6 dicas para uma reforma rápida

Um dos maiores desejos de quem se aventura a reformar é que a obra aconteça da maneira mais rápida e barata possível. Uma reforma rápida, como aquelas que vemos nos programas de TV, podem causar grande impacto visual, no entanto elas são superficiais, incluindo pintura, troca de revestimentos e principalmente mobiliário.

Não são consideradas nessas reformas troca de tubulações, telhado, rede elétrica, tampouco correção de infiltrações.

 

Dentro do que entende-se por mundo real da reforma, deve-se levar em conta a viabilidade técnica e financeira da obra.

Vamos apresentar a seguir algumas dicas para a sua reforma acontecer rapidamente:

 

1. Contratação de um profissional

reforma rápida contrate um arquiteto

 

Antes de qualquer coisa, é muito importante contratar um profissional da área para ajudar no planejamento da obra.

 

A concepção do escopo da reforma pode ser feita através de um bom projeto ou um detalhado memorial descritivo.

As principais ferramentas para o gerenciamento são os cronogramas físico e financeiro. Dessa forma, fica muito claro quando terminará e quanto custará.

 

Veja também:

 

2. Seleção de tecnologias que proporcionam uma reforma rápida

reforma rápida tecnologias modernas

 

Ainda durante o processo de planejamento, um dos pontos decisivos que podem encurtar o tempo da obra é a seleção da tecnologia a ser aplicada nas diversas etapas dela.

Por exemplo:

 

Em todos os casos estamos substituindo processos mais demorados e que fazem mais sujeira, por outros rápidos e limpos. Podendo ser até 6 vezes mais rápidos, ou seja, o que levaria 30 dias pode ser feito em 5.

 

3. Escolha da mão de obra

reforma rápida contratação de mão de obra

 

A contratação de mão de obra qualificada promove maior rapidez na execução, e principalmente a inexistência de retrabalhos.

 

Contar com empresas e profissionais idôneos confere à obra garantia dos serviços mesmo após sua conclusão.

Sem dizer que, caso ocorra algum acidente de trabalho, somente empresas com mão de obra registrada terão capacidade de assumir os custos com indenizações ou reabilitação de funcionários. Caso contrário, o contratante, dono da obra, será o único responsável.

Veja algumas dicas:

 

4. Reforma rápida requer desocupação do local

reforma rápida desocupação do imóvel

 

Se estiver com pressa, todos os esforços que possam acelerar a reforma deverão ser providenciados. Um dos que mais pode contribuir para uma reforma rápida é esvaziar o local.

 

Com a obra sem móveis ou pessoas morando, a dinâmica é outra, não sendo necessário preservar espaços para os moradores, muito menos movimentar e cobrir móveis.

 

5. Antecipação da compra de materiais

reforma rápida compra antecipada de materiais

 

Para a reforma ter um bom andamento todos precisam fazer a sua parte, portanto, a compra de materiais nunca deve atrasar.

 

Existem materiais de acabamento que só são vendidos sob encomenda, então, antecipe-se.

 

Além disso, uma sugestão que também facilita o dia a dia é estabelecer uma conta em alguma loja de material de construção próxima à obra. Defina um único responsável que pode fazer retiradas, e exija prestação de contas semanalmente.

 

6. Planejamento do mobiliário

reforma rápida compra de móveis

 

Depois da obra pronta, é a hora de mobiliar.

 

Antes de comprar qualquer coisa, pense se passará pelas portas! Desta forma, você evita içamentos externos que custam caro e precisam ser agendados, prejudicando assim o prazo e o custo.

 

Concluindo: 

O mais importante para sua reforma corresponder a sua expectativa de prazo, é estabelecer quais serviços são os mais importantes e relevantes. Dessa forma, se precisar de muita rapidez, opte por serviços superficiais, que transformam os ambientes sem exigir grandes investimentos de tempo e dinheiro. Mas esteja ciente de que mudanças duradouras exigem intervenções maiores.

 

Agora mãos à obra. Com essas super dicas você está preparado para começar a planejar sua obra!

Comentários

Comments are closed.