A infiltração no teto infelizmente é um problema recorrente em várias construções no país.
O aspecto visual de um teto com problemas de infiltração é bastante negativo, deixando o ambiente com a sensação de descuido, pinturas descascando, manchas de bolor, e além de comprometer a valorização do imóvel pode também representar riscos à saúde estrutural da edificação.
Os motivos para a ocorrência de infiltrações no teto são variados, e a primeira providência a ser tomada é descobrir onde está a falha e corrigi-la o quanto o antes.
De nada vai adiantar reparar o reboco, forro ou pintura se o ponto de infiltração não for devidamente corrigido. Caso contrário, os problemas vão continuar acontecendo, e todo o esforço terá sido em vão.
Nesse post vamos explorar um pouco mais sobre as causas da infiltração no teto, suas consequências, e algumas medidas que podem ser tomadas para resolver definitivamente o problema.
Identificando de onde vem a infiltração no teto
Telhado
Problemas na cobertura são os principais motivos de infiltração no teto.
Como é o telhado que recebe a água da chuva diretamente, é natural que a água consiga furar essa barreira quando existem falhas.
Com o tempo, acontece o desgaste natural e as telhas podem ficar ressecadas, quebradiças, e pontos de gotejamento aparecem.
Essa água que atravessa a cobertura pode se acumular na laje, que muito provavelmente não foi impermeabilizada – como essa laje não vai estar exposta diretamente, normalmente não é feita impermeabilização.
Dessa forma, a primeira medida a ser tomada é checar a cobertura.
Em certos casos, é possível fazer reparos pontuais, trocar as telhas quebradas ou ainda usar algum tipo de vedação no caso de telhas de fibrocimento.
Já dependendo do estado, pode ser necessário refazer todo o telhado, para resolver o problema de forma definitiva e evitando retrabalhos e intervenções constantes.
Felizmente, agora está disponível no mercado nacional uma solução inovadora, em 100% Silicone, que pode ser aplicada sobre praticamente qualquer superfície, sem necessidade de remover os sistemas antigos de impermeabilização.
Além disso, se a estrutura do telhado ainda está forte, não há necessidade de refazer todo o telhado – é possível repara-lo.
Impermeabilização de telhados com 100% Silicone
Uma das maiores preocupações das pessoas que estão sofrendo com a infiltração na cobertura é a necessidade de grandes obras de reparo.
Como normalmente os problemas só ficam expostos durante o período das chuvas, os usuários se preocupam com o fato de fazer as obras de remoção e reinstalação do telhado, e durante esse tempo de obras, os prejuízos no interior da construção serem ainda maiores.
Além disso, a dificuldade de encontrar mão-de-obra profissional para executar os serviços de maneira rápida, materiais de qualidade, a dificuldade de acesso, falta de garantia da maioria dos fornecedores, todos esses são fatores que preocupam.
Solução para grandes telhados
Nesse sentido, a Solução 100% Silicone é uma excelente opção para impermeabilização de grandes telhados, já que permite restaurar ao invés de refazer.
Não é necessário quebrar a estrutura existente
É muito comum, ao fazer orçamentos para reparo de telhados, que a própria retirada da estrutura e materiais do telhado e o descarte desse entulho em locais credenciados fiquem bastante onerosos, podendo inclusive ultrapassar os custos de um novo telhado.
A Solução 100% Silicone pode ser aplicada diretamente sobre telhados com mantas aluminizadas, revestimentos acrílicos, entre outros.
Isso resulta em obras mais rápidas, sem entulho e sem dores de cabeça.
Não causa sobrepeso
Ao refazer qualquer sistema de impermeabilização em coberturas, é muito importante levar em consideração o sobrepeso que isso pode causar na estrutura.
Com a Solução 100% Silicone, isso não é uma preocupação, já que é uma solução extremamente leve, adicionando menos de 1kg/m².
Proteção UV e conforto térmico
Não é uma prática muita comum no Brasil se preocupar com isolamento térmico, e uma grande consequência negativa dessa cultura é a dificuldade de controlar a temperatura no ambiente interno das construções.
