Impermeabilização por cristalização

O concreto armado é o material estrutural mais utilizado em todo país, tanto em edificações residenciais menores, como em grandes edifícios, e até grandes obras complexas como pontes, viadutos e reservatórios.

 

E, se você acompanha nosso blog, já sabe: a impermeabilização tem o papel fundamental de proteger o concreto contra o ataque da umidade, uma vez que ele não é um material completamente impermeável em sua forma natural.

Apesar de garantir a estanqueidade, a água ainda pode percolar por entre os poros, interstícios e fissuras abertas. E, para esse tipo de situação, existe a impermeabilização por cristalização.

 

Entendendo: porosidade do concreto e formação de fissuras

impermeabilização por cristalização

 

Para entender de maneira mais aprofundada o que são os poros e interstícios do concreto, é importante relembrar o processo químico que ocorre durante a sua formação.

Trata-se de uma reação química entre o cimento (aglomerante) com agregados (areia e pedra britada) com a adição da chamada água de amassamento.

 

Existem, portanto, partículas finas (cimento), médias (areia) e graúdas (brita), que se unem formando um material monolítico resistente, capaz de suportar intensas cargas de compressão.

Acontece durante a reação a formação de espaços vazios, que em nível microscópico são chamados de poros, e em nível molecular de interstícios.

 

impermeabilização por cristalização

 

Quanto mais finos (cimento) são adicionados na massa, menores serão os poros e espaços, e mais resistente é o concreto.

Contudo, existe um outro problema: este tipo de concreto tende a ter uma maior retração durante o processo de cura.

Isso quer dizer que a perda de água é mais acentuada, o que pode acabar aumentando as chances de gerar fissuras, que é um problema ainda maior em termos de aberturas para passagem de água.

 

Todas estas características são naturais deste material e o todo cálculo e dimensionamento das estruturas de concreto armado levam em consideração todos estes fatores.

A impermeabilização atua, portanto, como medida de proteção, uma vez que os poros e fissuras são, até certa medida, inevitáveis.

 

O que é impermeabilização por cristalização?

como fazer impermeabilização por cristalização

 

A impermeabilização por cristalização é um sistema de proteção para elementos de concreto armado que atua formando cristais minerais preenchendo completamente os poros, aberturas, fissuras, impedindo a passagem da água.

 

Este tipo de sistema de impermeabilização é conhecido pela sua eficiência e resistência em situações mais críticas, em que a presença de água é constante e sob pressão, como é o caso de estruturas de reservatórios, túneis, estruturas de contenção, galerias, tanques e reservatórios de tratamento de efluentes e similares.

 

Nesse tipo de situação, o maior risco em termos de patologia é a exposição e corrosão das armaduras.

Quando a água está presente constantemente, existe o risco que o concreto que cobre a armadura seja lavado ou lixiviado, deixando-a exposta à umidade.

A corrosão de armaduras leva à perda da resistência à tração e flexão, o que, em última instância, pode levar ao colapso total da estrutura.

 

Como é feita a impermeabilização por cristalização

o que é impermeabilização por cristalização

 

Este sistema pode ser aplicado de duas formas: como aditivo à massa ou no concreto já pronto, na forma de pintura.

 

É importante frisar que devem ser seguidas as especificações do fabricante em termos de quantidades, tempo de mistura e demais recomendações, para garantir que a massa seja feita de maneira correta.

Este concreto com aditivos cristalizantes tem um alto índice de impermeabilidade.

 

O outro tipo de utilização da impermeabilização por cristalização é em situações em o concreto já está pronto.

Nestes casos, o primeiro passo a se fazer é a abertura e limpeza dos poros, através de jatos de água em alta pressão.

As juntas de dilatação e aberturas de tirante para concretagem devem ser tratadas com a argamassa de reparo com cristalizante.

Depois da preparação, é feita a pintura superficial da tinta com aditivo, seguida da cura úmida.

 

Vantagens

impermeabilização por cristalização o que é

 

As vantagens da impermeabilização por cristalização estão diretamente relacionadas à alta resistência aos ataques de umidade, em especial sobre pressão.

Isso faz com que este tipo de sistema seja ideal para tanques e reservatórios, sendo possível aplicar a impermeabilização nos lados com pressão positiva e negativa de água.

 

A redução da permeabilidade permite que não seja necessário outro tipo de sistema de impermeabilização no caso de elementos enterrados e também naqueles sem movimentação térmica.

Não possui VOC, que são os químicos voláteis prejudiciais presentes em outras alternativas de impermeabilização, e também não contém materiais orgânicos que são mais suscetíveis à decomposição ao longo do tempo.

 

Desvantagens

impermeabilização por cristalização como funciona

 

Uma desvantagem da impermeabilização por cristalização é que ela não pode ser utilizada como único sistema em situações de elementos expostos, como as lajes de cobertura por exemplo.

Nesse tipo de situação, o elemento de concreto está sujeito à movimentação térmica (dilatação e contração) o que acabaria causando falhas neste tipo impermeabilização.

 

Para os casos de áreas expostas como lajes, coberturas, marquises, varandas, sacadas, telhados, platibandas, é recomendado optar por opções de sistema flexíveis, como a própria manta asfáltica e mantas líquidas bastante utilizadas em todo país, até os sistemas mais modernos, como o Sistema Fibersals.

 

Outro ponto que também pode ser levantado é o fato de que todos os sistemas que não são executados por equipe especializada têm uma chance maior de ocorrer falhas de execução de mão-de-obra.

Isso acontece, muita vezes, pois existe culturalmente no país uma tendência de serviços na construção serem feitos por pessoas com pouca ou nenhuma experiência formal.

Apesar dos prejuízos dessas práticas quase sempre ficarem apenas na esfera econômica, é preferível optar por equipes especializadas, sempre que possível.

 

Para reformas: conheça o Sistema Fibersals

O poliéster flexível de alto desempenho do Sistema Fibersals pode, também, ser utilizado como proteção de tanques, reservatórios e demais situações onde há presença de água sob pressão, oferecendo excelentes níveis de resistência mecânica e a à abrasão.

A aplicação é feita diretamente sobre a superfície a ser impermeabilizada e a liberação para o uso é rápida. Sendo assim, é o melhor sistema para reformas de impermeabilização.

 

Uma grande vantagem do sistema Fibersals para impermeabilização de reservatórios é que ele é um material inerte: isso significa que não há contaminação ou reação com o líquido reservado e também é capaz de resistir também à ataques de agentes químicos agressivos. E a garantia oferecida é de 15 anos.

 

Faça um orçamento de impermeabilização com o Sistema Fibersals em poliéster flexível de alto desempenho


 

Saiba mais sobre a impermeabilização de reservatórios e caixas d’água!

Comentários

Comments are closed.