O que você precisa saber para escolher a melhor impermeabilização industrial

Quando o assunto é impermeabilização industrial, é preciso ter em mente que há alguns desafios diferentes que não se apresentam de maneira recorrente na impermeabilização de residências e edifícios em que não existe atividade fabril.

 

Um deles é imaginar que os problemas de falha de impermeabilização e infiltração de água em uma fábrica podem gerar sérios prejuízos na perda de maquinário, insalubridade do local, produção comprometida, perda de estoque.

 

Em outros casos, ainda que a infiltração não chegue a paralisar e comprometer a produção de maneira direta, muitas vezes é preciso paralisar a produção para que sejam feitos os reparos, e da mesma forma, cada dia paralisado representa prejuízo para a empresa.

 

A impermeabilização no contexto industrial

impermeabilização industrial

 

As fábricas são diferentes das edificações residenciais e comerciais tradicionais desde o conceito inicial do projeto.

Enquanto que uma casa é pensada no dia-a-dia dos moradores, conceitos arquitetônicos, aproveitamento de áreas, as indústrias são idealizadas conforme a atividade que será realizada no local.

Dessa forma, os princípios que norteiam o projeto e, consequentemente, os requisitos que precisam ser atendidos são focos diferentes.

 

A preocupação com a impermeabilização dentro do contexto industrial toma, consequentemente, um outro foco.

Como já se sabe, os sistemas de impermeabilização tem a função fundamental de proteger das estruturas de concreto armado e demais elementos da edificação da presença da umidade e da infiltração.

 

Dependendo do tipo de indústria e atividade a que a fábrica se destina, deve haver também a  preocupação com a presença de materiais químicos e líquidos industriais em tanques, reservatórios e demais locais suscetíveis a vazamentos, que também é função dos sistemas de impermeabilização.

 

Licenças e órgãos ambientais

impermeabilização industrial

 

Qualquer edificação, seja ela residencial ou industrial, precisa de aprovação, alvará e licenças dos órgãos competentes para estarem devidamente regularizadas.

No caso das residências, o documento de Habite-se atesta que imóvel está em conformidade e pronto para ser ocupado.

No caso de locais comerciais e industriais, este documento chama-se Carta de Ocupação.

 

Para que seja expedida uma Carta de Ocupação, é necessário atender diversas exigências de diferentes órgãos, e elas variam de acordo com a atividade que será realizada.

Por exemplo: se a atividade estiver relacionada à saúde (farmácias, clínicas, indústrias farmacêuticas) é preciso ter o alvará da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitárias).

Para vários outras atividades, também é preciso o AVCB (Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros) e assim por diante.

 

O órgãos ambientais tem sido cada vez mais exigentes em relação à expedição de alvarás de funcionamento.

Houve um tempo que a legislação e fiscalização mais brandas causaram vários casos de abusos e omissões e, consequentemente, problemas ambientais, ocupação de áreas de preservação permanente, acidentes e desastres.

 

impermeabilização industrial

 

Com o advento de novas tecnologias e novas diretivas nas normas técnicas de desempenho, as exigências em termos de impermeabilização industrial também mudaram.

Especialmente para os casos de indústrias e fábricas que trabalham com reservatórios e tanques de produtos químicos com potencial de danos ambientais.

 

E apesar de, no Brasil, ainda haverem muitas residências feitas e ocupadas de maneira irregular (sem a carta de Habite-se), uma indústria não é capaz de funcionar sem estar devidamente licenciada, uma vez que a fiscalização ambiental é bem mais rígida.

As multas para as empresas que operam em situação irregular são muito altas, maiores, muitas vezes, do que os custos de atender às exigências técnicas de adequação do projeto.

 

O risco de soluções paliativas na impermeabilização industrial 

impermeabilização industrial

 

Nas residências é muito comum, embora completamente desaconselhado, o uso de soluções caseiras e do tipo “faça você mesmo” quando o assunto é correção de falhas na impermeabilização.

A gambiarra, apesar de muitas vezes até funcionar temporariamente, não deve ser incentivada porque existe o risco de falhas de execução e eventualmente o problema pode retornar com prejuízos ainda maiores.

 

No caso de indústrias, o grande problema de soluções paliativas e informais é porque existe o fator parada fabril. Cada dia em que uma fábrica está parada sem produzir é um dia de prejuízo.

Muitas vezes a solução mais simples, rápida e informal para problemas de infiltração para não “parar” a fábrica em um primeiro momento, pode representar vários dias parados num futuro próximo, não só para corrigir o problema em si, quando também pelas multas e sanções que podem ser aplicadas na ocorrência de algum acidente.

 

Neste sentido, toda a intervenção para correção de problemas dos sistemas de impermeabilização dentro de um contexto fabril devem ser devidamente pensada e analisada por pessoas e profissionais experientes e habilitados.

 

A solução ideal para impermeabilização industrial

O sistema 100% poliéster flexível, também conhecido como sistema Fibersals, é uma solução indicada para resolver de maneira definitiva os problemas de infiltração em âmbito industrial, podendo ser utilizado, inclusive, para proteção de tanques, reservatórios e demais locais com presença constante de produtos e líquidos quimicamente agressivos.

 

Além da grande resistência a ataques de agentes químicos, o sistema Fibersals também tem excelentes índices de resistência mecânica e à abrasão, sendo ele mesmo o revestimento final, sem a necessidade de cobertura superficial.

 

O sistema Fibersals é um compósito aplicado diretamente sobre a superfície a ser impermeabilizada, de maneira rápida e segura, e o tempo de liberação para o uso é muito mais rápido do que as soluções convencionais, diminuindo substancialmente os prejuízos devido à parada fabril, e também sem gerar grandes quantidades de entulho, sujeira e gastos com descarte correto do entulho de construção.

 

O sistema Fibersals 100% poliéster flexível é executado por equipe altamente treinada e especializada, e é aplicado com sucesso em áreas industriais em todo o Brasil, desde 1985.

 

Se você quer saber mais sobre como podemos aplicar o sistema Fibersals em seu projeto, fale com a gente:

 

Faça um orçamento de impermeabilização industrial com o Sistema Fibersals 100% Poliéster









 

Comentários

Comments are closed.