Nesse sentido, os gastos com ar condicionado ficam ainda maiores.
Quando a Solução 100% Silicone (na cor branca) é aplicado como sistema de impermeabilização de telhado pode haver uma redução de até 35% nos custos com refrigeração (quando comparado com um telhado preto comum).
Isso ocorre não só porque a cor branca é um refletor natural de luz (fato que, sozinho, não explicaria tamanha redução), mas porque a composição química da Solução em Silicone também ajuda a manter o isolamento térmico.
Sistema sem emendas
Sabemos que as emendas e juntas são pontos críticos nas estruturas.
Onde há movimentação, seja por dilatação e contração, vibrações externas ou recalques de fundação, a probabilidade de ocorrer trincas e fissuras é maior, e se o sistema de impermeabilização não é capaz de acompanhar essas movimentações ou ainda ele mesmo é feito com emendas, surgem as falhas e elas são porta de entrada para infiltração.
Uma das grandes vantagens da impermeabilização de telhados com a Solução 100% Silicone é justamente ele ser um sistema líquido que é aplicado sem emendas.
Alta flexibilidade
Ainda no tema movimentações, é preciso entender que as falhas podem ocorrer não só nas emendas, mas em qualquer parte dos sistemas tradicionais de impermeabilização.
Por isso, é extremamente importante que a impermeabilização tenha a flexibilidade para acompanhar adequadamente qualquer tipo de movimentação das estruturas, sem comprometer a proteção contra infiltrações.
O silicone utilizado nesta Solução é capaz de se expandir sem perder suas propriedades e características de proteção das estruturas.
Resistência à lâmina d’água
Os telhados e calhas devem ser projetados e executados com caimentos determinados para garantir a drenagem da água da chuva.
Contudo, é possível que aconteçam falhas de execução e a água fique empoçada em determinados pontos por um certo período de tempo. Esse empoçamento é chamada de lâmina d’água.
Alguns sistemas tradicionais de impermeabilização não são capazes de resistir às lâminas d’água, comprometendo o sistema de impermeabilização.
O silicone utilizado neste método de impermeabilização é capaz de resistir a formação de lâminas d’água sem perder as suas propriedades.
Reparos pontuais
Outra vantagem de se usar a Solução 100% Silicone como proteção do telhado é possibilidade de fazer reparos pontuais.
Caso seja feita alguma perfuração acidental em um ponto específico, o silicone pode ser reaplicado naquela região específica.
A Fibersals é a empresa pioneira no serviço de impermeabilização com silicone no Brasil, oferecendo 15 anos de garantia. Saiba tudo sobre esta solução aqui.
Veja também:
Calhas e rufos
Os rufos são as proteções laterais nos encontros da cobertura com as paredes, e tem a função de evitar infiltrações.
E as calhas são os canais que captam a água da chuva do telhado.
Tanto a calha quanto o rufo tem um papel fundamental para garantir que não haja infiltrações no sistema de cobertura.
Porém, pode acontecer desgaste natural, falhas devido a fenômenos naturais, acúmulo de sujeira, e tantos outros motivos que comprometem esses dois elementos.
É preciso estar sempre atento para falhas nas calhas e rufos pois, normalmente, os resultados negativos tendem a ser mais intensos.
O rufo, por exemplo, por se tratar de uma barreira física primária, quando está com defeito permite que a água consiga infiltrar em bastante quantidade, e essa água acumulada na laje pode trazer sérios riscos.
Em diversas ocasiões é possível identificar casos de “cachoeiras” de água descendo pelos pontos de elétrica, ou ainda o desprendimento total dos forros de gesso que não suportaram o peso da água.
Veja também:
- Tudo sobre impermeabilização de calhas de alvenaria
- Manutenção das calhas do condomínio: 4 dicas para deixar tudo em dia
Lajes
Em certos casos, não há um sistema convencional de cobertura com telhas e calhas, e a laje fica exposta, como em terraços e coberturas de edifícios, por exemplo.
Nestes casos, a laje deve ter um sistema de impermeabilização para garantir estanqueidade e evitar que a água possa percolar e causar problemas de infiltração.
Existem no mercado diversas opções disponíveis.
Porém, um dos maiores problemas dos sistemas de impermeabilização de lajes é a sua durabilidade.
Eventualmente, a impermeabilização começa a apresentar falhas e precisa de manutenção – que normalmente não é feita.
A baixa durabilidade na maioria dos casos é explicada por uso de produtos de baixa qualidade, e aplicação realizada por mão-de-obra não especializada, o que compromete os sistemas e faz com que as infiltrações voltem a ocorrer.
Para que você entenda quais são as opções disponíveis no mercado, veja:
Solução em Silicone ou Sistema Fibersals em Poliéster Flexível como solução de impermeabilização de lajes? Como escolher?
Existem duas soluções modernas para a impermeabilização de lajes, que podem ser aplicadas sem quebrar nada.
A Solução em Silicone pode ser usada para proteção de lajes contra a infiltração.
Porém, é recomendado que ela seja aplicada nas lajes onde não há tráfego de pessoas e veículos como, por exemplo, lajes de cobertura e marquises, desde que nestes locais não haja a necessidade de acabamento personalizado.
A impermeabilização feita com a Solução 100% Silicone nas lajes é uma excelente solução quando se procura uma solução rápida e definitiva e que não seja necessárias grandes obras para retirada e descarte do sistema anterior.
Quando a laje tem trânsito de pessoas, como os terraços, ou de carros como os estacionamentos, ou então se faz necessário acabamento personalizado, o Sistema Fibersals em Poliéster Flexível é indicado, pois oferece resistência mecânica.
Da mesma forma que a Solução em Silicone, o Sistema de impermeabilização em Poliéster Flexível pode ser aplicado sobre os revestimentos já existentes, não adiciona sobrepeso, não gera grandes quantidades de entulho, e o tráfego pode ser liberado rapidamente.
Além disso, o próprio Sistema em Poliéster Flexível pode ser aplicado com diversas texturas e ele próprio já é o acabamento, não sendo necessário um novo piso sobre ele.
Ainda tem dúvidas? Veja um comparativo entre os dois sistemas:
Resolvendo os problemas com infiltração no teto
Como vimos, o primeiro passo foi identificar a causa do problema.
No caso de falhas na cobertura, os reparos internos devem ser feitos apenas depois de resolvidos os problemas com as telhas, calhas, rufos, e demais elementos do telhado.
Um dica importante é não deixar que os problemas se intensifiquem para buscar a ajuda profissional.
A manutenção periódica do seu telhado ajuda a evitar maiores dores de cabeça no futuro.
Durante o período das chuvas, os problemas de infiltração se tornam mais visíveis e é justamente o período mais complicado de para fazer qualquer tipo de intervenção no sistema de cobertura.
Portanto, se antecipe aos problemas, para poder resolvê-los antes que eles tomem proporções maiores.
Uma vez resolvidos os pontos de infiltração, chega o momento da intervenção interna
Essa parte é mais simples, e dessa vez, definitiva. Recomenda-se retirar todas a parte afetada com manchas, bolor, descascamento, e refazer o revestimento novamente, desde o reboco até a pintura.
Existem no mercado alguns aditivos impermeabilizantes que podem ser utilizados.
No caso das lajes de cobertura com problemas de infiltração, existem soluções definitivas para o problema.
A Fibersals oferece soluções para lajes de cobertura com ou sem trânsito, sem a necessidade de quebrar nada.
Para lajes sem trânsito, indicamos a Solução 100% Silicone, uma novidade no mercado nacional, oferecida pioneiramente pela Fibersals.
Já para lajes com trânsito de pedestres ou mesmo tráfego de veículos, a solução mais indicada é o Sistema de Poliéster Flexível, que conta com diversas opções de acabamento.
Em ambos os sistemas, que contam com 15 anos de garantia, a aplicação é rápida e feita por equipe especializada.
Eles não adicionam sobrepeso na estrutura e podem ser aplicados sobre as estruturas existentes.