Descolamento de pastilhas na piscina: o que fazer?

Com o verão e suas altas temperaturas, a piscina passa a ser a protagonista entre as áreas comuns do prédio. É um dos espaços mais frequentados por todos os moradores. Com isso, manter a piscina e, consequentemente, seus revestimentos limpos e ter regras claras de uso são algumas dicas para manter o local em bom estado.

Mas, depois de praticamente uma estação inteira sem ser utilizada, é possível que os moradores relatem desplacamento ou descolamento de pastilhas e revestimentos da piscina. Além da concordância dos condôminos com a obra, existem outros pontos a serem observados.

 

Revestimentos para piscina: da obra à manutenção

descolamento de pastilhas da piscina do condomínio desplacamento como resolver

Se o seu condomínio ainda não possui uma piscina ou se está reformando, esse é o momento ideal para escolher materiais que apresentem maior durabilidade e também para garantir uma instalação especializada, que evite infiltrações, por meio de uma impermeabilização própria para piscinas. Veja:

Em geral, além dos descolamentos, as quebras e desgastes são reclamações frequentes. Nos serviços de manutenção atuais, também há aplicação de novas tecnologias. E acredite: não é mais necessário esvaziar toda a piscina para sanar o descolamento das pastilhas. Por meio de técnicas específicas de reparos subaquáticos, o revestimento danificado é retirado, a base é uniformizada e só então é feita uma nova aplicação.

 

Peças de reposição podem ser um entrave

Como a manutenção dos revestimentos da piscina não é feita com frequência e os lançamentos de pastilhas e revestimentos cerâmicos não param, é bem possível que você não encontre o mesmo material com o qual a piscina estava revestida previamente. Neste caso, o mais indicado é trocar todo o revestimento. Não somente por afetar questões estéticas, mas também porque a variação de material pode criar desníveis na aplicação e que podem ocasionar em novos descolamentos.

Sem contar que, em uma próxima manutenção, o risco de não ter as peças de reposição continuam existindo. Por isso, o ideal ao fazer o revestimento da piscina é adquirir peças extras para uma possível manutenção.

 

Descolamento de pastilhas: entenda o problema

descolamento de pastilhas da piscina do condomínio desplacamento como resolver

Em geral, a reclamação dos moradores pelo descolamento de pastilhas na piscina é motivada pela estética do local, mas, a manutenção levanta outras questões bem relevantes como: o que está causando o descolamento? As pastilhas são de qualidade? A instalação foi bem executada?

Às vezes, pode-se descobrir um vazamento na bomba d’água, por exemplo, ou mesmo acionar a garantia da instalação do serviço ou até do material utilizado, acionando o fabricante.

 

Manutenção também é questão de segurança

Além de a piscina ficar com um aspecto descuidado, o descolamento das pastilhas também cria uma condição insegura. Tanto pelo fato que novos descolamentos podem acontecer e provocar tombos e deslizamentos dos moradores, quanto pelas peças com pequenas danificações, como quebras, que podem até provocar cortes nos moradores.

Por isso, fique bastante atento a este tipo de manutenção e, se necessário, vale interditar o local enquanto a reforma não tem início. Entenda:

 

Custos da manutenção

O material que reveste a piscina é muito importante para poder ter uma ideia dos custos envolvidos na manutenção. Em geral, os azulejos são mais baratos, além de sua instalação requerer uma mão de obra sem tanta necessidade de especialização, diferentemente das pastilhas de vidro. Porém, essas, se bem instaladas, podem ter uma durabilidade maior.

Os revestimentos vinílicos também são uma opção de custo reduzido, mas se forem mal instalados, podem gerar mais dor de cabeça na manutenção. No geral, em todas as instalações é importante garantir a impermeabilização. Ela é determinante para garantir a durabilidade de qualquer revestimento que seja utilizado na piscina.

 

Tem outras dúvidas sobre obras e reformas no seu condomínio? Consulte outros posts sobre o tema no nosso blog. Aproveite também para compartilhá-los com seus contatos.

Comentários

Comments are closed.