Impermeabilização de terraço: por que investir?

Os terraços são áreas abertas, localizadas nos andares superiores e cobertura de uma edificação. Normalmente são utilizados como área de lazer, churrasqueiras, áreas de convivência. Em alguns edifícios, como em hotéis e prédios comerciais, é possível encontrar restaurantes nos terraços, onde é possível ter um momento de lazer e aproveitar a vista da cidade.

 

Como são áreas abertas, os terraços estão sujeitos à intempéries como chuva, vento, irradiação solar, e todos estes fenômenos podem ser nocivos à estrutura.

Como a área está exposta, ela recebe de maneira direta a água da chuva, e deve estar preparada para isso.

 

Nesse post vamos falar um pouco sobre terraços, entender melhor sobre o que são, como é a sua estrutura, os cuidados a serem tomados e a importância da manutenção e da impermeabilização de terraço para uma maior vida útil.

 

Entenda a diferença: Varanda x Sacada x Terraço

 

Varanda

impermeabilização de terraço varanda diferenças

 

As varandas são áreas livres na edificação e ligadas à um cômodo da casa, geralmente a cozinha ou a sala.

 

Ainda que haja uma, duas ou até três paredes em uma varanda, o conceito é que ela não seja um lugar fechado, e sim um acesso ao ar livre.

 

Outro conceito que ficou popular nos últimos anos é o da varanda gourmet, que é quando há uma churrasqueira, pia, cooktop, ou qualquer outro elemento que permita que sejam preparadas refeições ou ainda que seja um espaço para convivência com mesas e cadeiras.

 

As varandas são espaços abertos, e apesar de não serem consideradas como a cobertura da edificação, é preciso ter cuidado na hora de impermeabilização do ambiente.

Normalmente, é dimensionado um ponto para escoamento da água (um ralo) baseado na área da varanda.

 

Sacada

impermeabilização de terraço sacada diferenças

 

As sacadas, de maneira similar às varandas também são áreas livres, ligadas a um cômodo da casa, porém com a diferença do efeito tridimensional, isto é, saltando para fora do alinhamento do edifício.

Assim como nas varandas, é dimensionado um ponto para escoamento da água.

 

Terraço

impermeabilização de terraço como fazer

 

Já o terraço é a parte de cobertura da edificação.

Em uma construção com terraço, não existe um sistema convencional de cobertura, com estruturas e telhas. O espaço normalmente é utilizado como área de lazer e convivência e é uma ótima solução quando o terreno não é grande o suficiente para que estes elementos sejam feitos na parte térrea.

 

Como vimos, os três elementos tem um pouco em comum: são áreas livres, e expostos ao tempo. Isso significa que estarão sujeitos à problemas de infiltração e por isso é tão importante a impermeabilização.

 

A estrutura de um terraço

O terraço é um espaço criado sobre a laje de cobertura da edificação.

 

No momento da concepção do projeto, os arquitetos e engenheiros envolvidos devem dimensionar corretamente a laje para esse tipo de uso.

Essa informação é bastante importante, pois há casos em que os usuários decidem incorporar um terraço em uma edificação que não foi previamente dimensionada para isso.

Quando é o caso, é essencial os cuidados de um profissional para garantir a viabilidade, inspecionar e verificar se é possível fazer a intervenção sem que isso cause danos à estrutura do edifício.

 

No dimensionamento da laje devem ser levados em consideração os esforços solicitantes causados pelo terraço como piso, contrapiso, móveis, elementos de decoração, tráfego de pessoas, eletrodomésticos.

E durante a execução é preciso se atentar para a impermeabilização da área.

 

Como se trata de uma área de cobertura, as falhas na impermeabilização permitem a água se infiltre e isso pode comprometer a laje.

 

A importância da impermeabilização de terraço

As sacadas e varandas normalmente são áreas menores, e é possível ainda que as chuvas não incidam diretamente ou incidam em menor quantidade e frequência devido à disposição arquitetônica.

Isso não significa que não seja importante se preocupar com a impermeabilização dessas áreas, e sim que os efeitos da infiltração podem demorar mais para aparecer.

 

O terraço é a cobertura da edificação, e portanto a água vai incidir de maneira direta.

Uma laje de cobertura mal impermeabilizada pode causar transtornos para os usuários do edifício e até mesmo podem representar um risco à saúde estrutural de toda a construção.

 

Danos nos pavimentos inferiores à cobertura

impermeabilização de terraço infiltração vazamento

 

Um dos problemas mais corriqueiros quando há falhas na impermeabilização do terraço é que os pavimentos imediatamente inferiores sofrem com problemas de infiltração.

 

Podem a surgir manchas de bolor, descascamento de pintura, descolamento do forro, gotejamento.

 

De fato, é bastante comum encontrarmos relatos de moradores de andares de cobertura reclamando desse tipo de problema (ou até mesmo problemas que chegam ao apartamento inferior, causando problemas entre os vizinhos).

 

Danos na superfície do terraço

impermeabilização de terraço infiltração

 

Da mesma forma que a infiltração causa transtornos abaixo da laje, a água pode de alguma forma ficar retida e expor problemas na parte superior.

 

Quando isso acontece, pode ocorrer manchas no piso, regiões esbranquiçadas nos rejuntes, crescimento de musgo e fungos na superfície, e todo tipo de problema que acontece quando a água não é escoada e consegue se infiltrar na superfície.

 

Danos à estrutura da laje

impermeabilização de terraço corrosão da armadura de concreto

 

Além dos problemas e transtornos para os usuários do edifício que terão que fazer intervenções para corrigir os problemas estéticos que afetam o aspecto visual, dando aparência de sujo, mal cuidado, pode ocorrer também danos à estrutura da laje.

 

A água infiltrada pode percolar por entre o concreto e expor as armaduras de aço da estrutura à corrosão.

 

Sabemos que, em uma estrutura de concreto armado, as armadura de aço são responsáveis por receber os carregamentos de flexão, que o concreto sozinho não é capaz de suportar.

Quando há problemas de corrosão de armaduras, a laje pode ficar comprometida e isso pode trazer sérios riscos para a saúde estrutural da edificação. Saiba mais sobre este assunto aqui.

 

Manutenção e impermeabilização de terraço

Os sistemas mais comuns de impermeabilização de lajes de cobertura normalmente oferecem uma garantia entre 5 e 10 anos.

 

Isso significa que periodicamente é preciso fazer uma inspeção na área para verificar se a laje ainda está impermeabilizada.

 

Um dos maiores problemas é que, quando há a necessidade de refazer o sistema de impermeabilização de um terraço, pode ser preciso retirar todo o piso e contrapiso e isso é sinônimo de obras, demora, transtornos e gastos.

 

Existe, porém, uma solução mais simples quando está ocorrendo problemas de impermeabilização no terraço.
O sistema de poliéster flexível da Fibersals pode ser aplicado sobre a estrutura preexistente, sem que seja necessária uma obra grande e demorada, e também sem gerar sobrepeso na estrutura. Entenda mais sobre este Sistema de impermeabilização definitiva.

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização de terraço sem quebradeira


 

Se você deseja saber mais informações sobre como impermeabilizar seu terraço de forma rápida e moderna, entre em contato conosco!

Comentários

Comments are closed.