momento de calcular e dimensionar uma laje de estacionamento.

Além, logicamente, de fazer a previsão das cargas e esforços que serão aplicados, também é necessário prever que este elemento estará sujeito à abrasão e tração superficial (movimentação dos veículos) que não incorrem em outros tipos de lajes de cobertura.

 

Independentemente do tipo de laje que será dimensionado pelos projetistas, é muito importante ressaltar que toda laje exposta precisa ser impermeabilizada da maneira correta.

 

O concreto armado não é um material impermeável, e a presença constante da umidade provoca patologias no material.

Estas patologias vão desde problemas estéticos/visuais até problemas sérios de perda de seção e cobrimento, exposição e corrosão de armaduras.

 

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Cuidados na impermeabilização de lajes de estacionamento

 

Escolhendo o tipo certo de sistema de impermeabilização

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A laje de estacionamento é um local que está exposto às intempéries e, portanto, sujeito às movimentações térmicas.

Por essa razão, devem ser previstas juntas de dilatação para que o concreto possa trabalhar livremente, funcionando como um ponto de alívio de tensões e um importante elemento para a segurança estrutural.

 

Contudo, há outros detalhes a serem lembrados.

Os processos de dilatação e contração são alguns dos agentes causadores de fissuras superficiais, que são pontos críticos para infiltração de água.

Além disso, na região das juntas é preciso dar liberdade para que a estrutura se movimente. Mas este também é um ponto crítico, e suscetível a problemas de infiltração de água.

 

Por essa razão a indicação para impermeabilização de lajes de estacionamentos é de sistemas flexíveis, possuindo a elasticidade necessária para trabalhar em conjunto com a estrutura sem causar pontos de falhas.

A manta asfáltica é o material mais utilizado para esse tipo de aplicação. Contudo, é preciso lembrar que a manta precisa de manutenção e eventual substituição quando no fim do seu tempo de vida útil.

 

Resistência mecânica e à abrasão 

impermeabilização de laje de estacionamento

 

A manta asfáltica é o sistema mais utilizado para impermeabilizar lajes de estacionamento.

Esse é um produto que, no geral, não possui resistência mecânica e por essa razão ela precisa ser revestida, neste caso com contrapiso e piso.

O tráfego dos carros na região destruiria a manta falta asfáltica caso ela não fosse revestida.

 

Além da manta asfáltica, existem outros tipos de sistemas flexíveis, mas que também não possuem resistência mecânica superficial e que, pelo mesmo motivo, não devem ser utilizados para impermeabilização de lajes de estacionamento.

 

Substituição de impermeabilização com defeito

impermeabilização de laje de estacionamento

 

Um dos maiores desafios em termos de substituição de sistemas de impermeabilização em lajes de estacionamento é justamente quando termina o tempo de vida útil, ou quando começa a apresentar falhas, e se faz necessária uma intervenção para substituição.

 

Como vimos, o sistema mais comumente utilizado é a manta asfáltica e ela não pode ficar exposta.

Para refazer esse tipo de sistema é preciso retirar todo o piso, contrapiso e manta preexistente e refazer todo o processo novamente, através de reformas que normalmente tomam tempo, geram entulho e impossibilita o uso da área.

 

Em uma laje de estacionamento, isso significa prejuízo.

No caso de estacionamento de áreas comerciais, e no caso de edifícios residenciais, os moradores precisam deixar o carro na rua, quando há a possibilidade, estando sujeito a furtos e roubos, ou tendo que desembolsar com estacionamento particular.

 

Muitos edifícios que possuem lajes de estacionamento sofrem com as patologias causadas pela infiltração de água e, por vezes, não se atentam que a causa principal do problema é a falha na impermeabilização.

Outro fato comum é o uso de soluções temporárias que acabam se mostrando pouco efetivas no médio prazo, e tem o potencial de agravar ainda mais o problema.

 

 

Solução definitiva para impermeabilizar lajes de estacionamento sem quebrar o piso

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O sistema Fibersals 100% poliéster flexível é conhecido por ser uma solução definitiva de impermeabilização em estruturas de concreto armado como, por exemplo, as lajes de estacionamento.

 

O sistema é aplicado diretamente sobre a superfície, mesmo em locais que já possuam algum tipo de impermeabilização preexistente, sem necessidade de quebrar e gerar entulho e sem o risco de causar sobrepeso na laje.

 

O poliéster flexível utilizado possui elevados índices de resistência mecânica e a abrasão, e é ele próprio o acabamento superficial, com diferentes opções de cores e texturas. A marcação de vagas é feita no próprio acabamento do Sistema.

 

A resistência e elasticidade também atingem níveis elevados, permitindo que a estrutura se movimente livremente, mas sem causar pontos de ruptura na impermeabilização.

A aplicação é feita por equipe treinada e especializada, e a liberação para o uso é rápida, não havendo a necessidade de interdição do local por longos períodos.

A garantia é de 15 anos.

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