Devido à falta de conhecimento, a qualificação da mão-de-obra na impermeabilização, por vezes, acaba sendo negligenciada. Ao contrário, ela é de suma importância e não pode ser deixada de lado.
O barato sai caro. Visando economia ou rapidez, o barato aqui pode ser a contratação de mão de obra na impermeabilização sem cuidado ou às pressas.
Contratar um conhecido do amigo ou o famoso “faz-tudo” pode ser um tiro no pé. E mais grave ainda, nas empresas, deve ser evitado o desvio de função.
Quando o assunto é mão de obra na impermeabilização, uma falha pode causar sérios problemas, comprometendo todo o projeto. Resultando em infiltração, vazamento, ameaça à vida, despesas desnecessárias e retrabalho.
O indispensável componente humano
Mesmo em tempos de avanços tecnológicos e inteligência artificial, o fator humano permanece indispensável à maioria das atividades.
Estudar, compreender técnicas, colocá-las em prática e dominar a execução são passos que exigem tempo. Na maioria das vezes, também demandam supervisão. Especialmente quando o trabalho pode comprometer a segurança.
No contexto da mão de obra na impermeabilização industrial, comercial ou residencial, o projeto e a aplicação dos produtos precisam ser impecáveis. Isso exige contratação criteriosa de quem vai fazer os serviços..
Mão de obra na impermeabilização: uma questão de excelência
De forma geral, o setor da construção civil já carrega o compromisso ético de colocar em mãos seguras todas as etapas de um trabalho com tão grande magnitude.
Arquitetos, engenheiros, técnicos e demais profissionais envolvidos em uma obra compartilham responsabilidades coletivas pela segurança de clientes e da comunidade onde atuam.
Um projeto de impermeabilização tem como propósito fundamental estabelecer uma barreira protetora eficiente para isolar superfícies e ambientes. Portanto, envolve, também, diversos aditivos químicos com os quais é necessário extremo cuidado.
Do amador ao profissional
Usar efetivamente e de maneira correta equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados é prática que parece básica. Mas, às vezes, é dispensada por amadores.
Além de evitar acidentes, os EPIs atuam na proteção da integridade física do trabalhador em caso de exposição direta a riscos não controlados (NR 6). O mau uso de EPIs pode refletir em acidentes e graves problemas trabalhistas.
Além desse cuidado primordial, destaca-se a importância do uso de ferramentas de trabalho adequadas e o conhecimento prévio sobre aditivos químicos.
Esses são diferenciais a serem observados na contratação de mão de obra na impermeabilização, já garantidos pelas empresas especializadas.
Mão de obra duvidosa é principal causa de problemas
Considerando a importância da mão de obra na impermeabilização, é fundamental seguir um planejamento específico. A ser conduzido por equipe especializada, da autoria do projeto à fase operacional.
Estima-se que, em casos de problemas ligados à impermeabilização, a deficiência da mão de obra representa 90% das causas contra 10% da qualidade dos materiais.
Portanto, aliar componente humano e qualidade do produto é a única garantia de um trabalho bem feito e com os resultados esperados.
A impermeabilização precisa ser impecável
Para que a impermeabilização seja impecável, não basta ler um manual e, pronto, o trabalho bem feito está garantido. Veja detalhes a serem observados:
- Mão de obra deve comprovar treinamento e experiência;
- Estudo preliminar do local com aprofundamento técnico.
- Atendimento às exigências normativas.
- Prevenção de falhas estruturais que evitem gastos imprevistos com manutenção e de intervenções que prejudicam a vida útil dos materiais;
- Protocolo para lidar com trincas e fissuras no processo.
- Cuidado com as embalagens;
- Uso correto dos produtos e da mistura deles;
- Umedecimento controlado ou secagem da superfície para aplicação;
- Tipo de estrutura onde serão aplicados os produtos;
- Qual é a solução impermeabilizante mais recomendada;
- Limpeza adequada das superfícies com retirada de partículas;
- Realização de testes para controlar o tempo de aplicação e demãos.
Benefícios de uma equipe especializada
Como vimos, dedicar atenção à importância da mão de obra na impermeabilização é vital. Pois a aplicação de um material impermeabilizante de qualidade é imprescindível. Mas não suficiente.
A contratação de uma equipe especializada afasta a possibilidade de acidentes com trabalhadores, assim como impactos ambientais e econômicos.
O alto grau de profissionalização do serviço garante, além de impermeabilização eficaz, proteção ao bolso e à saúde de todos.
Leia, agora, sobre como funciona a reforma de impermeabilização.