Como refrescar a casa (dicas vão muito além do ar condicionado!)

A cada verão temos a sensação de que está ainda mais quente. E, para amenizar todo esse calor, é preciso buscar alternativas para refrescar a casa que vão além do ar condicionado. Neste artigo, você vai encontrar desde dicas fáceis e práticas de como refrescar a casa até alternativas definitivas que, inclusive, agregam valor ao seu imóvel.

 

Muitas vezes, as casas não foram inicialmente projetadas de modo a se tornarem mais frescas no verão. As diversas mudanças climáticas, que ocorrem não somente no Brasil, mas no mundo todo, também vêm incluindo sol escaldante e altas temperaturas.

 

Por conta de tudo isso, é natural que mais e mais moradores se questionem sobre como refrescar a casa. E quando falamos que as nossas dicas vão além do bom e velho aparelho de ar condicionado é porque o produto eleva muito as contas de energia elétrica nos meses mais quentes.

 

Vamos ver, então, como encontrar soluções para tornar os ambientes dentro de casa um pouco mais agradáveis.

como refrescar a casa no verão sem ar condicionado

Como refrescar a casa?

 

Telhado claro

Você sabia que cores claras absorvem menos a radiação solar? Sendo assim, utilizar telhas claras ou pintar o telhado de branco são alternativas interessantes para tornar a casa um pouco mais fresca.

No entanto, vale lembrar que esta solução requer certa frequência de manutenção e limpeza.

 

Impermeabilização 100% Silicone

Se, além do calor gerado, há infiltração em seu telhado, a solução pode ser uma só! A impermeabilização de lajes e telhados com a Solução 100% Silicone reflete até 88% dos raios solares, gerando até 35% de economia em refrigeração. Esta solução apresenta, ainda, alta resistência aos raios UV, intempéries e mudanças bruscas de clima.

como refrescar a casa no verão sem ar condicionado impermeabilização em silicone

Este Silicone, além de inovador, é um material nobre e com alto teor de sólidos. Isso protege o seu imóvel. Tem rápida aplicação, é mais eficiente e ainda possui 15 anos de garantia.

 

Leia também:

 

E sabe o que esta alternativa tem de melhor? A aplicação não gera sujeira, nem entulho em casa. Se sua casa é nova ou se você está em reforma sabe bem o tormento que obras longas causam.

 

Proteção nas janelas

Aquelas janelas que sofrem incidência direta do sol precisam receber sombra para diminuir o calor no interior da casa. Há duas alternativas que podem servir bem para esta questão.

 

Uma delas é a construção de marquises ou instalação de toldos no lado externo, acima das janelas. Outra opção bem bonita e prática é a instalação de cortinas com isolamento térmico. Estas cortinas utilizam mais de uma camada de tecido e obstruem a passagem do calor para o interior do ambiente.

 

Iluminação

As lâmpadas de LED são um ótimo recurso para decoração de todo e qualquer espaço. Elas são mais econômicas e não produzem calor no ambiente, ao contrário das lâmpadas mais antigas. Portanto, se você quer deixar sua casa mais fresca e ainda mais bonita, troque suas lâmpadas convencionais por LED.

Veja também:

 

Arborização

como refrescar a casa no verão sem ar condicionado árvores e plantas

Cultivar pequenas árvores dentro de casa deixa a decoração mais leve e ainda controla a umidade no ambiente, tornando o clima mais agradável. Caso não tenha espaço para uma árvore, opte por espalhar vasos com folhagens. Elas trazem equilíbrio à temperatura ambiente ajudando a amenizar o calor.

 

Telhado Verde

O telhado verde, ou jardim suspenso, que é a instalação de plantas e vegetais sobre a cobertura da casa, reduz em muito a carga térmica através da evaporação do solo e transpiração das plantas.

Mas, atenção: para a montagem da estrutura para o telhado verde sobre a laje é preciso cuidados extras quanto à impermeabilização. Neste quesito, nossa recomendação vai para o Sistema Fibersals. Dá só uma olhada como ficou este projeto especial que criou um jardim no terraço!

 

 

Com estas dicas fáceis de ser implantadas, sua casa certamente ganhará um refresco no verão. E você poderá diminuir o uso dos aparelhos de ar condicionado. Além da economia no bolso, com a instalação de recursos de qualidade e procedência garantida, você agrega maior valor ao seu imóvel. E ainda cuida do meio-ambiente!

 

Gostou deste artigo? Então, você também vai gostar de saber mais detalhes sobre impermeabilização de telhados!

Comentários

Comments are closed.