5 coisas que todo mundo precisa saber sobre impermeabilização

Muitos problemas em edificações são originados por falha ou falta de impermeabilização adequada. Não devemos subestimar que a água tem capacidade e força para promover grandes estragos em construções vulneráveis. Ou que não foram impermeabilizadas corretamente.

 

Não vale a pena economizar com impermeabilização! Afinal, ela é um método preventivo e, se realizada da maneira certa e com produto de qualidade, garante uma estrutura resistente e livre de infiltração.

 

Saiba, agora, 5 coisas que todo mundo precisa saber sobre impermeabilização

todo mundo precisa saber sobre impermeabilização

 

A impermeabilização faz parte das etapas da construção de um imóvel para garantir a integridade de suas estruturas e evitar umidade no seu interior. Mas pode e deve ser feita sempre que necessário. O objetivo é selar, bloquear e vedar materiais porosos e fendas de diversas partes da obra como paredes, lajes, muros e tetos.

 

Para que você compreenda um pouco mais sobre impermeabilização, fique atento aos 5 tópicos a seguir:

 

1. Deixar de impermeabilizar pode sair muito caro

todo mundo precisa saber sobre impermeabilização

 

Gasta-se muito mais quando a impermeabilização ocorre somente após a verificação de problemas de umidade e infiltrações. A impermeabilização corretiva costuma custar quatro vezes mais do que a preventiva.

 

Portanto, é sempre aconselhável impermeabilizar o imóvel no momento de sua construção, verificando todos os locais molháveis. E que mereçam esse cuidado preventivo como banheiro, área de serviços, cozinha, jardim, varanda, laje, piscina, etc.

 

2. Impermeabilização não é tudo igual

todo mundo precisa saber sobre impermeabilização

 

Um sistema de impermeabilização é formado pelas etapas de preparação da superfície, escolha de produtos adequados para a situação e proteção dos impermeabilizantes.

 

Desta forma, existem sistemas que duram mais tempo e outros que duram menos. Os principais sistemas de impermeabilização são conhecidos como:

 

  • Argamassa polimérica impermeabilizante
  • Aditivos hidrófugos
  • Aditivos cristalizantes
  • Vinil
  • Injeção Química
  • Resina Epóxi
  • Poliureia
  • Poliuretano (PU)
  • Manta líquida ou Emulsão acrílica
  • Piche
  • Emulsão asfáltica
  • Manta asfáltica
  • Solução 100% Silicone
  • Poliéster Flexível (Sistema Fibersals)

 

Para você saber tudo sobre eles, preparamos este guia completíssimo sobre os métodos de impermeabilização.

 

3. Não existe solução mágica

todo mundo precisa saber sobre impermeabilização

 

Não há sistema de impermeabilização que sirva para todas as situações. Por isso, os sistemas de impermeabilização são divididos entre rígidos e flexíveis.

 

A escolha do modelo mais adequado vai depender de alguns fatores, como a incidência de água, tendência à movimentação, exposição a intempéries e interface com outros métodos construtivos.

 

O Sistema Rígido utiliza produtos, como argamassa impermeável e polimérica, sendo indicado para subsolos, reservatórios de água enterrados, poços de elevador, baldrames e muros de arrimo pequenos. Atenção: não é recomendado para estruturas sujeitas à movimentação estrutural e térmica, já que pode causar fissuras e grandes deformações.

 

Já o Sistema Flexível é capaz de se alongar pela estrutura. Por isso é indicado para locais expostos a variações climáticas e sujeitos à movimentação, como terraços, varandas e lajes.

 

4. O barato quase sempre sai caro

todo mundo precisa saber sobre impermeabilização

 

De nada adianta fazer uma impermeabilização, se o produto utilizado não for de qualidade. Alguns produtos duram muito pouco, sendo necessário removê-lo em breve para aplicar um novo, gerando assim retrabalho e custo extra.

 

Outro cuidado crucial é contratar profissionais qualificados ao invés de pessoas sem experiência. Pensando em economizar, há quem peça para um pintor ou pedreiro aplicar produtos que prometem impermeabilização. Não caia nessa cilada. O ideal é confiar este tipo de trabalho a uma empresa séria, com experiência e bom conceito no mercado.

 

5. Para reformar, não é preciso quebrar tudo

todo mundo precisa saber sobre impermeabilização

 

Você sabia que com o Sistema Fibersals é possível reformar sem quebrar o piso? Exatamente!

O material 100% poliéster é aplicado diretamente sobre o piso existente sem grandes obras e sem quebrar nada. Gerando um novo piso já com acabamento, em uma camada de apenas 3-5 mm.

 

Além disso, o produto resiste aos raios UV e ao intemperismo, possui elongação, elasticidade e vida útil comprovada de mais de 30 anos com garantia contratual de 15 anos.

 

Entenda os detalhes sobre a impermeabilização da Fibersals!

Comentários

Comments are closed.