As motivações para iniciar uma reforma em seu apartamento podem vir de diversas necessidades. Entre a concepção da idéia e o início da reforma existe uma etapa super importante, que é o planejamento, é nessa etapa que vem a principal dúvida: Por onde começar? O que reformar primeiro?
Vamos te ajudar a estabelecer as prioridades da sua obra para que seu planejamento não te deixe na mão!
Planejamento vem antes da reforma
Diante de um cenário econômico tão negativo, todo mundo quer gastar o mínimo possível para obter o melhor resultado, certo?
Não! Está errado! Essa matemática não dá certo.
Aceite que para ter bons resultados, não adianta economizar, mas sim ter a racionalidade necessária para não escapar do que foi planejado.
Fuja do famoso “já que”:
“…já que vou trocar uma janela, trocarei todas…” e etc.
O planejamento deve conter todas as ações pertinentes à reforma.
Para um resultado melhor você pode contar com um profissional especializado, que além de te ajudar com a organização das etapas, poderá ampliar esse planejamento para o âmbito financeiro estimando o gasto com materiais e mão de obra ao longo de todo o processo, assim, é possível enxergar a obra do início ao fim.
O resultado é que você poderá prever os gastos e aumentar ou diminuir a sua lista de desejos.
Veja também:
O que reformar primeiro em um apartamento?
Você não precisa entender de obra para saber o que precisa ser reformado.
Faça sua lista da maneira mais minuciosa possível. Nesse momento não é preciso se preocupar com a ordem em que cada etapa deverá ocorrer. Simplesmente registre suas vontades, tal qual uma tempestade de ideias.
Para continuar agora é a hora de tentar organizar em ordem de execução:
Paredes
Imagine que a obra deve acontecer de dentro para fora das paredes e nos casos em que ainda não existam, devem elas ser as primeiras a receber atenção.
Por exemplo: demolir parcialmente uma parede para ter uma cozinha americana ou construir uma parede nova para dividir um grande banheiro em dois.
Essa é a etapa mais “suja”, com geração de barulho e resíduos.
Vale a pena conferir:
- Tudo que você queria saber sobre horário de obras em condomínio
- Guia para contratação de caçambas em condomínios
Infraestrutura
Paredes prontas, chegou a hora de tudo o que for infraestrutura: encanamentos, rede elétrica, rede de dados e telefonia, enfim, tudo o que fica instalado dentro da parede.
Lembre-se de aproveitar essa ocasião para aumentar o número de tomadas e remanejar interruptores, e, como você contratou um excelente eletricista, ele não se esquecerá de verificar se os fios e disjuntores existentes tem capacidade para esse aumento.
Acabamentos
Finalmente liste agora todos os acabamentos que serão aplicados. Cada ambiente tem sua particularidade. Detalhe os revestimentos de acordo com cada um deles.
A ordem é teto, piso e paredes. Não se esqueça dos acabamentos de elétrica e instalação de metais.
Não esqueça:
Dentro dos pontos de atenção existe um super importante, e que está diretamente ligado à saúde dos moradores: são as infiltrações, por isso, devem ser priorizadas na sua reforma.
E atenção! Não adianta nada simplesmente limpar e pintar por cima. A causa da infiltração deve ser detectada e tratada para não voltar a acontecer.
Leia mais sobre o assunto: