Tudo sobre impermeabilização de tanques industriais

Os tanques industriais são utilizados para reservar líquidos ou gases, e os tipos são os mais variados, dependendo do segmento da indústria.

É possível reservar não apenas água, mas também produtos químicos, efluentes, e podem ser construídos com materiais diversos, como concreto, metal, plásticos e materiais compósitos.

 

Sempre no caso do uso do concreto, é importante frisar a importância da impermeabilização, uma vez que este não se trata de um material 100% impermeável, e a infiltração de líquidos pode causar danos e comprometer a segurança estrutural do tanque industrial.

 

Características do tanque industrial

impermeabilização de tanques industriais

 

Os tanques industriais são feitos, na maior parte dos casos, em formato cilíndrico e na vertical.

Contudo, o formato é feito para atender a demanda da indústria, e podem ser feitas modificações do projeto conforme especificação.

 

Existem basicamente três formas de se fazer um reservatório ou tanque industrial:

 

  • Enterrado: quando o tanque é construído enterrado é preciso se preocupar com os esforços laterais nas paredes do reservatórios, tanto interna quanto externamente.

 

  • Apoiado: O tipo mais comum, quando o tanque está apoiado no solo. Um cuidado importante, nestes casos, é garantir a estabilidade do solo e da fundação do tanque para evitar recalques diferenciais.

 

  • Elevado: Quando o tanque ou reservatório não está em contato com o solo, ele é denominado de reservatório elevado. Nestes casos, problemas com infiltração e percolação de água poderão ser notados na parte inferior do tanque, se ocorrerem.

 

Existe também um conceito de semi-enterrado ou semi-apoiado, quando o tanque está com parte enterrada e parte apoiada.

 

Os tanques industriais feitos com concreto devem ser impermeabilizados internamente.

O líquidos promovem uma pressão nas paredes internas e piso do reservatórios, que apesar de garantir a estanqueidade, permite a percolação de água pelos interstícios do material.

 

A percolação de líquidos e infiltração de maneira geral pode provocar diversos problemas nos tanques industriais, como as patologias conhecidas – lixiviação, carbonatação, exposição e corrosão de armaduras – e também, dependendo do líquido reservado, o vazamento pode provocar acidentes, contaminação, e ainda gerar multas.

 

A importância da impermeabilização de tanques industriais

impermeabilização de tanques industriais

 

Segurança Estrutural

A umidade é a causa de patologias sérias nas estruturas de concreto.

No caso de reservatórios e tanques industriais, é de fundamental importância proteger as estruturas das infiltrações, de forma que as seções dos elementos fiquem preservadas.

 

A lixiviação é uma patologia que indica a percolação de água em uma estrutura de concreto.

Quando a água atravessa os interstícios do material, ela reage com o hidróxido de cálcio Ca(OH)2 que é um composto formado na hidratação do cimento.

O resultado desta reação são eflorescências de cor branca.

A perda de sólidos pode ocasionar exposição de armaduras, e consequentemente, representam um risco para a estrutura.

 

Outro problema que pode surgir em ambientes de tanques industriais mal impermeabilizados é a carbonatação.

O concreto é um material bastante alcalino, com o pH variando entre 11 e 12.

Essa alcalinidade ajuda a proteger as armaduras dos processo corrosivos, e por essa razão existe o termo armadura passivada – exceto quando há presença de cloretos.

 

Como consequência da lixiviação, ocorrem dois processos: a abertura de poros e presença de gases, e a diminuição da alcalinidade do concreto.

A presença de CO2 atmosférico promove a formação de sais como o CaCO3 (carbonato de cálcio).

E a presença de carbonatos favorece a redução de pH, desprotegendo as armaduras.

 

Vazamentos

Os vazamentos de um tanque industrial podem ocasionar sérios riscos ambientais, dependendo do líquido que está sendo reservado.

Como estes líquidos perigosos podem chegar à rios, lagos e lençol freático, existe um risco grave de contaminação da água e também do solo.

 

Por essa razão, existe uma preocupação de órgãos governamentais para evitar que esse tipo de problema aconteça, e as multas por danos ambientais são altas.

 

Prolongar a vida útil

A infiltração de água, mesmo quando não representa risco extremo de colapso ou ruína da estrutura, ainda pode gerar problemas para os usuários.

Em geral, os principais problemas são a proliferação de matéria orgânica, presença de fungos, bactérias, musgo, lodo e demais contaminantes.

 

Além desses, o aspecto visual da superfície fica bastante comprometido devido à presença de tanta matéria orgânica em um ambiente mal impermeabilizado.

Todos estes fatores em conjunto contribuem para a vida útil do tanque industrial seja diminuída.

 

Sistema Fibersals

Impermeabilização de tanques industriais

 

O sistema poliéster flexível, desenvolvido pela Fibersals, é ideal para ser utilizado em tanques industriais, mesmo naqueles que são utilizados para reservar produtos agressivos.

O sistema possui excepcional resistência à uma variedade de tipos de produtos químicos, sem que seja perdida a capacidade de impermeabilização e sem promover reações com o líquido. Veja o boletim técnico completo.

 

Como o sistema é inerte e não contamina nem reage com o líquido em contato dentro do tanque, ele também é indicado para o uso em reservatórios com água e demais líquidos.

Como o sistema Fibersals possui elevada elasticidade e resistência mecânica, não há necessidade de revestimentos superficiais, sendo o próprio produto o acabamento final.

 

A qualidade do sistema é garantida através de uma execução realizada por equipe própria, altamente especializada. A garantia é de 15 anos.

 

Parada Fabril

Um dos grandes desafios para as indústrias quando é necessário algum tipo de intervenção para obras e reparos é o custo com a parada fabril.

Cada dia em que a produção da fábrica está parada para a realização de algum serviço de manutenção representa prejuízos para a empresa e deve ser levado em consideração.

 

Com o sistema Fibersals a parada fabril é minimizada, primeiramente por não haver necessidade de retirada o material preexistente, e consequentemente toda a geração de entulho.

E em segunda lugar, porque a liberação para o uso é rápida.

 

 

Quer conhecer outros usos do Sistema Fibersals? Leia nosso post sobre revestimento anticorrosivo para a indústria.

Comentários

Comments are closed.