Parede com infiltração: como decorar

Qualquer tipo de infiltração em uma edificação traz diversos incômodos, por isso, é fundamental repará-la brevemente e, enquanto isso não ocorre, uma parede com infiltração pode ser decorada de modo a esconder suas manchas.

 

Antes vamos entender o que causa infiltrações em paredes.

 

As infiltrações em paredes podem acontecer por diversos motivos e os principais são:

 

parede com infiltração como decorar causa

 

 

  • Transbordamento de caixas d’água: habitualmente ocasionado por problemas na torneira de bóia que, ao não fechar, continua permitindo a entrada de água que transborda e escorre pelas paredes.

 

  • Infiltração por percolação: falhas nas fundações e alvenarias de embasamento permitem que a umidade do solo suba por pressão negativa pelas paredes da edificação, formando uma mancha de umidade que não passa de 50 cm de altura, mas que atinge praticamente toda a extensão da parede atingida.

 

  • Problemas em rufos e telhados: deslocamento de telhas e ausência de rufos permitem que a água proveniente da chuva atinja o interior da edificação. Eventualmente essa água escorre do alto pelas paredes.

 

 

Qualquer uma dessas possibilidades deve ser reparada rapidamente; negligenciar a correção coloca em risco não só a construção, mas sobretudo a saúde de quem a ocupa.

No caso da construção os riscos referem-se à deterioração promovida pelo contato dos materiais com a água. Evidentemente esse processo possui evolução lenta mas, devemos entender que quanto maior exposição ocorrer, maior a extensão do dano. Veja como resolver neste post:

 

Já a saúde dos ocupantes fica exposta a fungos que provocam desde alergias até problemas respiratórios. Entenda:

 

Ainda assim, se for necessário retardar um pouco esse reparo existem algumas formas de esconder as infiltrações.

 

Parede com infiltração, como decorar?

A primeira coisa a se fazer quando se percebe uma infiltração é afastar dela tudo aquilo que você gosta! Os móveis mais pesados, que são mais difíceis de serem movimentados, devem ser afastados da parede – algo em torno de 20 cm bastam.

parede com infiltração como decorar móveis

 

Veja abaixo mais alternativas possíveis:

 

  •       Caso haja iluminação direta direcionada para a parede afetada, redirecione todos os spots. A luz evidencia todas as imperfeições.

parede com infiltração como decorar spot

 

  •       Se para disfarçá-la, optar por instalar quadros, dê preferência aos modelos baratos, que ao estragarem não trarão prejuízo significativo.

parede com infiltração como decorar com quadros e posters

 

  •       Se preferir revestir a parede fique atento ao seguinte: papéis de parede são caros e serão contaminados pela infiltração rapidamente. Os adesivos vinílicos foscos, daqueles utilizados em envelopamento de carros, possuem alta resistência, ainda que também sejam caros.

parede com infiltração como decorar papel de parede

 

  •       Se forem de madeira, é recomendável que antes de serem atingidos pela umidade, os rodapés sejam retirados da área afetada, para posterior reinstalação após reparação da parede.

parede com infiltração como decorar rodapé

 

  •       É importante esclarecer que, mesmo escondendo a infiltração, uma de suas principais características, o mau cheiro, continuará a existir. Para atenuá-lo utilize produtos antimofo que retenham a umidade.

parede com infiltração como decorar

 

Portanto, se infiltrou, não deixe de consertar!

 

Agora que já recebeu nossas dicas, coloque-as em prática para manter o ambiente em condições de ser ocupado com prazer e boa estética!

Comentários

Comments are closed.