5 características de um bom piso para estacionamento

Antigamente, quando os carros não eram tão importantes no cotidiano das pessoas, qualquer lugar para estacioná-lo estava bom e suficiente. No entanto, nos dias atuais, o aumento progressivo da frota, a grande relevância e status sugeridos pela posse de um carro, provocaram transformações fazendo com que os espaços destinados às garagens deixassem de ser meros estacionamentos e passassem a ser atrativos e importantes na formação de opinião dos usuários. Por exemplo: uma garagem com vagas amplas em um shopping pode ser decisivo para a pessoa não ir a outro que tenha vagas apertadas.

 

O mesmo vale para a aquisição de um apartamento. Portanto, o tipo de piso para estacionamento, a iluminação, os revestimentos das paredes e o tamanho das vagas merecem atenção especial.

 

A seguir daremos destaque para um dos itens mais importantes e sujeito a manutenções, que é o piso da garagem.

 

Você verá abaixo 5 características a serem seguidas para se obter um bom piso para estacionamento:

 

Mas, antes, se você é síndico, precisa conferir o e-book “Desvende os segredos da garagem do condomínio“:

baixe o e-book gratuito sobre garagem do condomínio

 

Agora, confira as características de um bom piso para estacionamento:

 

1. Escolha da empresa

piso para estacionamento profissionais

 

Escolha empresas idôneas, que contem com mão de obra especializada e que sejam rigorosas no cumprimento de todas as etapas e processos pertinentes.

 

A maior patologia que pode ocorrer em um piso industrial é a fissuração do concreto causada pelo descumprimento de etapas, principalmente no que diz respeito aos tempos de cura.

Solicite referências e vá atrás para conhecer os serviços prestados. Veja:

 

2. Tipo de acabamento

piso para estacionamento acabamento

 

De acordo com a área de execução do piso de garagem, para áreas cobertas o acabamento polido da superfície é o mais indicado. Já para áreas descobertas, acabamentos mais porosos ou vassourados são fundamentais para o aumento da aderência em dias chuvosos.

O acabamento polido proporciona aspecto mais moderno e com fácil manutenção.

 

Para os dois tipos de acabamento é interessante aplicar endurecedores de superfície, que proporcionam excelente aparência e resistência da camada superficial.

Devem ainda, nos dois casos, haver o emprego de juntas de dilatação com material flexível que permita ao concreto se dilatar e contrair de maneira livre.

 

3. Dimensionamento do piso

piso para estacionamento dimensionamento

 

A intensidade do tráfego e a sobrecarga submetida no piso são decisivos para o estabelecimento das características construtivas a serem adotadas.

 

A resistência do concreto só poderá ser calculada por profissional habilitado para tal.

Nos casos em que isso não for considerado, os problemas serão muito maiores ocorrendo a quebra, rompimento e esfarelamento do concreto.

 

4. Impermeabilização

piso para estacionamento impermeabilização fibersals
Sistema Fibersals aplicado em piso de estacionamento

 

Para garagens situadas na parte externa, que tenham outra garagem no piso inferior, onde haja infiltrações, pode ser aplicado um sistema de impermeabilização de alto desempenho.

 

O Sistema desenvolvido pela Fibersals, com 15 anos de garantia, aplicado sem quebras e que sobretudo, permite em seu acabamento superficial a aplicação de uma grande variedade de desenhos, em uma enorme gama de cores, por exemplo: vagas em azul, demarcação em amarelo e corredores em cinza.

Além disso, há a possibilidade de aplicação de acabamento antiderrapante, garantindo maior segurança aos usuários.

Veja fotos de obras com a impermeabilização Fibersals em estacionamentos.

 

Faça um orçamento gratuito de impermeabilização de estacionamento


 

5. Escoamento de água

piso para estacionamento nivelamento

 

Um ponto de atenção especial abrange os caimentos do piso.

 

Para haver maior durabilidade e facilidade de manutenção, a água da chuva ou proveniente de limpezas periódicas deve fundamentalmente escoar para ralos ou grelhas de captação estrategicamente instaladas. Dessa forma, evitam-se os empoçamentos indesejados.

 

 

Essas são apenas algumas das características que envolvem o tema. A consulta a um profissional especializado trará muitas outras informações úteis.

 

Agora, se você quiser planejar o seu piso de estacionamento, coloque em prática nossas dicas e nos conte como foi!

Comentários

Comments are closed.