O trânsito e a superlotação nas praias leva muita gente a buscar alternativas para aliviar o calor. Nos condomínios, a piscina passa a ser vista não mais como um custo adicional nas taxas condominiais, mas como um benefício. Com isso, se o seu prédio não possui piscina é possível que as solicitações aumentem no verão ou, o mais frequente, a reforma do local com a instalação de um deck.
Em alguns prédios, a solicitação vem por parte dos moradores da cobertura. Mas, afinal, quais são os cuidados para a instalação de um deck para piscina? Quais os materiais adequados para fazê-lo? Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a acertar nessa instalação.
O local da instalação precisa ser adequado
Ao optar pela instalação de um deck para piscina, o primeiro passo é optar por uma empresa especializada para fazê-lo. Essa empresa poderá orientar se o local comporta o peso, qual dimensão e disposição são adequadas ao ambiente, quais os materiais adequados e quais as regulamentações devem ser seguidas. Entenda os riscos do excesso de peso nas lajes.
No caso de uma obra em somente uma unidade, como a cobertura, é preciso ver o que está definido tanto no estatuto do prédio quanto no memorial descritivo.
Deck para piscina tem que ser de madeira?
Ao escolher o material para fazer um deck para piscina é importante não se deixar levar somente pela estética e já pensar em outros pontos como a facilidade de manutenção, durabilidade, segurança e resistência às condições temporais às quais o material será exposto.
Por exemplo, se o local não é coberto, é possível que seja necessário um tratamento diferenciado caso o material escolhido seja a madeira.
Hoje, existem alternativas à madeira. Umas delas é o porcelanato que, inclusive, esteticamente muitas vezes pode se confundir com a madeira, tal a evolução dos materiais. E tem como benefício a facilidade de limpeza e de manutenção.
Outra opção são os decks plásticos, que dispensam a manutenção frequente. Em todos os materiais, é bom analisar também a sua usabilidade e riscos. Por exemplo, os porcelanatos precisam ser antiderrapantes, evitando a incidência de quedas e tombos, que podem acarretar em problemas graves de saúde.
O que garantir na instalação do deck?
A qualidade e idoneidade do prestador de serviço que irá instalar o deck são fundamentais. Saiba quais documentos exigir da empresa.
Mas, antes de pensar na instalação do deck em si, é preciso fazer uma impermeabilização definitiva para evitar transtornos. Imagina ter que retirar o deck do lugar por descobrir que ocorreram infiltrações?
Infelizmente, este tipo de situação pode se repetir a cada 3 ou 5 anos se o método de impermeabilização utilizado não for definitivo. Veja mais sobre o assunto em nosso guia completo de impermeabilização de lajes.
Nas coberturas, o cuidado é dobrado, e é preciso, ainda, contar com as diversas empresas especializadas em construir decks em piscinas em coberturas, pois é preciso fazer um cálculo estrutural a fim de analisar a carga que a obra pode suportar. E, em qualquer instalação, o ideal é ter a aprovação de um especialista registrado no CREA. Veja o que diz a lei sobre obras em condomínios neste post.
Piscina é o tema da vez nas reuniões do seu condomínio? Então, confira os outros posts que falam sobre esse tema no nosso blog:
- Impermeabilização de piscinas: como acabar com os vazamentos?
- 6 dicas para não desperdiçar água na piscina neste verão
- 5 opções de revestimentos para sua piscina (e um bônus!)
- Descolamento de pastilhas na piscina: o que fazer?
- Com tantas opções, como escolher a piscina ideal?
- Segurança na piscina: 18 medidas para proteger os condôminos no verão
- Piscina aquecida no condomínio: como fazer
- Piscina de alvenaria: um guia completo para construir e manter a sua