Economia e sustentabilidade. Dois assuntos que estão na pauta de todos os empresários, principalmente nestes tempos de crise econômica e energética. A preocupação com novas formas de captação e geração de energia sustentável tem resultado em um incremento nos investimentos em produção de energia solar para indústria.
O interesse em como captar energia solar só tem crescido e com ele, surgem algumas dúvidas.
Vamos esclarecê-las.
Energia solar: Como a indústria pode economizar?
Uma das despesas mensais mais altas nas empresas em geral é relativa à energia elétrica.
Este motivo somado à preocupação com a sustentabilidade e melhoria do meio ambiente têm levado muitas empresas a buscar formas de gerar energia própria para consumo.
Uma das opções que mais tem alcançado adeptos é a geração de energia solar, por meio da instalação de painéis de captação de energia solar fotovoltaica.
A economia proporcionada impacta diretamente no bolso. Já que há uma queda na conta de luz devido ao consumo da energia própria.
Existe ainda, a possibilidade, de acordo com a concessionária de fornecimento de energia elétrica local, para que haja uma compensação.
Neste caso, a energia excedente que é gerada pelo sistema solar é vendida à concessionária.
E quando a produção própria não consegue atender a demanda, é possível recorrer ao sistema de distribuição local, como um sistema de troca.
Outra vantagem proporcionada pela geração de energia solar é a segurança.
Uma indústria não pode ser refém de panes no sistema elétrico convencional, nem da falta de energia para a produção.
Algo que as empresas estão constantemente sujeitas e que provoca fortes impactos na produtividade.
Leia também:
Como captar energia solar?
A instalação de um sistema de captação de energia solar depende de um projeto bem elaborado e de viabilidade financeira para ser executado.
Além, é claro, da instalação de equipamentos e adequação da estrutura que receberá os painéis de captação.
Leia:
Existem vários programas de incentivos para quem quer investir na geração de energia renovável.
E a parceria com uma consultoria especializada é a melhor maneira de viabilizar financeiramente o projeto.
Um exemplo é o programa Fundo Clima, apoiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), que permite o financiamento de 80% dos itens e equipamentos elencados pelo Fundo, a uma taxa de 4,03% ao ano, para rendas de até 90 milhões de reais.
É mais uma forma de incentivo ao investimento em sustentabilidade, permitindo a aquisição de sistemas de geração e cogeração de energia solar, através de operações de crédito a serem realizadas através de bancos públicos.
Como tirar o projeto de energia solar para indústria do papel?
Com a obtenção de uma linha de crédito como esta, é possível tirar o projeto do papel e passar para a compra de equipamentos e adequação da estrutura física para a instalação do sistema.
Vale reforçar que uma estrutura adequada colabora para o melhor funcionamento de todo o sistema.
É o caso, por exemplo, da impermeabilização da laje onde serão instalados os painéis solares.
Saiba mais:
A aplicação de um sistema de impermeabilização, como a Solução 100% Silicone aplicado pela Fibersals, além de garantir a proteção da estrutura de forma moderna e segura, apresenta alto índice de refletância solar, o que colabora com a captação da luz solar feita pelos painéis solares.
A geração de energia renovável é uma realidade e deve ser implementada ao máximo, visando economia não só nos custos das empresas, como dos recursos naturais.
Se você é empresário, procure estudar o assunto e elaborar um projeto de renovação de energia em sua empresa.
Certamente, os retornos financeiros serão percebidos no médio e longo prazos.