O que reformar primeiro em um apartamento?

As motivações para iniciar uma reforma em seu apartamento podem vir de diversas necessidades. Entre a concepção da idéia e o início da reforma existe uma etapa super importante, que é o planejamento, é nessa etapa que vem a principal dúvida: Por onde começar? O que reformar primeiro?

Vamos te ajudar a estabelecer as prioridades da sua obra para que seu planejamento não te deixe na mão!

 

Planejamento vem antes da reforma

o que reformar primeiro em um apartamento

 

Diante de um cenário econômico tão negativo, todo mundo quer gastar o mínimo possível para obter o melhor resultado, certo?

Não! Está errado! Essa matemática não dá certo.

 

Aceite que para ter bons resultados, não adianta economizar, mas sim ter a racionalidade necessária para não escapar do que foi planejado.

Fuja do famoso “já que”:

“…já que vou trocar uma janela, trocarei todas…” e etc.

 

O planejamento deve conter todas as ações pertinentes à reforma.

Para um resultado melhor você pode contar com um profissional especializado, que além de te ajudar com a organização das etapas, poderá ampliar esse planejamento para o âmbito financeiro estimando o gasto com materiais e mão de obra ao longo de todo o processo, assim, é possível enxergar a obra do início ao fim.

O resultado é que você poderá prever os gastos e aumentar ou diminuir a sua lista de desejos.

Veja também:

 

O que reformar primeiro em um apartamento?

o que reformar primeiro em um apartamento

 

Você não precisa entender de obra para saber o que precisa ser reformado.

Faça sua lista da maneira mais minuciosa possível. Nesse momento não é preciso se preocupar com a ordem em que cada etapa deverá ocorrer. Simplesmente registre suas vontades, tal qual uma tempestade de ideias.

 

Para continuar agora é a hora de tentar organizar em ordem de execução:

 

Paredes

o que reformar primeiro em um apartamento

 

Imagine que a obra deve acontecer de dentro para fora das paredes e nos casos em que ainda não existam, devem elas ser as primeiras a receber atenção.

Por exemplo: demolir parcialmente uma parede para ter uma cozinha americana ou construir uma parede nova para dividir um grande banheiro em dois.

Essa é a etapa mais “suja”, com geração de barulho e resíduos.

 

Vale a pena conferir:

 

Infraestrutura

o que reformar primeiro em um apartamento

 

Paredes prontas, chegou a hora de tudo o que for infraestrutura: encanamentos, rede elétrica, rede de dados e telefonia, enfim, tudo o que fica instalado dentro da parede.

Lembre-se de aproveitar essa ocasião para aumentar o número de tomadas e remanejar interruptores, e, como você contratou um excelente eletricista, ele não se esquecerá de verificar se os fios e disjuntores existentes tem capacidade para esse aumento.

 

Acabamentos

o que reformar primeiro em um apartamento

 

Finalmente liste agora todos os acabamentos que serão aplicados. Cada ambiente tem sua particularidade. Detalhe os revestimentos de acordo com cada um deles.

A ordem é teto, piso e paredes. Não se esqueça dos acabamentos de elétrica e instalação de metais.

 

Não esqueça:

o que reformar primeiro em um apartamento

 

Dentro dos pontos de atenção existe um super importante, e que está diretamente ligado à saúde dos moradores: são as infiltrações, por isso, devem ser priorizadas na sua reforma.

 

E atenção! Não adianta nada simplesmente limpar e pintar por cima. A causa da infiltração deve ser detectada e tratada para não voltar a acontecer.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Pensando em reforma de apartamento? Papel e caneta na mão! Coloque em prática nossas dicas. Você terá um excelente resultado, e se precisar de ajuda com as infiltrações conte com as soluções da Fibersals.

Comentários

Comments are closed.