Impermeabilização de jardineira

As jardineiras e floreiras são ótimas opções para compor um jardim, incorporar elementos naturais e cultivar plantas frutíferas e ornamentais em um ambiente residencial.

Tomando os devidos cuidados e manutenção periódica, este é um elemento da casa que pode durar por décadas sem apresentar falhas.

 

Como se trata de um ambiente externo e com presença de matéria orgânica, a escolha e a execução correta do sistema de impermeabilização é fundamental para a durabilidade das floreiras e jardineiras.

E no caso de lajes, as jardineiras já devem ser previstas no dimensionamento do projeto, e os sistemas de impermeabilização devem trabalhar em conjunto.

 

A importância da impermeabilização de jardineiras

 

Jardineiras e floreiras são espaços destinados ao cultivo de plantas e flores, com fins diversos.

É possível fazer uma floreira com materiais diferentes, como madeira, plástico, compostos de borracha e também de alvenaria e concreto. Elas também podem estar suspensas, apoiadas em outros elementos e também executadas direto sobre o solo ou uma laje.

 

É muito comum a execução de jardineiras com alvenaria convencional em forma de paredes baixas, à meia altura, podendo também ser revestidas com argamassa, emboço e reboco.

E é justamente este tipo que merece a maior atenção em termos de impermeabilização.

 

Como se sabe, o concreto não é um material 100% impermeável, e quando há situações de presença de água como lajes de cobertura, terraços, subsolos, elementos de fundação, reservatórios, calhas, coberturas e afins, é preciso protegê-lo do ataque da umidade por meio de um sistema de impermeabilização.

 

No caso das jardineiras e floreiras, que necessitam de estar em ambientes externos para o desenvolvimento das plantas, a presença de água é constante, não somente no período chuvoso, mas também devido à irrigação.

A água sempre procura locais por onde percolar e infiltrar, e por essa razão a estrutura deve ser protegida.

 

No caso de floreiras executadas sobre lajes, esse cuidado deve ser ainda maior, pois não há possibilidade de que a água retorne ao solo.

 

A impermeabilização de jardineiras e floreiras evita os aspectos visuais negativos da infiltração, como manchas e descascamento na pintura, presença de mofo e bolor, além de preservar toda a estrutura de patologias conhecidas, como a lixiviação, carbonatação e corrosão de armaduras do concreto armado.

 

Cuidados importantes para impermeabilizar floreiras

 

Dimensionamento e escolha do sistema correto

 

O primeiro cuidado importante a ser tomado, antes mesmo de se preocupar com impermeabilização, é a verificação se há a possibilidade de se fazer a jardineira no local.

Esse tipo de elemento pode provocar um sobrepeso na laje se ela não tiver sido dimensionada para este fim.

Além disso, é preciso saber qual tipo de planta será cultivado no local, para evitar que as raízes se espalhem de maneira desordenada e afetem outros elementos da estrutura.

 

O sistema deve ser flexível para acompanhar as movimentações térmicas deste elemento que estará em um ambiente externo.

Nestes casos, especialmente durante a fase de construção, o sistema escolhido quase sempre é a manta asfáltica, que necessita de uma camada de revestimento por ter baixa resistência mecânica.

 

Drenagem

impermeabilização de floreira jardineira

 

Auxiliando o sistema de impermeabilização, também é preciso instalar algum sistema de drenagem para a água que será constantemente introduzida no local, que também deve estar protegido e impermeabilizado.

Outro cuidado importante deve ser os pontos de encontro da jardineira e sistema de drenagem, assim como curvas e rodapés, que são pontos críticos e mais sujeitos à falhas.

 

Emendas, juntas e sobreposições

impermeabilização de floreira jardineira

 

Os pontos mais críticos de um sistema de impermeabilização pré-moldado como a manta asfáltica são as emendas e sobreposições, que são justamente as etapas mais sujeitas à falhas de execução, quando os procedimentos normativos são negligenciados por profissionais e empresas não habilitados para o serviço.

 

A jardineira deve ser impermeabilizada por completo, com o cuidado nas dobras de rodapé, e sobreposição mínima de 10cm nas juntas e emendas.

Este tipo de serviço deve ser executado por pessoas com experiência, por se tratar de um local normalmente com o acesso mais limitado e cheio de emendas e curvas.

 

Proteção mecânica

impermeabilização de floreira jardineira

 

O sistema de impermeabilização escolhido deve ter algum tipo de proteção mecânica, devido ao tipo de utilização a que será submetido.

No caso das jardineiras, são grandes as chances de haver troca de substrato, remoção de plantas, limpeza, além do puncionamento natural de raízes e estas ações podem provocar falhas na impermeabilização.

 

Entenda:

 

Jardineiras em terraços

impermeabilização de floreira jardineira

 

As jardineiras executadas em terraços tem alguns pontos específicos quando se trata de impermeabilização.

Um profissional especializado poderá auxiliar na escolha do melhor sistema.

 

Diferentemente de jardineiras executados em nível térreo – quando a água pode infiltrar novamente para o solo – a água não pode percolar e infiltrar na laje do terraço, que é outro elemento que exige cuidados específicos de impermeabilização.

Não adianta nada cuidar da proteção da laje de cobertura e haver água escapando da jardineira.

 

Dessa forma há uma recomendação de que a impermeabilização seja feita em conjunto: terraço e jardineira sendo impermeabilizadas como um elemento único.

Este procedimento visa evitar que hajam dois sistemas trabalhando de maneira independente, o que aumenta as chances de falhas e fissuras.

 

Leia:

 

Quando são impermeabilizados em conjunto, jardineira e terraço tem sua durabilidade aumentadas, garantindo a proteção da umidade nestes locais.

Além disso, é possível prestar maior atenção nas emendas, dobras e juntas, que são os pontos críticos, e executar os serviços de revestimento e proteção mecânica também em conjunto, otimizando também a mão-de-obra.

 

Sinais de falhas na impermeabilização da jardineira

impermeabilização de floreira jardineira

 

Quando as floreiras começam a apresentar sinais de falhas na impermeabilização, especialmente naquelas executadas sobre os terraços, elas não devem ser ignorados.

Os primeiros sinais costumam ser o descascamento e manchas na pintura externa, e presença de mofo.

 

Nestes casos, a recomendação é retirar toda a terra e matéria orgânica do local, e promover a manutenção corretiva necessária.

A presença de umidade já é bastante nociva à estruturas de alvenaria e concreto, e quando há a presença de matéria orgânica esse problema pode se agravar.

 

Saiba mais:

 

O Sistema Fibersals é ideal para aplicação em jardineiras e floreiras, sabia? Converse com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!

Comentários

Comments are closed.