Não é à toa que no período do outono observamos tantas obras nos condomínios. É uma estação de poucas chuvas e temperaturas mais amenas, sendo, portanto, ideal para que sejam realizadas as tão necessárias reformas no condomínio.
Outra razão para realizar manutenções e reformas nesta época do ano é o fato de que as áreas comuns externas passam a ser menos utilizadas pelos moradores. Com a chegada do friozinho, as pessoas costumam se recolher mais e não utilizam tanto os espaços, como quadras esportivas, piscina e parques infantis.
É tempo de reformas no condomínio
Previamente, uma empresa especializada deve fazer uma avaliação no condomínio para que sejam verificadas as obras e reformas necessárias.
No verão, o sol forte, a umidade e as chuvas desgastam muito as áreas mais expostas a essas ações do clima. É importante verificar como está a fachada do prédio, se há rachaduras nas quadras esportivas, casos de infiltrações, enfim, avaliar quais são as obras necessárias.
Feita a avaliação, o resultado deve ser levado ao conhecimento dos moradores para que tenham ciência e aprovem todas as obras necessárias. A partir daí, devem ser realizadas as licitações e contratadas as empresas especializadas que vão realizar cada uma das reformas. Saiba mais:
- Glossário: entenda tudo sobre obras em condomínio
- Como aprovar obras em assembleia: 22 dicas essenciais
- O que exigir ao escolher uma empresa de reforma
Obras no condomínio mais comuns no outono
1. Jardinagem
Outono é a época de dormência das plantas e flores. Por isso, é o período ideal para mudanças nos jardins. Aproveite o ciclo das plantas e renove-as para quando a primavera chegar. A ausência de sol forte no outono permite que elas se fixem, cresçam saudáveis e estejam prontas quando a estação das flores chegar. Veja ainda:
2. Fachadas
Com a mudança nas temperaturas e, principalmente, com a chegada do frio, torna-se comum ocorrerem trincas, rachaduras, manchas e o descolamento de pastilhas, decorrentes da movimentação dos materiais que acontece com a variação de temperatura no decorrer do dia. Razões para que os serviços de reforma e manutenção de fachadas sejam realizados no período de maior ocorrência destes problemas. Entenda:
3. Impermeabilização
A infiltração é um problema bastante comum nos condomínios. Por ser um período de menor incidência de chuvas, o outono é ideal para realizar obras de impermeabilização. Neste caso específico é primordial que se contrate uma empresa especializada neste tipo de reparo, que tenha experiência, seja idônea e ofereça uma boa garantia. Veja:
- 6 motivos para investir em impermeabilização predial
- Impermeabilização de lajes: o guia completo
- Impermeabilização em caixas d’água: por que investir?
4. Quadras poliesportivas
Aproveite também para cuidar das quadras que já não são mais tão utilizadas. Verifique os estragos causados pelo verão. A alta utilização, o uso de skates, patins e afins nestas áreas podem ter trazido danos para o piso. Este é o momento para reformas necessárias em pisos, traves de futebol e redes utilizadas na prática de alguns esportes. Época boa também para pintura das faixas existentes nas quadras, uma vez que não chove com tanta frequência. Saiba mais:
5. Piscina
Agora que ela não será utilizada por um bom tempo, é o momento de verificar se existe a necessidade de alguma manutenção e realizá-la enquanto os dias mais quentes não chegam. Tem dúvidas a respeito de reformas na piscina? Veja estes posts:
- Piscina de alvenaria: um guia completo para construir e manter a sua
- Deck para piscina: dicas para acertar na escolha do deck ideal
- 5 opções de revestimentos para sua piscina (e um bônus!)
- Impermeabilização de piscinas: como acabar com os vazamentos?
Aproveite o outono. Veja quais as melhorias estruturais que seu condomínio está necessitando. A hora é esta. Vale a pena conferir:
- O síndico é responsável pela (falta de) manutenção no condomínio?
- Manutenção periódica no condomínio: quando e o que fazer?