Reforma: onde começar?

Seja para modernizar, recuperar, reparar, embelezar ou ampliar, uma reforma além de consumir dinheiro consome o sono de muitas pessoas. Mas atenção, nem toda reforma deve ser sinônimo de dor de cabeça! Se alguns cuidados forem tomados antes e durante sua execução muitos problemas poderão ser evitados. Reforma, onde começar?

 

Abaixo você verá algumas dicas que te ajudarão a ter uma reforma bem sucedida:

 

  • Profissional especializado

reforma onde começar contratação de profissional arquiteto ou engenheiro

 

A contratação de um profissional da área, além de trazer as melhores alternativas técnicas, viabiliza o planejamento completo da sua obra.

Muitas pessoas pensam ser este um custo desnecessário, no entanto, os retrabalhos eventualmente necessários poderão custar bem mais caro. Entenda:

 

  • Projeto

reforma onde começar projeto

 

Ter em mãos um projeto detalhado bem feito, que abrange todas as disciplinas envolvidas na obra permitirá que o orçamento seja completo, diminuindo significativamente o risco de se gastar mais do que se previu, sem dizer, que nele se evidenciam inconsistências ou problemas que só seriam percebidos mais tarde, ocasionando perda de tempo e dinheiro.

 

  • Planejamento financeiro

reforma onde começar planejamento financeiro

 

Certifique-se de que você possui os recursos financeiros necessários para levar sua reforma até o fim.

Obras que começam e não terminam, tendo diversas etapas desencontradas, ficam muito mais caras e tornam a obra um fracasso financeiro.

 

  • Documentação

reforma onde começar documentação

 

Tanto para prédios, mas principalmente em casas, são necessários alguns documentos.

 

Nos prédios, dependendo da reforma, será necessário entregar ao condomínio um plano de obras com um Registro de Responsabilidade Técnica de execução vinculado.

 

Nas casas o alvará de reforma ou ampliação da área construída deverá ser solicitado à Prefeitura Municipal.

Você terá o direito de começar apenas com o protocolo em mãos, porém, se ao longo do processo de aprovação surgirem necessidade de modificações ou até mesmo indeferimento dele, as correções necessárias deverão ser providenciadas. Portanto, o melhor a se fazer é esperar a aprovação do processo.

 

Entenda tudo sobre o assunto:

 

  • Comunicar a vizinhança

reforma onde começar comunicação com os vizinhos

 

Informar seus vizinhos sobre sua obra e deixar seu telefone a disposição, caso queiram fazer alguma queixa, pode contribuir para evitar desgastes futuros.

Seja simpático, se desculpando pela sujeira e barulho gerado durante a obra. Além disso, comportamentos inadequados de algum funcionário chegarão até você mais rapidamente.

 

  • Compra de materiais

reforma onde começar compra de materiais

 

Lembre-se que uma reforma não se repete de ano em ano, então, não faz sentido economizar nos materiais. Quanto pior a sua qualidade, menos durarão.

Escolha marcas conhecidas, que possuam assistência técnica e boa reputação no mercado.

 

  • Prestadores de serviço

reforma onde começar contratação de prestadores de serviço

 

Empresas idôneas, sólidas, que respeitem seus clientes e os prazos acordados são importantíssimas no processo. Além disso, se caso for necessário acionar a garantia, estarão preparados para atender.

Vale destacar, que de nada adiantará comprar um bom material e entrega-lo para ser instalado por um mal profissional. Sempre busque referências no mercado, não tenha preguiça de visitar obras já realizadas para ver pessoalmente a qualidade do acabamento.

Veja:

 

Existem outras tantas coisas a serem consideradas, faça sua análise se essa é a hora certa ou não de começar.

A dúvida sobre reforma, como fazer? Pode ser definitivamente resolvida contratando um profissional para uma Consulta Técnica.

 

Vá em frente e com essas dicas transforme o potencial de desastre de uma obra em um grande sucesso! Conte-nos sobre suas experiências sobre esse tema.

Comentários

Comments are closed.