Serviço de impermeabilização x Produto impermeabilizante: há diferença!

Dentro do contexto da construção civil, é bastante comum que serviços em geral sejam executados de forma incorreta por profissionais e empresas que não estão devidamente habilitados ou que não tem a experiência necessária para executá-los.

E infelizmente, quando o assunto é serviço de impermeabilização, esses erros acontecem com frequência.

 

O velho jargão popular “o barato que sai caro” traduz de forma clara o que normalmente acontece: com o objetivo de reduzir custos com mão-de-obra – que na construção civil tradicional pode chegar a até 60% dos custos totais da obra – profissionais sem experiência são designados para executar serviços que não estão aptos para fazer.

O resultado final, quase sempre, é trabalho mal-feito e mais prejuízos.

 

 

Neste texto vamos entender a importância de um serviço de qualidade quando o assunto é execução de sistemas de impermeabilização, e como uma mão-de-obra qualificada pode fazer a diferença.

 

 

Cultura da falta de acompanhamento profissional

serviço de impermeabilização e produto impermeabilizante são diferentes

 

Dentro do universo da construção civil, existem alguns paradigmas antigos “cristalizados”, e que ainda nos dias de hoje ainda sofrem resistência para serem quebrados, especialmente entre os profissionais mais antigos e as pessoas leigas.

Coisas do tipo: “parede grossa é sinal de estrutura forte”, “piso cerâmico resolve problema de infiltração” e “não precisa estar no esquadro, a gente conserta com o reboco”.

 

Dentre várias inverdades, talvez uma das piores, e que acarreta na maior parte dos problemas futuros, é pensar que não é necessário investir em um bom projeto, e que contratar empresas e profissionais para serem responsáveis pelo planejamento, execução e fiscalização dos serviços na obra é apenas mais um custo desnecessário que pode facilmente ser cortado para economizar na obra.

Um levantamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Paraná, estimou que 85% das construções no Brasil são feitas sem o acompanhamento de um profissional.

 

 

Existem decisões que podem representar apenas dores de cabeça, descontentamento e prejuízos, como instalação mal-feita de revestimentos, paredes fora de esquadro e resultados estéticos desagradáveis.

Contudo, o grande problema é quando serviços mal-executados comprometem à segurança estrutural da edificação, como é o caso da impermeabilização.

 

Veja também:

 

 

A importância da impermeabilização

serviço de impermeabilização e produto impermeabilizante são diferentes

 

As estruturas de concreto armado, utilizadas na imensa maioria das edificações no país, não são impermeáveis.

 

O concreto, apesar de garantir a estanqueidade, possui poros por onde é possível haver percolação de água e, consequentemente, os tão conhecidos problemas de infiltração.

 

 

As falhas de impermeabilização das estruturas de concreto podem acarretar em problemas mais “simples” e que não apresentam maiores riscos estruturais, afetando, majoritariamente o aspecto visual da edificação como as manchas e descascamento na pintura, mofo, bolor, proliferação de matéria orgânica.

 

 

Contudo, há casos em que a umidade pode causar patologias mais sérias aos elementos estruturais.

Alguns exemplos são as eflorescências por lixiviação, carbonatação, desplacamento, e, em um pior cenário, exposição e corrosão das armaduras, que são as responsáveis por suportar os esforços solicitantes de flexão e torção em lajes, vigas e pilares.

 

 

Sabendo disso, é fundamental frisar que os sistemas de impermeabilização devem ser tratados com seriedade, e devem ser executados por profissionais e empresas especializados e experientes, utilizando-se de matéria-prima de qualidade e dentro dos procedimentos e práticas estabelecidos pelas normas técnicas.

 

 

Serviço de impermeabilização x Produto impermeabilizante: qual é a diferença?

serviço de impermeabilização e produto impermeabilizante são diferentes

 

Tendo em mente, portanto, que a instalação sistemas de impermeabilização nas estruturas das edificações é um assunto de extrema importância, o próximo passo é entender a diferença entre que é um produto utilizado para impermeabilização e qual é a importância de um serviço bem executado.

 

 

Existem no mercado diversos tipos de produtos que podem ser utilizados para impermeabilização, cada um tendo uma indicação de uso mais específica.

As mantas asfálticas, por exemplo, são largamente utilizadas em situações que são necessários sistemas flexíveis.

Existem também tecnologias de aditivos para argamassa, emulsões acrílicas, tintas, compostos químicos refinados, e também soluções caseiras do tipo “faça-você-mesmo”.

 

 

A grande questão que é necessária ser salientada é: até mesmo o melhor produto, o mais caro, da melhor marca, pode ter a sua eficiência, garantia e durabilidade severamente comprometidas quando executado de maneira incorreta.

 

 

Isto significa que a qualidade da mão-de-obra do serviço de impermeabilização é tanto quanto ou às vezes até mais importante do que a qualidade do produto que será instalado.

 

 

Quando se fala em garantia de sistemas de impermeabilização, a indústria é capaz de controlar a qualidade da matéria-prima utilizada, dos testes realizados em laboratório, do envase, armazenamento, transporte.

Contudo, ela não é capaz de fornecer a garantia sobre como este produto será aplicado.

 

 

Sempre procure profissionais e empresas especializados

serviço de impermeabilização e produto impermeabilizante são diferentes

 

A assistência de empresas qualificadas, idôneas, e experientes no mercado, assim como o acompanhamento de engenheiros competentes são essenciais para garantir que as estrutura estará protegida contra as infiltrações.

Procure não somente a garantia do produto, mas também a garantia sobre o serviço.

 

Veja ainda:

 

A garantia sobre o serviço de impermeabilização é o diferencial de um sistema bem executado e que vai ter durabilidade, de um sistema que pode apresentar falhas, gerar incômodo, necessidade de novas intervenções para reformas, além de, em último caso, representar riscos para a estabilidade estrutural da edificação.

 

 

Por fim, só é possível ter garantia de um serviço de impermeabilização quando ele é executado por empresas e profissionais competentes e especializados. Apesar de aparentemente parecerem uma solução “barata”, confiar este tipo de serviço para pedreiros inexperientes ou se utilizar dos produtos DIY representa um risco e uma alta probabilidade de mais um caso do “barato que saiu caro”.

Comentários

Comments are closed.